Promoção de inauguração

Acabei de demitir o Blogger.

Particularmente, não tenho lá muitas queixas dele: sou assinante da Globo.com. E como a miséria de uns é a fortuna de outros, nos últimos dias tem sido até mais fácil postar aí pela meia-noite, o que há algum tempo era virtualmente impossível.

Mas o namoro com o Movable Type já vem de alguns meses, e juntei isso a algumas necessidades especiais de e-mail que tenho.

As providências para a mudança tomaram alguns meses — cheguei a instalar o MT no meu computador, para ver como funcionava e se valia realmente a pena. Isso deu muito trabalho, porque exige a instalação do Active Perl. Depois veio a canseira de arrumar templates e stylesheets (se alguém os quiser, é só pedir), e finalmente pequenos problemas de configuração do servidor, principalmente com o meu velho Eudora, mas o MT é extremamente simples. Não tanto quando o Blogger, claro, mas muito mais potente.

Em vez de transferir todo o blog antigo, resolvi fazer uma seleção dos posts que mais gosto, que vão ficar na página principal por alguns dias. Assim a média de qualidade do blog aumenta consideravelmente. É um truque sujo, eu sei, mas válido. A vida é um truque sujo.

As principais vantagens são para o papai aqui, mas para quem ainda lê este blog metido a besta há algumas novidades:

Recebendo posts por e-mail
Agora você pode receber os posts por e-mail sem precisar vir aqui. Basta me mandar seu endereço de e-mail que eles serão enviados assim que forem publicados. Aviso, no entanto, que a formatação é meio esquisita.

Enviando posts por e-mail
Você também pode enviar os posts por e-mail a quem quiser. E esses são bonitinhos.

XML
Há várias opções de XML:
RSS 1.0 – Traz apenas as primeiras palavras do post.
Atom .03 – Posts completos.
RSS 2.0 – Posts completos, mais comentários.

Categorias
Os posts são arquivados individualmente, mensalmente e por categoria. Assim você pode escolher apenas os assuntos que lhe interessam.

Últimos comentários
Numa das caixas ao lado dá para saber quais foram os últimos comentários. É interessante. Pelo menos no meu ex-blog, muitos eram melhores que os posts.

Busca
Especialmente útil para quem vem parar aqui graças aos search engines, aqueles mesmo que acham ser este blog o fiel depositário de todas as taras que existem neste mundo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *