Bleargher

Eu sou assinante da Globo.com — era o provedor mais barato a oferecer algo a mais quando assinei o Velox, e já que por essa lei estúpida sou obrigado a pagar duas vezes por um mesmo serviço, que fosse a Globo. Pelo menos eu poderia assistir à Globonews no computador. Além disso, tenho uma antipatia imorredoura pelo UOL.

Portanto, as mudanças no Kit.net (onde mantenho aquela listinha boba de filmes) e no Blogger pouco ou nada me afetaram. Embora eu ache que quebras de contrato são, pelo menos do ponto de vista ético, injustificáveis, eu fico calado — como dizia um tio-avô meu, “quem tá no bom tá calado, quem tá no ruim tá danado”.

Mas eu, sinceramente, queria saber o que há nesses dois serviços que justifique o fato de alguém pagar por eles.

Como hospedagem o Kit.net não conta. Não oferece absolutamente nada, além de espaço ínfimo e serviços que estão entre os piores oferecidos por aí. Se isso era admissível quando o serviço era gratuito, agora que ele é indiretamente pago passa a ser um ultraje.

O Blogger.br, por sua vez, está alguns anos atrasado em relação ao Blogger americano. Curiosamente, o Blogger é gratuito e democrático — enquanto o Blogger.br, na prática, está aos poucos se tornando um serviço pago e restrito. Tudo isso sem oferecer algumas coisas que o Blogger americano oferece — títulos e Atom, entre outros.

Prometeram mudanças nos dois serviços, mas até agora eu não vi absolutamente nada.

Pior: o Blogger resolveu fechar ainda mais o cerco, limitando o espaço para cada blog. Se seguir o exemplo do Kit.net, é o início do fim para os bloggers que não são usuários da Globo.

O mais curioso em tudo isso que a Globo vai na contramão dos serviços de weblogging. Praticamente todos eles são gratuitos. Há uma revolução acontecendo, e blogs (ou seja lá o nome que se dê às novas ferramentas de distribuição de informações) são parte importante nisso. Mas a Globo se esforça em alienar todos aqueles que poderiam vir a se tornar peças importantes nessa revolução.

(Uma sugestão aos bloggers que não estiverem dispostos a pagar à Globo: um serviço de hospedagem decente — com MySQL e Perl e pelo menos 100 MB de espaço — pode custar até menos da metade do que a Globo está cobrando. O Movable Type é uma ferramenta de blogging gratuita. E é muito, muito superior ao Blogger em recursos. Pensem nisso.)

2 thoughts on “Bleargher

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *