Extensões

Do jeito que vem de fábrica, o Firefox já é infinitamente melhor que o Internet Explorer.

Mas o melhor, mesmo, é que sua arquitetura permite a instalação de uma série de extensões que ampliam sua utilidade. Dessa forma você pode configurar o browser de acordo com suas necessidades, ao mesmo tempo em que dispensa recursos que não lhe interessam.

São muitas as extensões disponíveis; tanto para o Firefox quando para o Thunderbird. Aqui estão as que eu uso. Só é preciso prestar atenção à data dos arquivos, porque alguns deles não são compatíveis com as versões mais recentes dos programas.

Antes de ir à extensões, duas recomendações:

MozBackup
Pelo menos para mim, é o primeiro utilitário a ser instalado. Faz rápido o backup do Firefox, incluindo configurações, senhas e cookies, e do Thunderbird, inclusive e-mails e todo o resto. É uma das razões para alguém usar o Firefox. Eu já estava cansado de formatar o computador e perder meses de configurações do meu browser. Aqui.

Temas
Tem razão quem diz que o Firefox é feio (e o Thunderbird não fica atrás). Mas você pode instalar um sem-número de temas, que dão a ele a cara que você quiser. Há temas para o Firefox e para o Thunderbird.

O que eu uso é o Charamel, para ambos.

Firefox

Tabbrowser Extensions
O Tabbrowser Extensions efetua a sintonia fina do comportamento das abas. É, sem dúvida, a extensão mais importante a se instalar, e praticamente imprescindível.

Allow Right-Click
Uma das coisas mais chatas que conheço são páginas que usam mecanismos para evitar que você use o botão direito do mouse. Geralmente para evitar que você copie imagens, mas isso evita que você abra outras janelas ou abas sem sair da página inicial. O Allow Righ-Click acaba com isso.

Google Pagerank
Só uma bobagenzinha que lhe mostra, no cantinho direito inferior da janela, qual o pagerank da página que você está visitando.

Spiderzilla
Útil para baixar um site inteiro e salvar no seu computador. Mais útil ainda quando você encontra alguma informação útil nos Geocities e hpG da vida e tem medo que acabe saindo do ar.

BugMeNot
É uma extensão que facilita o uso do BugMeNot, que por sua vez dispensa registro em sites que resolvem saber tudo sobre sua vida. Por exemplo, dispensam que você seja obrigado a revelar que seu nome é Mickey Mouse, tem 97 anos, mora no Turcomenistão e tem uma renda de alguns milhões de dólares por mês.

EditCSS
Adiciona um item de menu que lhe permite dar uma olhada no CSS da página que você está olhando.

Thunderbird

TB Attachment Tools
Provavelmente o mais necessário de todos, porque é o que me permite guardar mensagens sem os respectivos anexos. Faz outras coisinhas, também.

Get All Mail
Para baixar todos os e-mails de todas as contas de uma só vez.

Tagzilla
Para adicionar taglines (se você não sabe o que é, tenha certeza de que não precisa) a e-mails.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *