"Ensina-me a viver"

Cinco da manhã e eis-me em pé, terminando de assistir a “Ensina-me a Viver“.

Eu tinha dúvidas se incluía o filme entre a minha lista de 100 melhores filmes. Revê-lo me fez ter duas certezas: não, ele não está entre os que eu considero os 100 melhores, mas é certamente uns dos 10 que mais gosto.

O filme conta a história de Harold, um garoto mórbido fascinado pela morte — ou melhor, pela idéia de fim –, e seu encontro com Maude, uma velhinha às vésperas de completar 80 anos, que adora a vida. O filme inteiro é sobre como Maude ensina Harold a amar a vida, um amor verdadeiro, gratuito e plenamente consciente de sua transitoriedade. Um aprendizado torto; é curioso que o que atrai Harold em Maude é o fato de que ela também é algo próximo do fim.

“Ensina-me a Viver” é, principalmente, uma celebração da vida, por mais heterodoxa que ela possa ser.

Ideologicamente é um filme típico do início da década de 70, herdeira direta do flower power. Ou seja: apresenta ao mundo, até com certa ingenuidade, uma ética ingênua e idealista, em choque direto com o establishment — que em várias cenas é representado por Nixon, por Freud e pelo papa.

Há algumas cenas antológicas: aquela em que o padre quase vomita imaginando uma relação sexual entre entre Harold e Maude; quando Harold mostra o absurdo da guerra; e as cenas de suicídio de Harold em contraste com a indiferença de sua mãe, já acostumada à “excentricidade” do filho.

O filme não entra na lista de 100 melhores porque algumas seqüências, principalmente no final, são mal resolvidas. Às vezes é difícil crer nos personagens, de tão absurdos que podem parecer. Mas se você desarma o coração, este se torna um filme absurdamente fantástico.

64 thoughts on “"Ensina-me a viver"

  1. Nuca vi esse filme, mas ouço falar muito. Só que no meio tu escreveu ensina-me a querer.

  2. Corrigido, Mlle. D’Aiglemont. “Ensina-me a Querer” é outro filme, se não me engano com Michael Caine e Sally Field. 🙂

  3. Olá, o filme Ensina-me a viver é o meu favorito, o número 1. Você saberia me informar como eu poderia adquirir, no Brasil, esta película? Abraços!

  4. Olá, o filme Ensina-me a viver é o meu favorito, o número 1. Você saberia me informar como eu poderia adquirir, no Brasil, esta relíquia? Abraços!

  5. Há anos procuro o filme, seja em VHS ou DVD para comprar, o filme é inesquecível. Poderia me informar onde encontrá-lo para compra ?
    Grata.

  6. Realmente esse é um filme que ensina muito para kem tem cencibilidade de tentar aprender olhar a vida e a morte com outros olhos, pena ke na Bobagens televisivas ke se vive nos dias de hoje não exista mais espaço p/ filmes que abrem a mente das pessoas.Como é o caso desse filme…

  7. É um filme que será sempre atual, retrata a busca da humanidade por valores que façam a vida valer a pena, Harold encontra as respostas no nada convencional amor por uma senhora de 80 anos. Filme sensacional ,com uma história simples mas extremamente humana, sem contar na trilha sonora com rock clássico da decada de 60 e 70.Estou procurando que banda é, se alguem souber por favor me diga. Pra quem nao viu vale a pena ver este filme que deixa os atuais lançamentos de filmes comerciais com inveja. Abraços!EDUARDO WILLIAN,PUBLICITÁRIO CAMPINAS-SP

  8. Olá, pessoal!

    Também adoro este filme. Se alguém souber onde adquiri-lo, por favor dê um toque.

  9. Gente, eu tbem fiquei até tarde assistindo esse filme, ammmeeeiiiii!!
    Voce rir e chora, cresce e ver a vida como pode ser bem vivida…Assistam.

  10. Tambem adoro este filme, o número um sem duvida. alguma, agora obtive ele via internet, mas não estou conseguindo achar as legendas em portugues, será que alguem sabe onde encontrar.

  11. Este filme é ótimo. Teus comentários sobre ele são pertinentes e, a meu ver, totalmente corretos. Caso saibas onde posso encontrar VHS ou DVD deste filme, me informe, por favor. Grato. Abraços. Jair.

  12. ainda nao tive oportunidade de ver o filme porem posso garantir que o livro e realmente uma liçao de vida sublime e soberba, pessoas sensiveis e de bom gosto encontrarao nele um prato cheio. um abraço de alguem que algo tem em comum com vos

  13. Ola vc poderia me informar aonde encontrar o filme Ensina-me a viver.Adorei o filme e gostaria de assiti-lo novamente.

  14. Há muito tempo procuro por VHS, DVD e nada. Vamos lá pessoal, os responsáveis, façam esse filme em DVD, o público agradece. Se já tem em VHS ou DVD, por favor me digam como adquirir. Obrigado.

  15. Respondendo a pergunta de Eduardo Willian, não se trata de uma banda de rock. A trilha sonora do filme Ensina-me a Viver é toda de Cat Stevens, grande cantor, compositor e pianista com sucesso desde os anos 70.

  16. Olá! Achei uma página de fãs de “Ensina-me a viver”. Entretanto, foi ao acaso que encontrei esta página, pois na verdade estava procurando algo sobre a peça de teatro “Ensina-me a Viver” que assisti há muito tempo atrás (acho que na década de 80), se não me engano a peça era com Tônia Carrero e Diogo Vilella. Mas não achei nada na internet. Você sabe algo a respeito desta peça?

  17. Trabalho muito com este livro e gostaria de ter o filme, caso alguém o tenha gravado quando passou na globo.

  18. Já tive a oportunidade de ver esse filme varias vezes, e gostei muito, tanto que não canso de assiti-lo, gostaria de saber onde posso adquirir o DVD do filme.
    Obrigado.

  19. este filme passou um dia desse na madrugada na Record….nossa eu tinha prova o outro dia, porém não tinha como deixar esse filme no meio!!! Muito bom!

  20. Olá , adorei seu comment sobre o filmes. vi que muitas pessoas estão perguntando onde adquirí-lo … caso você tenha achado pode me avisar mandando um e-mail????

  21. se por um acaso alguem quizer o filme ENSINA-ME A VIVER TENHO ELE EM DVD E SÓ ENTRAR EM CONTATO COMIGO O E-MAIL É essential@uol.com.br.
    UM ABRAÇO A TODOS E FIQUEM COM DEUS.

  22. Eu também procuro as legendas em portugues se tu achou podes me dizer onde?? Agradeço desde já. Abraços

  23. faz pouquinho tempo, esse filme passou na Band, 2h da manhã. Estava sem sono, e já tinha visto o filme na programação. a estória me parecia boa. E realmente é um dos melhores filmes que eu já vi.

  24. Ví o filme e percebí que o Harold muito tinha herdado do pai que em passagem por Paris banhou-se nú de nadadeiras amarelas, e para sua esposa foi difícil evitar tal exposição em noticiários, afinal, a julgar pelo estilo de vida e a casa que moravam, tratava-se de pessoas influentes na sociedade.
    Há em Recife, cidade onde moro uma locadora que reproduz tal filme tanto em DVD como VHF, e amo também Laurence da Arábia, e o lívro triste fim de Policarpo quaresma, o filme ainda não assistí.

  25. “ENSINA-ME A VIVER” !!!!nunca chorei tanto em um filme..rsrsrs
    Realmente amar e valorizar as pequenas coisas da vida são essenciais, cada dia aprendendo algo novo, sempre lutando por novas batalhas, batalhas e causas individuais!!
    Saber dizer adeus a um amor para, aprender com ele e AMAR MAIS!!!!!!!!!!!

  26. O filme é razoável.
    repete chavões e estereótipos da “sociedade hipócrita judaica-cristã”.
    Em termos de qualidade não acrescenta nada além destes lugares-comuns altamente discutíveis.
    O livro homônimo traz uma mensagem new age tão em moda atualmente.

  27. Quero só saber qual a locadora em Recife, pois moro aqui, que tem, ou seja reproduz o filme em DVD, quero mto esse contacto.
    Obrigada

  28. Definitivamente um dos filmes da minha vida. Pouco me importam os aspectos técnicos, o conteudo compenssa.

  29. Rafael, por favor, verifique se o texto pode ser publicado …

    Tb estava procurando esse filme há muito e consegui baixar o filme pela internet (4.33Gb). Procure por “Harold and Maude” no site http://www.mininova.org. Possui legenda em ingles e frances somente. O site baixa um pequeno arquivo em seu micro e depois vc deve utiliza-lo com o uTorrent.(www.utorrent.com)

  30. Quero comprar o filme.Você o tem?
    Como faço para compra-lo?
    É que minha esposa o assistiu a muito tempo atras e quer tê-lo em casa, e o nosso aniversario de casamento esta proximo e entaum seria uma otima oportunidade para dar-lhe como presente..

    Aguardo seu contato…

  31. ola!!
    gostaria de saber se alguem tem o filme ensima me a viver (harold and maude), caso tem me enforme como adquirilo.

    muito obrigado

    att

  32. Assisti o filme em 1975,em SP qdo tinha 17 anos amei o filme…e queria assistir novamente ,mas nunca encotrei.Hoje moro em Sluis/MA,já fui em todas locadoras e nada.se vc souber onde eu possa comprar,eu agradeceria muito.Sempre comento com meus amigos sobre esse maravilhoso filme,e gostaria que eles assistissem também…

  33. Tenho 54 anos. Amo esse filme há muitos e muitos anos. Adoro Cat Stevens. Hj tenho 2 filhas, uma de 30 e uma de 19. Elas tb adoram o filme e as músicas. Desejo muito obter. Se alguém souber como, dublado ou legendado, pq importado já achei. Por favor. Me avisem URGENTE. Meu tempo está acabando.

  34. Gosto muito deste filme e queria tê-lo. Você pode me indicar lagum lugar que venda?
    Aguardo.

  35. Não lembro de ter visto o filme, acho que realmente não vi.
    O que vi foi o espetáculo de teatro. Inesquecível! Uma lição!

  36. Oi galera acabei de descobrir que “Harold and Maude” aqui no Brasil “Ensina-me a Viver”, vai ganhar uma nova montagem teatral 27 anos depois da primeira em 1980. A peça vai ser protagonizada por Gloria Menezes e Arlindo Lopes e a direçao de Joao Falcao. O espetaculo ganhou a capa do Segundo Caderno no O Globo dia 21 de agosto, linda a matéria. A foto dos dois atores ficou otima, tudo a ver com os dois personagens. A estréia vai ser no dia 20 de outubro em Sampa, se alguém descobrir qual o teatro deixa o nome aqui, valeu! Nao consegui achar um link da materia, quem achar posta aqui, ok! Nao vejo a hora, pois ja estou com muitas saudades de Harold e Maude……Um beijo….. Fui!

  37. Legal! Também vi a matéria. Vai ser ótimo. Espero que fique por um bom tempo em cartaz e que venha fazer a temporada no Rio. A peça deve ser linda também. Alguém sabe se eles vão usar as músicas do Cat Stevens?

  38. entrem no site do jo soares e vejam o programa desta semana acho que foi passado dia 6/11 uma entrevista com a Gloria Menezes e ela fala do espetáculo Ensina-me a viver

  39. Olá, para quem perguntou o nome da banda da trilha sonora do filme “Ensina-me à Viver”, é o cantor americano Cat Stevens. Eu sei, pois na época em que eu assisti ao filme, isso há uns 19 anos atrás, eu fiquei doida pela voz do cantor. Hoje em dia Cat Stevens usa o nome Yusuf Islam, pois mudou sua religião, e faz músicas voltadas para a religiosidade, mas pode-se encontrar inumeros discos ou CDs antigos muito bons.

  40. O filme é fantástico, e com a trilha sonora fantástica do Cat Stevens, torna o filme uma verdadeira uma viagem. Não é somente um clássico do cinema, é um daqueles filmes que marcam a vida da gente.

  41. Oi gente!
    Bom….eu li o filme e estou louca para ver a peça, mas o preço está um pouco salgado…por favor, li os comentários, mas não encontrei um link para baixar…alguém pode indicar?

  42. Oi Juliana!

    Assiti ao espetáculo que está em cartaz no Teatro FAAP aqui em Sampa, duas vezes. Eu assisti ao filme muitas vezes, tenho uma cópia legendada que gravei quando passou no Telecine Cult. Li o romance duas vezes tb. Agora o que tenho pra dizer da peça é o seguinte, vá porque vc vai se divertir e se emocionar muito. A peça é linda epra mim é mais completa do que o filme e nem tão longo como um romance. Os atores estão incríveis, é impressionante a química dos atores Glória Menezes e Arlindo Lopes. A trilha só tem uma rápida passagem de Cat Stevens, mas tem que estar bem atento, mas é uma trilha linda, as músicas emocionam. Impredível. Sou cliente Bradesco e todo cliente tem desconto de meia entrada, fora as pessoas que tem carteirinha de estudante. Vale a pena!

    Um abraço,

    Francisco.

  43. Olá, sou promovo eventos aqui em Alagoas e adoraria trazer esta peça “Ensina-me a viver” para a minha cidade, queria algum contato, pois procurei bastante na internet e não achei. Obrigado

    Aguardo respostas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *