Os donos do futuro

Há umas duas semanas, perto do Centro Cultural Banco do Brasil, no centro de São Paulo, um evangélico pregava em um cruzamento daqueles calçadões.

Usava um terno barato e tinha uma barba preta e comprida. Gritava, vociferava, batia com força e raiva em sua Bíblia. Acenava com os martírios do inferno a todos aqueles que se recusavam a ver a Salvação.

É uma imagem muito semelhante aos primeiros cristãos. Gente que em uma época de absoluta tolerância religiosa assumia uma postura sectária e, como diria Gibbon, até amarga em relação ao mundo.

Paradoxalmente era essa a sua força. Ao seu zelo, juntavam a noção de imortalidade da alma, que não era exatamente corriqueira em Roma (e a bem da verdade não era sequer entre os antigos judeus; procure algo sobre isso no Gênesis, para ver se acham). Os romanos não se comportariam daquele jeito deliciosamente depravado se achassem que havia uma vida após morte. Foi Tolstói ou Dostoiévski quem disse que “sem Deus, tudo é permitido”?

E a isso aquele povo esquisito juntava aquele jeito maluco de se comportar, aquele zelo em se manter puro em sua fé e em rejeitar aquelas manifestações pagãs que, naturalmente, eram as mais puras expressões do mal. Se os romanos cumpriam seus ritos e sacrifícios com o desdém com que a maior parte das pessoas hoje segue uma procissão, ou acompanha uma solenidade oficial, os cristãos viam naquilo uma perfeita manifestação de Satanás. E fizeram disso sua força.

Da próxima vez que alguém vir um chato pregando e vomitando ódio com palavras divinas, é melhor ficar quieto. Provavelmente, o futuro é deles.

3 thoughts on “Os donos do futuro

  1. Se o futuro é deles, o futuro é tenebroso… Como não poderia deixar de ser. Quanto a quem disse que “sem Deus, tudo é permitido”, achei isso com uma cara do meu ídolo anticristão Nietzsche… 😉 (só pra dar uma de fodona. no fundo não sei nada de coisa nenhuma sobre isso.)

  2. Tudo muito relativo… É preciso saber até que ponto o tal “pregador” tem noção daquilo que está a pregar!!! Tem muita “vaquinha de presépio” nessa parada!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *