RSS

Acho que ninguém mais lembra do Pointcast, um programa que apareceu aí por 97 e que permitia ler notícias offline. O Pointcast acabou, mas nos últimos tempos um substituto ainda melhor vem tomando corpo.

O RSS está sendo anunciado pelos quatro cantos da internet como a próxima grande revolução da internet. Derivado do XML, significa Really Simple Syndication. É um formato usado para o envio de notícias, principalmente por sites jornalísticos e blogs. Isso quer dizer que você pode receber manchetes, notícias e posts sem precisar ir a cada site. Lembra muito a Usenet, do ponto de vista do usuário. Mas é ainda melhor.

Para quem, como eu, tem mania de receber notícias por e-mail, o RSS é maná caído dos céus. Infelizmente o Blogger não fornece a alternativa de agregar RSS ao meu blog, mas o Movable Type, sim. Talvez por isso seja o sistema de blogging preferido por jornalistas e escritores nos EUA.

Boa parte dos blogs estrangeiros que eu visitava regularmente oferecem essa opção. O que quer dizer que raramente entro em sites como o Gothamist ou o Internet Nexus, para ficar apenas nos blogs.

Há vários leitores de RSS disponíveis. Quem usa o Outlook provavelmente gostaria do NewsGator, que funciona como um add on. Como eu não uso, fico com o NewzCrawler; mas há uma infinidade de clientes por aí, muitos dos quais gratuitos — o que quer dizer que não é preciso crackear o programa.

Bia, por que você não coloca feeds RSS no Tiro e Queda?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *