Disney’s Robin Hood

Durante muito tempo eu quis ver o “Robin Hood” da Disney.

Na verdade, eu sou fã de longas animados. Principalmente os da Disney. Quando criança vi alguns no cinema, como “A Bela Adormecida”, “Cinderela” e pelo menos um do Mickey. Antes do vídeo-cassete, a Disney costumava reprisar cada filme seu de 7 em 7 anos.

Mas não tinha visto “Robin Hood”. E morria de vontade de assistir; convenhamos que para um menino de seus 8 anos Robin Hood, aventureiro, rebelde, é muito mais interessante que Aurora dançando com passarinhos.

Só consegui ver agora. E que decepção.

O filme, de 73, é ruim de doer. É nitidamente inferior aos grandes filmes da Disney, quando ainda supervisionados por Walt. Para começar, resolveram dar uma atmosfera country, com aquela música horrível de jeca em vez daquelas canções típicas da Broadway (e que nos bons tempos tinham versões de João de Barro no Brasil). A animação é ruim. Há vários elementos típicos dos desenhos da Hanna-Barbera e de DePattie e Freleng (que funcionam na TV, mas não no cinema). É o primeiro exemplo de animais fazendo o papel de humanos de toda a história da Disney; não entenderam a lição do velho Walt: a de que bichos podem falar, mas devem ser sempre bichos. E é típico dos anos 70 — cá para nós, uma decadazinha em que a mediocridade abundou.

Naquela época a Disney ainda não tinha se recuperado da morte de Walt. Demoraria até o início dos anos 90 para eles voltarem a fazer algo que prestasse.

2 thoughts on “Disney’s Robin Hood

  1. É o meu preferido da Disney! <3
    Não devia ser tão duro com si mesmo, eu pessoalmente considero esse estar no Top 10 dos melhores da Disney.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *