Cai a máscara

Finalmente.

Uma das coisas que sempre me incomodaram é a crença generalizada de que índios são anjos por acaso morando na Terra.

Ecologistas reclamam que nós somos predadores e destruidores do meio ambiente, e que os índios viviam em perfeita integração com a natureza. Essa mitificação me chateava porque não me parecia verdadeira. A natureza humana não muda muito, no tempo e no espaço. Sempre achei que índios causavam menos danos ao meio-ambiente por duas razões bastante simples: eram relativamente poucos e eram tecnologicamente atrasados.

Os ianomâmi, por exemplo. Moram em grandes ocaras que, com o tempo, ficam infestadas de parasitas; eles não têm exatamente os hábitos de higiene que o brasileiro urbano conhece. Enquanto isso, exterminam a caça das redondezas. É então que precisam se mudar, e esperar que a natureza se recomponha e o tempo mate os bichos da ocara. É por isso que são nômades, e por isso precisam de grandes extensões de terra.

Isso não é viver em comunhão com a natureza: é simplesmente não ser capaz de destruir em grande escala.

Cientistas canadenses acabam de reforçar minha tese, mostrando que esquimós (os índios que vieram do frio) já alteravam dramaticamente ecossistemas lacustres no Ártico graças às suas práticas de caça, há 800 anos.

Não sei se isso limpa minha folha corrida, mas pelo menos suja a deles. Eu me sinto menos discriminado, agora.

7 thoughts on “Cai a máscara

  1. não devia dizer mas… quer fazer um índio feliz é dar uma caixinha de fósforo pra ele. ele sai botando fogo em tudo!

  2. well rafa..nao querendo dizer q indio é santo ou anjo, but… eles eram em menor numero, morriam+ cedo e havia um controle darwiniano no tamanho da populacao. Isso era uma ecologia natural; ora um indio matava uma onça,mas tinha dia q a onça levava a melhor!!! entao mesmo q acabasse a caça naquela regiao, os indios nao saiam ilesos. Hoje tem antibiotico, nao tem mais tetano, indio nao morre de pneumonia; nem o homem branco!!! aumentou a sobrevida, mais criancinhas viram homemnzinhos brancos adultos. logo, o equilibrio q existia na natureza foi quebrado! se a natureza tá indo… nao sejamos maniqueistas.tem o outro lado da moeda né?se hoje os indios estao em extinçao, é porque não se adaptaram ao modo urbano de viver, as doencas do branco e as neuras do branco. antes eles só se preocupavam em caçar e mudar. hoje tem q se adaptar até com computador!!! o que a raça branca demorou 2000 anos evoluindo(???) eles tiveram q viver em pouco menos de 400 anos, sob uma pressao desgranhenta!sofrem em escala maior

  3. parte II- a missão
    sofrem em escala maior e mais pressurizada da seleçao darwiniana.. quem não se adapta morre. O que me faz ver que na verdade, só estamos repetindo o mesmo comportamento, em escala maior… somos todos iguais, nao evoluimos porcaria nenhuma.. só mudou o cenario e a dimensao da coisa! humpf… voltemos a pensar prque os neanderthais se foram.. porque nao se adaptaram? prque destruiram mais do q o necessario? ganancia? burrice mesmo… ó vida cruel… vou entrar pro greenpeace!

  4. Comunhão com a Natureza pra valer é coisa de bicho, que não tem alternativa. Os humanos são incapazes de viver em inteira harmonia com a natureza. Afinal, somos criaturas desobedientes, rebeldes… E sempre queremos inventar, coisa que a tal Natureza não tolera.

  5. Não existem mesmo anjos, apenas demônios sem oportunidade. É como aconteceu aqui em MG, onde vários sem teto ficavam reclamando da prefeitura para que ganhassem casas próprias para sair da área de risco das favelas. Ganharam as casas e as venderem em menos de uma semana, voltando a se mudar pra favela em seguida. Não dá pra ficar “rotulando” ninguém de coitado hoje em dia.

  6. podes crer
    e no meu entender, quero crer que, enquanto povo, herdamos o mesmo habitos de nossos aborígenes, ou seja, somos meio indio assim, no pior do que eles têm
    nada é nosso, sujamos tudo e depois fazemos de conta que não é com a gente (o problema)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *