Destruindo Hellblazer

Já falei aqui do quanto gosto de Hellblazer.

Agora, no blog do Neil Gaiman, fico sabendo que o filme baseado no meu personagem-espelho vai ser estrelado por Keanu Reeves.

É revoltante.

Eu tenho um ator preferido para fazer o papel de John Constantine. Seria o Christopher Walken, talvez um pouco mais novo.

Mas a indústria cinematográfica tem uma mania esquisita de escolher as pessoas erradas para o papel de personagens aos quais as pessoas já estão acostumadas. Às vezes acertam — Humphrey Bogart não tinha nada a ver com o Sam Spade de Hammett, mas alguém consegue imaginar outro no seu lugar? –, mas geralmente o resultado é deprimente.

É por isso que só fui assistir a “Batman” mais de 10 anos depois dele ser lançado; na época, eu achava que deveriam filmar “O Cavaleiro das Trevas” com Clint Eastwood no papel principal, e não fazer aquele pastiche com Michael Keaton recontando toda a história de maneira porca. Mais tarde eu até entenderia a escolha de Keaton por Tim Burton, por ser um ator que transmite loucura facilmente; mas ainda acho que o princípio de tudo está errado.

Para não dizer que não gosto de nenhum filme de super-heróis, tem o “Homem-Aranha”. Embora eu tenha sentido falta de Betty e de Gwen Stacy (que bem poderia aparecer no segundo), eu não tenho muitas queixas do modo como apresentaram a história; a idéia de transformar a aranha radioativa em geneticamente modificada é excelente. Reclamações, só da idéia de teia orgânica, da palhaçada que fizeram com o Duende Verde e da escolha de Kirsten Dunst para o papel de Mary Jane. E, finalmente, das relações de amizade de Peter Parker, que nos quadrinhos originais eram muito mais complexas e desfavoráveis para ele.

E agora, vão fazer nova palhaçada com John Constatine. É provável que o filme acabe se tornando uma espécie de Harry Potter para crianças um pouco mais velhas. Pena.

3 thoughts on “Destruindo Hellblazer

  1. rafa! falou tudo! dark knight era pra ser com o clint. vc viu que o novo batman vai ter o nolan na direção pode dar coisa boa. a adaptação de x-men também ficou massa, vai dizer? mas O GRANDE HYPE MESMO vai ser a o WATCHMEN DO MOORE que já entrou em fase de pré-produção. john cusack como nite owl acho que cola! sou parco em hellblazer – li pouquíssimos – mas o walken era tudão mesmo para o papel!

  2. Não concordo muito com vc….existem vários filmes baseados em quadrinhos q são bons!!
    Vou tentar citar alguns…
    Homem-Aranha
    X-men
    O Sombra
    Dick Tracy
    A Liga
    Do Inferno
    Batman 1
    Supeman 1
    É claro q existem várias bombas….mas nada é perfeito!!!Agora só resta esperar e torcer para oq vier não nos faça sofrer diante do cinema!!

  3. A respeito da mudança de aranha radiotiva para geneticamente modificada, a idéia foi péssima, longe e muito de qualquer remota verossimilhança no surgimento de super heróis. O Peter Parker foi picado por um aranha e, de repente, aparece “new species created”. Veneno de aranha(ou de qualquer bicho) não contém DNA, nem gametas, nem cromossomos, portanto não surgiria uma nova aranha, nem mesmo se aquela aranha tivesse picado uma outra. A história envolvendo radiação é mais adequada para a fantasia da gênese dos super heróis, pois a radiação de fato modifica o DNA e bagunça a informação para sua produção.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *