Mater et magister

O Bruno caiu aqui de pára-quedas e deixou um longo comentário a um post, que comento abaixo.

Infelizmente a mídia conseguiu fazer uma lavagem cerebral nas mentes obtusas de muitos desinformados (grande maioria da população) sobre o tema “Igreja Católica, aids e uso da camisinha”. Colocando a Igreja como uma instituição retrógrada e ignorante, ridiculariza-a por ser contrária ao uso dos preservativos. Os chamados meios de “informação” (neste assunto são desinformantes e deformantes), obscurecem os verdadeiros motivos da discordância da Igreja com relação ao uso do preservativo, buscando colocar a população contra a mesma. Iludindo os telespectadores, leitores, etc, dão a entender que a Igreja condena simplesmente o uso do preservativo e nada mais. Ora, por que não entrevistam uma autoridade da Igreja? Por que colocam em um horário de grande pico de audiência alguém capacitado para falar em nome da Igreja?.

Boa pergunta, Bruno. Não sei. Talvez porque, da última vez que colocaram, um padre italiano falou que reprodução assistida é coisa do demônio. Quem sabe?

Mas as pessoas não costumam falar da ignorância da Igreja Católica. Elas sabem que sua postura deriva de um compromisso doutrinário com uma determinada concepção de vida. Elas só chamam de retrógrada, mesmo.

As propagandas e o programa de combate a aids somente fomenta que devemos nos proteger das doenças, do risco de gravidez indesejada. Mas como ficaria os valores morais? Estes não fazem parte das propagandas. O que importa é “se divertir”, é “aproveitar o carnaval” é “curtir a vida” é “não importar de que lado esteja (anjo ou diabo)”, mas com a final frase “desde que use camisinha”. Ou seja, eu usando camisinha eu posso ter uma vida libertina, sexo sem compromisso, tratar as mulheres como objeto, adulterar, etc, pois eu estarei seguro, e é isto que me importa, e o resto que se dane. Quando se entrega o preservativo ou estimula o seu uso é como se dissesse:
_ Você é livre pra fazer o que quiser, use isto (camisinha) assim estará “garantido” a sua segurança.

Se eu usar camisinha eu posso ter tudo isso aí? Libertinagem, sexo sem compromisso, tratar mulheres como objeto? Você promete? Onde é que compra? Posso comprar mais de uma? Posso dar uns tapinhas na bunda, também?

Certa vez pude comprovar a influência que as campanhas têm sobre as pessoas. Logo após receber 2 preservativos da campanha, imediata e pretendidamente joguei-os fora. Vendo o que fiz, uma das pessoas da campanha, em tom ignorante, me perguntou porque fizera aquilo, que o preservativo não era para ser jogado fora, que se eu não quisesse usá-lo que desse a outra pessoa. Disse àquela pessoa que uma vez que os preservativos fossem meus poderia fazer deles o que quisesse, como não preciso deles, os joguei fora. Não dei a outras pessoas para que essas assim como eu não se sentissem pressionadas a usá-los e o que tinha feito somente foi um teste para comprovar o que eu já havia pensado. Recolhendo os preservativos, sem falar mais nada os deu a outro. A atitude dela é apenas o reflexo do que pensa a maioria das pessoas em relação ao uso dos preservativos. Uma vez que eu tenha a camisinha à mão eu tenho que utilizá-la.

Felizmente a Igreja Católica não faz mais com que seus prosélitos queimem hereges e blasfemos. Agora eles simplesmente jogam camisinhas fora. E o tom da moça não foi “ignorante”: foi de incompreensão diante da estupidez. No mínimo da falta de educação.

De qualquer forma, se a simples posse de uma camisinha lhe faz sentir pressionado a utilizá-la, eu fico pensando nas noites em claro que você tem passado em sessões de auto-flagelação, tentando tirar aqueles pensamentos impuros de sua cabeça, tentando domar aquele calor que sobe pelo seu corpo.

Pior: não é nem uma dominatrix que está fazendo essa sacanagem com você. Ui.

Há anos atrás eu lia numa revista adolescente, um rapaz de mais ou menos 16 anos relatando como foi a 1ª relação sexual que teve quando tinha 14 anos, “estava sozinho com minha namorada na casa dos pais dela, lembrei que tinha ganhado do MS 1 preservativo, perguntei a ela se estava afim de transar, ela topou e aí rolou”. Somente pela linguagem, com que este rapaz relata o assunto, já se denota a imaturidade e irresponsabilidade perante o modo com que trata coisas sérias, e pior, as expõe a terceiros. Se esta camisinha tivesse se rompida (o que não é raro), poderia ter havido mais uma criança de 14 anos grávida e talvez até como uma doença sexualmente transmissível. Se este ao invés de camisinha tivesse recebido instrução sobre valores humanos, não teria corrido este risco.

Bruno, senta aqui do meu lado. Está na hora de você aprender uns fatos sobre a vida, que o padre não pode te ensinar.

Em primeiro lugar, não é bem assim que as coisas funcionam, tá? Bem que queríamos: já imaginou você, do nada, dizer para a gostosa à sua frente “olha, tenho uma camisinha, vamos transar?” e ela aceitar? Deus, isso seria o paraíso. Mas não é assim que as coisas acontecem e o rapaz provavelmente omitiu uma porção de detalhes.

Como você é leigo no assunto eu vou explicar.

Normalmente, no caso de dois namorados, é preciso um longo processo para que se chegue a esse momento. Algum tempo de reconhecimento, sabe como é — bem, talvez não saiba.

Primeiro uma mão nos peitinhos, prontamente repelidos. Mas não desista, quem não arrisca não petisca. Continue tentando. À medida que a intimidade aumenta, e com ela a confiança, as coisas seguem seu curso naturalmente. Mãos. Bocas. São adolescentes, é tudo novo, é preciso um pouco mais de tempo, você entende. Até que, depois de dias planejando o que fazer — como aquele apaixonado por uma moça que mora no cu do judas e toda noite aparece na porta da casa dela, dizendo que “eu estava passando por perto…” — ele aparece com uma camisinha, isso depois de saber que a moça está subindo pelas paredes.

Não incluo aqui, claro, os casos fortuitos de sexo casual, libertinagem e etc. Esses só acontecem quando você tem muita sorte. E, claro, quando você tem uma camisinha no bolso, cujo poder demoníaco lhe força a fazer coisas indizíveis e absolutamente indecentes.

Finalmente, como é que o pobre rapaz, ainda virgem e na flor dos seus 14 anos, podia já ter uma doença venérea? Você realmente implicou com o sujeito.

Quando a Igreja exorta a seus fiéis a não usarem camisinha, o que Ela pede aos solteiros é que sejam castos, e deste modo não pratiquem a fornicação, aos casados, o adultério e aos homossexuais o homossexualismo. Do mesmo modo aos casados, Ela pede a castidade conjugal, que não use de maneira descontrolada o sexo com a finalidade somente do prazer, que não tente controlar a vida usando o preservativo como método antincepcional.

A essa altura eu tenho uma grande dúvida e várias hipóteses:

Hipótese 1: Você é casado e só dá no couro da patroa com fins exclusivamente reprodutivos.
Hipótese 1.1: Você teve umas três relações sexuais em toda a vida, porque leite, escola e planos de saúde estão pela hora da morte, e isso é broxante;
Hipótese 1.1.1: Você agradeceu a Deus por ela não ter engravidado em uma dessas e você teve a chance de dar mais uma, que não estava no roteiro, e depois teve que se penitenciar por ter se alegrado com algo tão torpe.
Hipótese 1.2: Você está cheio de filhos e eu quero ser seu amigo, porque você é rico e eu, como disse ao Brigatti, já estou de saco cheio de só ter amigo pobre.

Hipótese 2: Você é solteiro.
Hipótese 2.1: Você é donzelão e vive às custas de muita oração e banho gelado.
Hipótese 2.2: Você é um punheteiro.
Hipótese 2.2.1: Isso aí também não é pecado?

Finalmente, por uma convenção da gramática portuguesa, os pronomes relativos a Deus usam maiúsculas. Os da Igreja, não. Mas parece que para muita gente há uma confusão grande entre Deus e Igreja.

O erro (pecado), não estará no uso do preservativo, mas no motivo porque se usa. Ou seja, se uma pessoa solteira pratica sexo com outra solteira, independente de estar usando ou não camisinha o pecado foi a fornicação. Ou se uma casada tem relacionamento extra conjugal, seja o sexo feito com camisinha ou não o pecado foi o adultério. Quando alguém não tendo domínio de si adultera ou fornica, torna-se necessário o uso do preservativo, não como um método 100% seguro (pois não é), mas com a intenção de evitar um mal maior, como uma doença sexualmente transmissível, e uma gravidez seguida de aborto (observe como um erro conduz a outros).

Vou te dizer uma coisa, Bruno, e não me leve a mal por isso, porque eu só quero o seu bem. Depois de ver as conseqüências terríveis que você inconscientemente associa ao sexo (doenças venéreas, aids, abortos, danação eterna no segundo círculo do inferno), e ver o tanto de culpa que você carrega, eu juro que se fosse mulher ia querer distância de você. Para evitar ser obrigada a lhe colocar um par de chifres na testa. Sabe como é. Eu ia ter necessidades, você entende.

Uma mulher (ou homem) que suspeite que seu (a) cônjuge a (o) esteja traindo tem não só o direito de usar preservativo desde que seja por motivos de preservação da saúde. Como ação primária deve abster-se do sexo e pedir exames que comprovem que seu (a) cônjuge esteja livre de doenças. A Igreja jamais fará campanha a favor da camisinha, pois vão distorcer, e falar que Ela liberou o sexo livre.

E aí, faz o quê? Pede o divórcio?

Ah, desculpe. Esqueci. A Madre Educadora não permite o divórcio.

RESUMINDO:
A Igreja Católica como Mãe e Educadora apresenta o melhor e mais barato programa de combate a todas as doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez fora do matrimonio. Este programa é baseado não na distribuição irresponsável de preservativos, mas na educação, valorização da população. Mas a mídia como se fosse o pior vírus, destorce, prestando um grande serviço de desinformação. Culpando a Igreja pela disseminação da aids, ela (mídia) apresenta um programa caro e fracassado. Quem ouve a igreja não adultera, fornica e pratica o homossexualismo, portanto não precisa usar preservativo. Os que não ouvem, pouco vão se importar com o que a Igreja pensa sobre a camisinha. Dizer que a Igreja terá que pedir perdão às vítimas da aids é uma grande hipocrisia.

Certo.

Agora, olha, fala baixo. Porque se você falar muito alto o padre Joseph Smith, daquela paróquia em Boston, vai te ouvir. E aí vai se atrapalhar no boquete que está pagando naquele menininho.

Mas finalmente concordo com você: a Igreja não tem que pedir perdão aos portadores de HIV. Eles deram ouvidos às besteiras que ela disse porque quiseram.

E já que concordamos em uma coisa, e podemos nos considerar amigos, queria te pedir um favor: você conhece alguma freira gostosinha? Me apresenta? Tenho até vergonha de confessar, mas fico imaginando como deve ser, ahn…, educativo bater com um crucifixo na bunda de uma freira, hábito levantado, enquanto… Ah, esquece.

Que tem que pedir o perdão são os que incentivam o “sexo livre” o “aproveitar o carnaval” o “faça sexo seguro” “etc, etc, etc”. A camisinha tem um índice de mais ou menos 83 a 93% de segurança, a castidade que a igreja pede a seus fieis tem 99,9999% (porque nada é 100%) de segurança. Termino com a frase de um padre católico: “A CAMISINHA PREVINE A AIDS, A CASTIDADE E A FIDELIDADE ACABAM COM A AIDS”.

Um dia vão te mostrar as pesquisas que mostram que aqueles que dizem se comprometer a praticar a abstinência têm os mesmos índices de gravidez e doenças venéreas que as pessoas, digamos e sem ofensa, normais. Mas aí você vai dizer que elas não ouviram a voz da Mãe e Educadora.

Em vez disso, ouviram os gemidos, as juras de amor, sentiram o cheiro do suor.

Pobres coitados. Se perderam diante das portas do paraíso. Rezemos por suas almas.

50 thoughts on “Mater et magister

  1. É por isso que eu não faço questão de ir para o céu: não conheço ninguém que vai pra lá. 😛
    Tu é bom!
    Beijos!

  2. será esse o melhor post do seu blog? se não for, está perto de ser.

  3. Depois de ler este post e ver como você é malvado, fiquei me perguntando se o Alequito LLL, tentando se libertar da prisão heterossexualidade, ainda não se apaixonou por você.

  4. já me apaixonei faz tempo, mas vc nao leu ele falando que agora só quer gente rica? me lasquei…. vou ter que dar pro bia….

  5. Acho que todos os fanaticos religiosos, sem exercao, tiveram grandes dificuldades em Historia geral em algum ponto da vida academica deles (se eh que tiveram uma)

    Nenhuma religiao organizada nunca, em milhares de anos de existencia, conseguiu criar uma sociedade onde as pessoas realmente vivem em paz. (note que religiao e crenca sao duas coisas totalmente diferentes)

  6. Se preucupa não, Alex: quando você for um best-seller, vai ter grana o suficiente pra conquistar o Galvão.

  7. Pior é que a Igreja tem razão – e eu detesto ter que concordar. Se fizer abstinência e for fiel no matrimônio, pegar AIDS é quase impossível. Só se você fizer uma cirurgia em um moquifó ou receber sangue desse moquifó.

    E quanto a pesquisa, pelamordedeus, você conhece alguém que foi casto e 100% fiel a vida toda? Só se for naquelas comunidades loucas dos USA.

    A única que eu conheço é que os homens circuncisados tem menos predisposição em pegar o HIV (não me pergunte porque, mas que bosta não ser judeu).

    Mas como viver perigosamente é mais legal, use sempre camisinha, em caso de problemas existe a pirula do dia seguinte e (se a suspeita for real) o coquetel nos próximos meses depois do sexo suspeito.

    Agora, se eu e DEUS tivermos alguma divergência, eu resolvo isso com ele. Ponto. Os religiosos podem e tem o direito de acreditar no que quiser. Quem quer seguir, que siga. Mas não encham meu saco!

  8. Esta raiva toda mostra um comportamento homossexual reprimido.
    Durante séculos a igreja sempre quis reduzir o sexo exclusivamente para fins reprodutivos, o que ele não é. Sexo é prazer, a reprodução é consequencia.

  9. O que mais me deixa indiguinada não é estes caras dizer que é pecado fazer sexo. Quem não quiser fazer que não faça. Mas o pior de tudo é dizer que homossexualismo é pecado. Fala sério, papo antigo.

  10. Pra quê fazer isso com o menino, Rafael? Pra quê? Olha, que ele vai mandar sete das doze pragas pra cima de ti – a tua colheita vai secar, a língua vai colar no nariz, uh, o Zé Dirceu vai cantar Granada, e, a cerveja vai esquentar, e…

    Engraçado é que Deus Oni-etc não se aplica em certas regiões da África, pra dizer o mínimo. Em Benin não tem Deus.

    A ironia do paradoxo todo é que, pra acabar com 90% do fundamentalismo que tem por aí, bastava uma BOA TREPADA.

  11. Cara. Foda, muito foda.
    Obrigado pelo post.
    Esse pessoal dos “sem sexo aparente” precisa de ajuda psicologica (ou será psiquiátrica) urgente.

  12. Cara, fala verdade, vc ainda perde tempo respondendo a gente q se deixa cegar pela religião?

    Bom, foi o melhor post do seu blog! 😀 hahahah é bom dar um esculaxo nesses “crentes” né? Faz um bem lá no fundo né? hahahahahaha

    Se um psicólogo le o que este cara escreveu, manda internar na hora.

  13. “…A camisinha tem um índice de mais ou menos 83 a 93% de segurança, a castidade que a igreja pede a seus fieis tem 99,9999% (porque nada é 100%) de segurança.”

    A Castidade não tem 100% de segurança???????????? Excluindo-se o risco de contrair uma doença de forma não-sexual, imagino onde está esse 00,0001% de risco que ele citou. Teria o TAMPAX então culpa no cartório por diversos casos de gravidez indesejada? Ou seria culpa desses PERNILONGOS malditos que carregam o HIV por aí?

    Aliás, quase TODOS os casamentos entre “crentes” são sempre prematuros e eles sempre carregam uma penca de filhos. É raríssimo ver um casal de crente com apenas um filho ou dois. Até aí tudo bem, mas isso só vem a provar que, como não são todos os crentes adeptos á castidade e todos avessos aos métodos contraceptivos, o índice de gravidez indesejada só é tão alto graças não apenas à ignorância (baixa escolaridade, cultura), mas também a um outro tipo de ignorância: a religiosa.

    1. castidade é para feios
    2. se a camisinha é errada, ligar as trompas também, afinal, quantos bebezinhos poderiam estar sendo assassinados?

    Sabe onde vejo que isso vai parar? Isso não vai parar, estaremos sempre divididos. Espero que não acabe, afinal, é muito divertido.

  14. Que maldade com esta inocente criança, Rafael. Ri muito…
    Esse menino tem que lebrar da parábola dos talentos: se Deus lhe deu um pau é melhor usá-lo, senão ele toma de volta.
    Deus, perdoai os moralistas, eles não sabem o que fazem. Pensando melhor, perdoe não.

  15. Além do post todo estar muito bom, volto a dizer que o final, mais uma vez, está arrebatador! bjs e bom final de semana.

  16. Putz, quem pareceu reacionário e intransigente foi você. Ninguém é obrigado a seguir a doutrina católica. Segue quem quer. Você emitiu sua opinão num blog aberto para comentários, ou seja, deu a liberdade para aquele sujeito dar seu pitaco. O fato da visão dele ser diferente da sua não justifica sua atitude de ridicularização. Porque você não faz um post ridicularizando a menina que disse “se preUcupa não” ou aquela outra que ficou “indigUInada”?

  17. Rafael, voce tratou bem do moço e eu achei isso muito gente, ele precisa mesmo de muito carinho e atenção. Essa noite vou até rezar por ele.

  18. como é que você teve saco para ler isso tudo que este cara escreveu?
    nunca nenhuma mulher deu pra ele, certeza! Por isso que ele tá assim. Tadinho.
    Ele que case, seja fiel, faça sexo somente para reproduzir seus genes. (ou não né, Deus me livre de outros iguais a ele!)
    Nós pobres mortais pecadores, infiéis, adeptos do prazer carnal aproveitaremos a vida por ele! haha

    ótimo texto! um dos melhores que já li aqui no teu blog

  19. Ha!
    Vocês não vêem? Isso tudo é autopromoção. Vejam só: “Por que não colocam em um horário de grande pico de audiência alguém capacitado para falar em nome da Igreja?”

    No mínimo, ele é um padrezinho mixuruca de uma capela mofada do interior de qualquer lugar querendo virar assessor do alemão.

  20. Rafael,
    Só não percebo como é que ainda há estupidos que se sujeitam a ser esfrangalhados pela sua pena inteligente a afiada. Graças a Deus que esses idiotas não são castos a enviar cartas, para júbilo nosso.
    um abraço
    Francis

  21. Nohay,

    Ninguém é obrigado a seguir a doutrina católica, ninguém é obrigado a concordar comigo, ninguém é obrigado a deixar comentários neste blog.

    Mas a partir do momento em que uma pessoa faz um comentário público, eu posso dar a minha também. Foi o que eu fiz. Embora eu sempre tenha deixado claro que tenho o direito de apagar os comentários que quiser, por acaso liberei o dele, porque achei os argumentos muito engraçados. E falei o que achei melhor. Aliás, acho que, entre todos os lugares, este é onde mais posso exercer esse velho direito, você não concorda comigo?

    Acho que a postura ingênua e inocente do rapaz é uma das coisas mais deletérias que existem. Esqueça a história da Igreja, porque fogueiras e inquisições são coisas do passado e chega a ser uma covardia apelar para isso. O problema é que mesmo hoje a Igreja Católica vem se mostrando uma força reacionária e influente, como se pode ver nos episódios recentes na Itália.

    Pessoalmente eu me recuso a discutir a sério com quem acredita e defende esses argumentos, porque acho que é lhes dar uma legitimidade intelectual que eles não têm nem nunca terão. Mas não sou eu, na verdade, quem ridiculariza a Igreja Católica. É ela mesma, são seus padres dando entrevistas para a TV dizendo que reprodução assistida, pesquisa com células-tronco e etc. são coisas do demônio. É esse tipo de obscurantismo deliberado que ajuda a fazer do mundo um lugar pior para se viver.

    Mesmo assim o Bruno ainda tem o direito de achar o que quiser. Mas a partir do momento em que começa a fazer proselitismo, eu me arrogo o direito de também dizer o que acho. Se, mesmo vendo qual era a minha opinião a respeito dos papas, o Bruno insistiu em catequese, bem, ele deveria saber que eu tentaria responder aos comentários dele.

    Quanto a erros de português: se fosse para fazer isso eu começaria pelos do Bruno, muito bom em retórica decorada de cartilha de igreja e muito ruim em ortografia, você não acha? E com exceção das maiúsculas que ele usa para se referir à Igreja, que para mim indicam suas prioridades, eu não fiz nenhuma referência a isso. Até porque os erros neste blog são muitos e antes de olhar o cisco nos olhos dos outros eu — às vezes, não sempre — olho a trava no meu.

  22. Realmente sensacional. Mas o pior de tudo é que esse coroinha dificilmente vai voltar aqui para ler sua resposta – provavelmente por achar que a Internet é um antro de despudorados em busca de peitos e bundas no google. Ou porque simplesmente é meio lento diante de sites dinâmicos.

  23. Logo no início da leitura,já comecei a rir e pensar aqui comigo:
    -Vc é mau!
    Só desaprovei a parte da “freira e do crucifixo”.(Não precisava.)
    No mais,acho muito difícil que este tal “Bruno” consiga viver o que “prega”.

    P.S. Fico aqui me perguntando…se ele caiu aqui de pára-quedas,de “qual avião” ele pulou?

  24. E o pior são os hipócritas: se consideram Católicos, namoram suas namoradas Católicas, usam camisinha (ou pílula, ou coitus interruptus), mas ainda se acham no direito de condenar os outros que fazem exatamente a mesma coisa, sob o pretexto de que são “promíscuos”! Os outros, claro – porque provavelmente eles e suas namoradas se confessam semanalmente para “expiar” o pecado de fazer sexo…

    Acho que Jesus foi bem claro quanto à hipocrisia, em Mateus 7 (e olha que sou ateu!)

  25. Desqualificação do interlocutor não é exatamente uma atitude intelectualmente honesta. Deboche, ironia e arrogância são as sintomáticas armas de quem se pensa autoconsciente o bastante para insultar a religião alheia, sem um mínimo de conhecimento de causa, exceto o do arroto-clichê sobre os horrores da Inquisição, onde parecem ter começado – e parado – suas investigações sobre História da Igreja. Que você faça do seu mundo este festival de orgulhosa besteira, é prerrogativa sua, inalienável, em termos de liberdade de expressão. Que desconheça estados de espírito diferentes dos seus, é razoável e previsível no mundo hodierno em que o mistério foi chutado a pontapés para fora da arena mental. Todavia, lembre-se de que você pode ser bem mais vasto e profundo do que aparentemente QUER ser. Não abra mão disso. Sabe por quê? A cobrança virá depois, à sua revelia,onde quer que você esteja.
    Oriana

  26. DIREITO DE RESPOSTA (O AUTOR)
    BUSQUEI ESCREVER O TEXTO DE FORMA A NÃO ATACAR NINGUÉM, A IDEIA DE “CONDENAÇÃO” SURGIU DO COMENTÁRIO IRÔNICO, VÁ AO TEXTO ORIGINAL E ME MOSTRE A PARTE QUE EU ESCREVI QUE OS NÃO PRATICANTE DA FÉ CATÓLICA IRÃO PARA O ENFERNO, NÃO EXISTE. E SERIA O CONTRÁRIO DO QUE PENSO. QUANDO USEI O TERMO “MENTES OBTUSAS” REFIRO-ME ÀS PESSOAS QUE TÊM O PENSAMENETO SOMENTE VOLTADO PARA A MÍDIA INDEPENDENTE À IGREJA, NÃO ENTENDENDO O PONTO DE VISTA DA MESMA( IGREJA). INFELIZMENTE, AS PESSOAS SENTEM-SE OPRIMIDAS E ATACADAS QUANDO DEFRONTAM COM ASSSUNTOS DE ORDEM RELIGIOSA. EIS AGORA O QUE PENSO:

    “DOS PECADORES EU SOU O MAIOR, SEJA VOCÊ MEU IRMÃO OU IRMÃ COMO FOR, TEM PARA MIM O MESMO VALOR QUE OS SANTOS”.E AGORA PEÇO QUE NÃO INVENTEM OUTRA COISA.

    NÃO É MEU OBJETIVO SABER DA VIDA PARTICULAR DE NINGUÉM, MAS DE DEFENDER UMA VERDADE QUE ACREDITO. UMA VERDADE QUE FOI EMBASADA NÃO NA SIMLICIDADE DE UM “ALIENADO RELIGIOSO” COMO MUITOS PENSAM, MAS NA EXPERIENCIA QUE TENHO COMO ENFERMEIRO. CONVIDO A CADA UM FAZER UMA VISITA A UM PORTADOR DE HIV OU MELHOR, UM DOENTE EM FASE TERMINAL, CONHECER SUA HISTÓRIA. PORQUE DENTRO DAS PAREDES DE UM HOSPITAL A REALIDADE É OUTRA, E MAIS DURA E CRUA. CONVIDO A CONHECEREM AS “MENINAS MÃES” QUE SEMPRE OUVIRAM FALAR SOBRE CAMISINHA, MAS NÃO SABIAM QUE O SEXO NÃO É COISA MECÂNICA, E QUE UM DIA OU OUTRO ACABARAM FAZENDO O SEXO SEM CAMISINHA. SE TIVESSEM EM MENTE A ABSTINÊNCIA NÃO TERIAM ENGRAVIDADO. QUEM ACHA QUE SOU SIMPLES PERANTE O MUNDO, PEÇO QUE REPENSE SOBRE ESSA QUESTÃO, POIS CREIO QUE NESTE ASSUNTO SOU UM DOS MAIS AUTORIZADOS A FALAR. POIS CONVIVO A CADA DIA COM ESSA SITUAÇÃO. RELAÇÃO COM A IGREJA, LOGICAMENTE HÁ, UMA VEZ QUE ACREDITO E CONHEÇO A POSIÇÃO DA MESMA, E VÃO AO ENCONTRO DA MINHA.

    QUANTO AO MEU PORTUGUÊS:

    QUANDO COLOCO IGREJA (COM I MAIÚSCULO), ESTOU ME REFERINDO À INSTITUIÇÃO “IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA” NÃO A igreja (I MINÚSCULO) DE TIJOLO DO BAIRRO.

    FINALIZANDO AGREDEÇO POR TEREM COMENTADO MEU TEXTO. SEJA O COMENTÁRIO MALDOSO OU NÃO, É BOM SABER QUE ASSUNTOS COMO ESSE AINDA CAUSAM POLÊMICA, UMA VEZ QUE ELA SURGE SOMENTE QUANDO HÁ UM TEMA EM DISCUSSÃO, QUE NÃO ESTÁ TOTALMENTE ESCLARECIDO. NÃO SENDO DO TIPO QUE FICA MAGOADO, ENVIO-LHES UM FRATERNO ABRAÇO A TODOS. E QUE DEUS LHES ABENÇÕE.
    DEUS NOS AMA INCONDICIONALMENTE.

    OBS: APROVEITANDO A POLÊMICA DO COMENTÁRIO EM QUE MUITOS CITARAM “A AMEAÇA DO INFERNO AOS PECADORES”, “QUE DEUS MANDARÁ PARA O FOGO ETERNO AS ALMAS DO INJUSTOS” ETC ETC ETC, GOSTARIA DE ESCLARECER ESTE PONTO DE VISTA QUE TAMBEM POR FALTA DE CONHECIMENTO RELIGIOSO LEVAM A MUITOS A PENSAREM QUE DEUS É UM CARRASCO, QUANDO NÃO É. O MAIOR SOFRIMENTO DO CHAMADO INFERNO, É A PRIVAÇÃO DE DEUS, A SOLIDÃO. MAS SOMOS NÓS MESMOS QUE NOS AFASTAMOS DELE. UM EXEMPLO:

    IMAGINE QUE VOCÊ MORASSE NUMA CIDADE QUE FICAVA ISOLADA EM UM PAIS DE CLIMA QUENTE, E QUE AINDA POR CIMA FOI VÍTIMA DE UMA TERRÍVEL SECA ONDE TODA A AGUA SOMENTE PODERIA SER UTILIZADA PARA FINS DE SOBREVIVÊNCIA. E ASSIM VOCÊ FICOU DURANTE 1 ANO SEM TOMAR BANHO. VOCÊ TINHA UM NAMORADO (A) DO QUAL VOCÊ MUITO GOSTA E QUE ESTAVA COM MUITA SAUDADES POIS HÁ 1 ANO E MEIO POR MORAR MUMA CIDADE MUITO LONGE DA SUA NÃO PODERIA VIR TODO DIA. NO DIA QUE ELE VIER À SUA CIDADE, POR MAIS QUE VOCÊ GOSTE DELE E QUEIRA ABRAÇAR E BEIJÁ-LO, VOCÊ TERÁ VERGONHA DE APROXIMAR-SE DELE(A). POIS ELE ESTÁ LIMPO ENQUANDO VOCÊ ESTARIA CATINGUENTA, COM PILHO, SEBORREIA, CC, SUADA, PREGUENTA, ETC (DESCULPE-ME O EXCESSO) VOCÊ SIMPLESMENTE IRÁ ESCONDER-SE DELE(A), A DEIXA-LO TE VER NESSAS CONDIÇÕES. E É ASSIM OU MUITO PIOR QUE PODE SER O NOSSO ENCONTRO COM DEUS. O PECADO NOS HUMILHA, NOS SUJA, NOS AFASTA DE DEUS. DEUS ESTÁ “LOUCO” PARA NOS VER, MAS NÓS SUJOS E ENVERGONHADOS FUGIMOS DELE. NÃO ME ESTENDERIA A FALAR DO PURGATÓRIO.
    ESPERO QUE TENHA CONTRIBUIDO PARA UM MELHOR ENTENDIMENTO DA FÉ CATÓLICA E CRISTÃ EM GERAL.

  27. DIREITO DE RESPOSTA (O AUTOR)
    BUSQUEI ESCREVER O TEXTO DE FORMA A NÃO ATACAR NINGUÉM, A IDEIA DE “CONDENAÇÃO” SURGIU DO COMENTÁRIO IRÔNICO, VÁ AO TEXTO ORIGINAL E ME MOSTRE A PARTE QUE EU ESCREVI QUE OS NÃO PRATICANTE DA FÉ CATÓLICA IRÃO PARA O ENFERNO, NÃO EXISTE. E SERIA O CONTRÁRIO DO QUE PENSO. QUANDO USEI O TERMO “MENTES OBTUSAS” REFIRO-ME ÀS PESSOAS QUE TÊM O PENSAMENETO SOMENTE VOLTADO PARA A MÍDIA INDEPENDENTE À IGREJA, NÃO ENTENDENDO O PONTO DE VISTA DA MESMA( IGREJA). INFELIZMENTE, AS PESSOAS SENTEM-SE OPRIMIDAS E ATACADAS QUANDO DEFRONTAM COM ASSSUNTOS DE ORDEM RELIGIOSA. EIS AGORA O QUE PENSO:

    “DOS PECADORES EU SOU O MAIOR, SEJA VOCÊ MEU IRMÃO OU IRMÃ COMO FOR, TEM PARA MIM O MESMO VALOR QUE OS SANTOS”.E AGORA PEÇO QUE NÃO INVENTEM OUTRA COISA.

    NÃO É MEU OBJETIVO SABER DA VIDA PARTICULAR DE NINGUÉM, MAS DE DEFENDER UMA VERDADE QUE ACREDITO. UMA VERDADE QUE FOI EMBASADA NÃO NA SIMLICIDADE DE UM “ALIENADO RELIGIOSO” COMO MUITOS PENSAM, MAS NA EXPERIENCIA QUE TENHO COMO ENFERMEIRO. CONVIDO A CADA UM FAZER UMA VISITA A UM PORTADOR DE HIV OU MELHOR, UM DOENTE EM FASE TERMINAL, CONHECER SUA HISTÓRIA. PORQUE DENTRO DAS PAREDES DE UM HOSPITAL A REALIDADE É OUTRA, E MAIS DURA E CRUA. CONVIDO A CONHECEREM AS “MENINAS MÃES” QUE SEMPRE OUVIRAM FALAR SOBRE CAMISINHA, MAS NÃO SABIAM QUE O SEXO NÃO É COISA MECÂNICA, E QUE UM DIA OU OUTRO ACABARAM FAZENDO O SEXO SEM CAMISINHA. SE TIVESSEM EM MENTE A ABSTINÊNCIA NÃO TERIAM ENGRAVIDADO. QUEM ACHA QUE SOU SIMPLES PERANTE O MUNDO, PEÇO QUE REPENSE SOBRE ESSA QUESTÃO, POIS CREIO QUE NESTE ASSUNTO SOU UM DOS MAIS AUTORIZADOS A FALAR. POIS CONVIVO A CADA DIA COM ESSA SITUAÇÃO. RELAÇÃO COM A IGREJA, LOGICAMENTE HÁ, UMA VEZ QUE ACREDITO E CONHEÇO A POSIÇÃO DA MESMA, E VÃO AO ENCONTRO DA MINHA.

    QUANTO AO MEU PORTUGUÊS:

    QUANDO COLOCO IGREJA (COM I MAIÚSCULO), ESTOU ME REFERINDO À INSTITUIÇÃO “IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA” NÃO A igreja (I MINÚSCULO) DE TIJOLO DO BAIRRO.

    FINALIZANDO AGREDEÇO POR TEREM COMENTADO MEU TEXTO. SEJA O COMENTÁRIO MALDOSO OU NÃO, É BOM SABER QUE ASSUNTOS COMO ESSE AINDA CAUSAM POLÊMICA, UMA VEZ QUE ELA SURGE SOMENTE QUANDO HÁ UM TEMA EM DISCUSSÃO, QUE NÃO ESTÁ TOTALMENTE ESCLARECIDO. NÃO SENDO DO TIPO QUE FICA MAGOADO, ENVIO-LHES UM FRATERNO ABRAÇO A TODOS. E QUE DEUS LHES ABENÇÕE.
    DEUS NOS AMA INCONDICIONALMENTE.

    OBS: APROVEITANDO A POLÊMICA DO COMENTÁRIO EM QUE MUITOS CITARAM “A AMEAÇA DO INFERNO AOS PECADORES”, “QUE DEUS MANDARÁ PARA O FOGO ETERNO AS ALMAS DO INJUSTOS” ETC ETC ETC, GOSTARIA DE ESCLARECER ESTE PONTO DE VISTA QUE TAMBEM POR FALTA DE CONHECIMENTO RELIGIOSO LEVAM A MUITOS A PENSAREM QUE DEUS É UM CARRASCO, QUANDO NÃO É. O MAIOR SOFRIMENTO DO CHAMADO INFERNO, É A PRIVAÇÃO DE DEUS, A SOLIDÃO. MAS SOMOS NÓS MESMOS QUE NOS AFASTAMOS DELE. UM EXEMPLO:

    IMAGINE QUE VOCÊ MORASSE NUMA CIDADE QUE FICAVA ISOLADA EM UM PAIS DE CLIMA QUENTE, E QUE AINDA POR CIMA FOI VÍTIMA DE UMA TERRÍVEL SECA ONDE TODA A AGUA SOMENTE PODERIA SER UTILIZADA PARA FINS DE SOBREVIVÊNCIA. E ASSIM VOCÊ FICOU DURANTE 1 ANO SEM TOMAR BANHO. VOCÊ TINHA UM NAMORADO (A) DO QUAL VOCÊ MUITO GOSTA E QUE ESTAVA COM MUITA SAUDADES POIS HÁ 1 ANO E MEIO POR MORAR MUMA CIDADE MUITO LONGE DA SUA NÃO PODERIA VIR TODO DIA. NO DIA QUE ELE VIER À SUA CIDADE, POR MAIS QUE VOCÊ GOSTE DELE E QUEIRA ABRAÇAR E BEIJÁ-LO, VOCÊ TERÁ VERGONHA DE APROXIMAR-SE DELE(A). POIS ELE ESTÁ LIMPO ENQUANDO VOCÊ ESTARIA CATINGUENTA, COM PILHO, SEBORREIA, CC, SUADA, PREGUENTA, ETC (DESCULPE-ME O EXCESSO) VOCÊ SIMPLESMENTE IRÁ ESCONDER-SE DELE(A), A DEIXA-LO TE VER NESSAS CONDIÇÕES. E É ASSIM OU MUITO PIOR QUE PODE SER O NOSSO ENCONTRO COM DEUS. O PECADO NOS HUMILHA, NOS SUJA, NOS AFASTA DE DEUS. DEUS ESTÁ “LOUCO” PARA NOS VER, MAS NÓS SUJOS E ENVERGONHADOS FUGIMOS DELE. NÃO ME ESTENDERIA A FALAR DO PURGATÓRIO.
    ESPERO QUE TENHA CONTRIBUIDO PARA UM MELHOR ENTENDIMENTO DA FÉ CATÓLICA E CRISTÃ EM GERAL.

  28. DIREITO DE RESPOSTA (O AUTOR)
    BUSQUEI ESCREVER O TEXTO DE FORMA A NÃO ATACAR NINGUÉM, A IDEIA DE “CONDENAÇÃO” SURGIU DO COMENTÁRIO IRÔNICO, VÁ AO TEXTO ORIGINAL E ME MOSTRE A PARTE QUE EU ESCREVI QUE OS NÃO PRATICANTE DA FÉ CATÓLICA IRÃO PARA O ENFERNO, NÃO EXISTE. E SERIA O CONTRÁRIO DO QUE PENSO. QUANDO USEI O TERMO “MENTES OBTUSAS” REFIRO-ME ÀS PESSOAS QUE TÊM O PENSAMENETO SOMENTE VOLTADO PARA A MÍDIA INDEPENDENTE À IGREJA, NÃO ENTENDENDO O PONTO DE VISTA DA MESMA( IGREJA). INFELIZMENTE, AS PESSOAS SENTEM-SE OPRIMIDAS E ATACADAS QUANDO DEFRONTAM COM ASSSUNTOS DE ORDEM RELIGIOSA. EIS AGORA O QUE PENSO:

    “DOS PECADORES EU SOU O MAIOR, SEJA VOCÊ MEU IRMÃO OU IRMÃ COMO FOR, TEM PARA MIM O MESMO VALOR QUE OS SANTOS”.E AGORA PEÇO QUE NÃO INVENTEM OUTRA COISA.

    NÃO É MEU OBJETIVO SABER DA VIDA PARTICULAR DE NINGUÉM, MAS DE DEFENDER UMA VERDADE QUE ACREDITO. UMA VERDADE QUE FOI EMBASADA NÃO NA SIMLICIDADE DE UM “ALIENADO RELIGIOSO” COMO MUITOS PENSAM, MAS NA EXPERIENCIA QUE TENHO COMO ENFERMEIRO. CONVIDO A CADA UM FAZER UMA VISITA A UM PORTADOR DE HIV OU MELHOR, UM DOENTE EM FASE TERMINAL, CONHECER SUA HISTÓRIA. PORQUE DENTRO DAS PAREDES DE UM HOSPITAL A REALIDADE É OUTRA, E MAIS DURA E CRUA. CONVIDO A CONHECEREM AS “MENINAS MÃES” QUE SEMPRE OUVIRAM FALAR SOBRE CAMISINHA, MAS NÃO SABIAM QUE O SEXO NÃO É COISA MECÂNICA, E QUE UM DIA OU OUTRO ACABARAM FAZENDO O SEXO SEM CAMISINHA. SE TIVESSEM EM MENTE A ABSTINÊNCIA NÃO TERIAM ENGRAVIDADO. QUEM ACHA QUE SOU SIMPLES PERANTE O MUNDO, PEÇO QUE REPENSE SOBRE ESSA QUESTÃO, POIS CREIO QUE NESTE ASSUNTO SOU UM DOS MAIS AUTORIZADOS A FALAR. POIS CONVIVO A CADA DIA COM ESSA SITUAÇÃO. RELAÇÃO COM A IGREJA, LOGICAMENTE HÁ, UMA VEZ QUE ACREDITO E CONHEÇO A POSIÇÃO DA MESMA, E VÃO AO ENCONTRO DA MINHA.

    QUANTO AO MEU PORTUGUÊS:

    QUANDO COLOCO IGREJA (COM I MAIÚSCULO), ESTOU ME REFERINDO À INSTITUIÇÃO “IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA” NÃO A igreja (I MINÚSCULO) DE TIJOLO DO BAIRRO.

    FINALIZANDO AGREDEÇO POR TEREM COMENTADO MEU TEXTO. SEJA O COMENTÁRIO MALDOSO OU NÃO, É BOM SABER QUE ASSUNTOS COMO ESSE AINDA CAUSAM POLÊMICA, UMA VEZ QUE ELA SURGE SOMENTE QUANDO HÁ UM TEMA EM DISCUSSÃO, QUE NÃO ESTÁ TOTALMENTE ESCLARECIDO. NÃO SENDO DO TIPO QUE FICA MAGOADO, ENVIO-LHES UM FRATERNO ABRAÇO A TODOS. E QUE DEUS LHES ABENÇÕE.
    DEUS NOS AMA INCONDICIONALMENTE.

    OBS: APROVEITANDO A POLÊMICA DO COMENTÁRIO EM QUE MUITOS CITARAM “A AMEAÇA DO INFERNO AOS PECADORES”, “QUE DEUS MANDARÁ PARA O FOGO ETERNO AS ALMAS DO INJUSTOS” ETC ETC ETC, GOSTARIA DE ESCLARECER ESTE PONTO DE VISTA QUE TAMBEM POR FALTA DE CONHECIMENTO RELIGIOSO LEVAM A MUITOS A PENSAREM QUE DEUS É UM CARRASCO, QUANDO NÃO É. O MAIOR SOFRIMENTO DO CHAMADO INFERNO, É A PRIVAÇÃO DE DEUS, A SOLIDÃO. MAS SOMOS NÓS MESMOS QUE NOS AFASTAMOS DELE. UM EXEMPLO:

    IMAGINE QUE VOCÊ MORASSE NUMA CIDADE QUE FICAVA ISOLADA EM UM PAIS DE CLIMA QUENTE, E QUE AINDA POR CIMA FOI VÍTIMA DE UMA TERRÍVEL SECA ONDE TODA A AGUA SOMENTE PODERIA SER UTILIZADA PARA FINS DE SOBREVIVÊNCIA. E ASSIM VOCÊ FICOU DURANTE 1 ANO SEM TOMAR BANHO. VOCÊ TINHA UM NAMORADO (A) DO QUAL VOCÊ MUITO GOSTA E QUE ESTAVA COM MUITA SAUDADES POIS HÁ 1 ANO E MEIO POR MORAR MUMA CIDADE MUITO LONGE DA SUA NÃO PODERIA VIR TODO DIA. NO DIA QUE ELE VIER À SUA CIDADE, POR MAIS QUE VOCÊ GOSTE DELE E QUEIRA ABRAÇAR E BEIJÁ-LO, VOCÊ TERÁ VERGONHA DE APROXIMAR-SE DELE(A). POIS ELE ESTÁ LIMPO ENQUANDO VOCÊ ESTARIA CATINGUENTA, COM PILHO, SEBORREIA, CC, SUADA, PREGUENTA, ETC (DESCULPE-ME O EXCESSO) VOCÊ SIMPLESMENTE IRÁ ESCONDER-SE DELE(A), A DEIXA-LO TE VER NESSAS CONDIÇÕES. E É ASSIM OU MUITO PIOR QUE PODE SER O NOSSO ENCONTRO COM DEUS. O PECADO NOS HUMILHA, NOS SUJA, NOS AFASTA DE DEUS. DEUS ESTÁ “LOUCO” PARA NOS VER, MAS NÓS SUJOS E ENVERGONHADOS FUGIMOS DELE. NÃO ME ESTENDERIA A FALAR DO PURGATÓRIO.
    ESPERO QUE TENHA CONTRIBUIDO PARA UM MELHOR ENTENDIMENTO DA FÉ CATÓLICA E CRISTÃ EM GERAL.

  29. DIREITO DE RESPOSTA (O AUTOR)
    BUSQUEI ESCREVER O TEXTO DE FORMA A NÃO ATACAR NINGUÉM, A IDEIA DE “CONDENAÇÃO” SURGIU DO COMENTÁRIO IRÔNICO, VÁ AO TEXTO ORIGINAL E ME MOSTRE A PARTE QUE EU ESCREVI QUE OS NÃO PRATICANTE DA FÉ CATÓLICA IRÃO PARA O ENFERNO, NÃO EXISTE. E SERIA O CONTRÁRIO DO QUE PENSO. QUANDO USEI O TERMO “MENTES OBTUSAS” REFIRO-ME ÀS PESSOAS QUE TÊM O PENSAMENETO SOMENTE VOLTADO PARA A MÍDIA INDEPENDENTE À IGREJA, NÃO ENTENDENDO O PONTO DE VISTA DA MESMA( IGREJA). INFELIZMENTE, AS PESSOAS SENTEM-SE OPRIMIDAS E ATACADAS QUANDO DEFRONTAM COM ASSSUNTOS DE ORDEM RELIGIOSA. EIS AGORA O QUE PENSO:

    “DOS PECADORES EU SOU O MAIOR, SEJA VOCÊ MEU IRMÃO OU IRMÃ COMO FOR, TEM PARA MIM O MESMO VALOR QUE OS SANTOS”.E AGORA PEÇO QUE NÃO INVENTEM OUTRA COISA.

    NÃO É MEU OBJETIVO SABER DA VIDA PARTICULAR DE NINGUÉM, MAS DE DEFENDER UMA VERDADE QUE ACREDITO. UMA VERDADE QUE FOI EMBASADA NÃO NA SIMLICIDADE DE UM “ALIENADO RELIGIOSO” COMO MUITOS PENSAM, MAS NA EXPERIENCIA QUE TENHO COMO ENFERMEIRO. CONVIDO A CADA UM FAZER UMA VISITA A UM PORTADOR DE HIV OU MELHOR, UM DOENTE EM FASE TERMINAL, CONHECER SUA HISTÓRIA. PORQUE DENTRO DAS PAREDES DE UM HOSPITAL A REALIDADE É OUTRA, E MAIS DURA E CRUA. CONVIDO A CONHECEREM AS “MENINAS MÃES” QUE SEMPRE OUVIRAM FALAR SOBRE CAMISINHA, MAS NÃO SABIAM QUE O SEXO NÃO É COISA MECÂNICA, E QUE UM DIA OU OUTRO ACABARAM FAZENDO O SEXO SEM CAMISINHA. SE TIVESSEM EM MENTE A ABSTINÊNCIA NÃO TERIAM ENGRAVIDADO. QUEM ACHA QUE SOU SIMPLES PERANTE O MUNDO, PEÇO QUE REPENSE SOBRE ESSA QUESTÃO, POIS CREIO QUE NESTE ASSUNTO SOU UM DOS MAIS AUTORIZADOS A FALAR. POIS CONVIVO A CADA DIA COM ESSA SITUAÇÃO. RELAÇÃO COM A IGREJA, LOGICAMENTE HÁ, UMA VEZ QUE ACREDITO E CONHEÇO A POSIÇÃO DA MESMA, E VÃO AO ENCONTRO DA MINHA.

    QUANTO AO MEU PORTUGUÊS:

    QUANDO COLOCO IGREJA (COM I MAIÚSCULO), ESTOU ME REFERINDO À INSTITUIÇÃO “IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA” NÃO A igreja (I MINÚSCULO) DE TIJOLO DO BAIRRO.

    FINALIZANDO AGREDEÇO POR TEREM COMENTADO MEU TEXTO. SEJA O COMENTÁRIO MALDOSO OU NÃO, É BOM SABER QUE ASSUNTOS COMO ESSE AINDA CAUSAM POLÊMICA, UMA VEZ QUE ELA SURGE SOMENTE QUANDO HÁ UM TEMA EM DISCUSSÃO, QUE NÃO ESTÁ TOTALMENTE ESCLARECIDO. NÃO SENDO DO TIPO QUE FICA MAGOADO, ENVIO-LHES UM FRATERNO ABRAÇO A TODOS. E QUE DEUS LHES ABENÇÕE.
    DEUS NOS AMA INCONDICIONALMENTE.

    OBS: APROVEITANDO A POLÊMICA DO COMENTÁRIO EM QUE MUITOS CITARAM “A AMEAÇA DO INFERNO AOS PECADORES”, “QUE DEUS MANDARÁ PARA O FOGO ETERNO AS ALMAS DO INJUSTOS” ETC ETC ETC, GOSTARIA DE ESCLARECER ESTE PONTO DE VISTA QUE TAMBEM POR FALTA DE CONHECIMENTO RELIGIOSO LEVAM A MUITOS A PENSAREM QUE DEUS É UM CARRASCO, QUANDO NÃO É. O MAIOR SOFRIMENTO DO CHAMADO INFERNO, É A PRIVAÇÃO DE DEUS, A SOLIDÃO. MAS SOMOS NÓS MESMOS QUE NOS AFASTAMOS DELE. UM EXEMPLO:

    IMAGINE QUE VOCÊ MORASSE NUMA CIDADE QUE FICAVA ISOLADA EM UM PAIS DE CLIMA QUENTE, E QUE AINDA POR CIMA FOI VÍTIMA DE UMA TERRÍVEL SECA ONDE TODA A AGUA SOMENTE PODERIA SER UTILIZADA PARA FINS DE SOBREVIVÊNCIA. E ASSIM VOCÊ FICOU DURANTE 1 ANO SEM TOMAR BANHO. VOCÊ TINHA UM NAMORADO (A) DO QUAL VOCÊ MUITO GOSTA E QUE ESTAVA COM MUITA SAUDADES POIS HÁ 1 ANO E MEIO POR MORAR MUMA CIDADE MUITO LONGE DA SUA NÃO PODERIA VIR TODO DIA. NO DIA QUE ELE VIER À SUA CIDADE, POR MAIS QUE VOCÊ GOSTE DELE E QUEIRA ABRAÇAR E BEIJÁ-LO, VOCÊ TERÁ VERGONHA DE APROXIMAR-SE DELE(A). POIS ELE ESTÁ LIMPO ENQUANDO VOCÊ ESTARIA CATINGUENTA, COM PILHO, SEBORREIA, CC, SUADA, PREGUENTA, ETC (DESCULPE-ME O EXCESSO) VOCÊ SIMPLESMENTE IRÁ ESCONDER-SE DELE(A), A DEIXA-LO TE VER NESSAS CONDIÇÕES. E É ASSIM OU MUITO PIOR QUE PODE SER O NOSSO ENCONTRO COM DEUS. O PECADO NOS HUMILHA, NOS SUJA, NOS AFASTA DE DEUS. DEUS ESTÁ “LOUCO” PARA NOS VER, MAS NÓS SUJOS E ENVERGONHADOS FUGIMOS DELE. NÃO ME ESTENDERIA A FALAR DO PURGATÓRIO.
    ESPERO QUE TENHA CONTRIBUIDO PARA UM MELHOR ENTENDIMENTO DA FÉ CATÓLICA E CRISTÃ EM GERAL.

  30. DIREITO DE RESPOSTA (O AUTOR)
    BUSQUEI ESCREVER O TEXTO DE FORMA A NÃO ATACAR NINGUÉM, A IDEIA DE “CONDENAÇÃO” SURGIU DO COMENTÁRIO IRÔNICO, VÁ AO TEXTO ORIGINAL E ME MOSTRE A PARTE QUE EU ESCREVI QUE OS NÃO PRATICANTE DA FÉ CATÓLICA IRÃO PARA O ENFERNO, NÃO EXISTE. E SERIA O CONTRÁRIO DO QUE PENSO. QUANDO USEI O TERMO “MENTES OBTUSAS” REFIRO-ME ÀS PESSOAS QUE TÊM O PENSAMENETO SOMENTE VOLTADO PARA A MÍDIA INDEPENDENTE À IGREJA, NÃO ENTENDENDO O PONTO DE VISTA DA MESMA( IGREJA). INFELIZMENTE, AS PESSOAS SENTEM-SE OPRIMIDAS E ATACADAS QUANDO DEFRONTAM COM ASSSUNTOS DE ORDEM RELIGIOSA. EIS AGORA O QUE PENSO:

    “DOS PECADORES EU SOU O MAIOR, SEJA VOCÊ MEU IRMÃO OU IRMÃ COMO FOR, TEM PARA MIM O MESMO VALOR QUE OS SANTOS”.E AGORA PEÇO QUE NÃO INVENTEM OUTRA COISA.

    NÃO É MEU OBJETIVO SABER DA VIDA PARTICULAR DE NINGUÉM, MAS DE DEFENDER UMA VERDADE QUE ACREDITO. UMA VERDADE QUE FOI EMBASADA NÃO NA SIMLICIDADE DE UM “ALIENADO RELIGIOSO” COMO MUITOS PENSAM, MAS NA EXPERIENCIA QUE TENHO COMO ENFERMEIRO. CONVIDO A CADA UM FAZER UMA VISITA A UM PORTADOR DE HIV OU MELHOR, UM DOENTE EM FASE TERMINAL, CONHECER SUA HISTÓRIA. PORQUE DENTRO DAS PAREDES DE UM HOSPITAL A REALIDADE É OUTRA, E MAIS DURA E CRUA. CONVIDO A CONHECEREM AS “MENINAS MÃES” QUE SEMPRE OUVIRAM FALAR SOBRE CAMISINHA, MAS NÃO SABIAM QUE O SEXO NÃO É COISA MECÂNICA, E QUE UM DIA OU OUTRO ACABARAM FAZENDO O SEXO SEM CAMISINHA. SE TIVESSEM EM MENTE A ABSTINÊNCIA NÃO TERIAM ENGRAVIDADO. QUEM ACHA QUE SOU SIMPLES PERANTE O MUNDO, PEÇO QUE REPENSE SOBRE ESSA QUESTÃO, POIS CREIO QUE NESTE ASSUNTO SOU UM DOS MAIS AUTORIZADOS A FALAR. POIS CONVIVO A CADA DIA COM ESSA SITUAÇÃO. RELAÇÃO COM A IGREJA, LOGICAMENTE HÁ, UMA VEZ QUE ACREDITO E CONHEÇO A POSIÇÃO DA MESMA, E VÃO AO ENCONTRO DA MINHA.

    QUANTO AO MEU PORTUGUÊS:

    QUANDO COLOCO IGREJA (COM I MAIÚSCULO), ESTOU ME REFERINDO À INSTITUIÇÃO “IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA” NÃO A igreja (I MINÚSCULO) DE TIJOLO DO BAIRRO.

    FINALIZANDO AGREDEÇO POR TEREM COMENTADO MEU TEXTO. SEJA O COMENTÁRIO MALDOSO OU NÃO, É BOM SABER QUE ASSUNTOS COMO ESSE AINDA CAUSAM POLÊMICA, UMA VEZ QUE ELA SURGE SOMENTE QUANDO HÁ UM TEMA EM DISCUSSÃO, QUE NÃO ESTÁ TOTALMENTE ESCLARECIDO. NÃO SENDO DO TIPO QUE FICA MAGOADO, ENVIO-LHES UM FRATERNO ABRAÇO A TODOS. E QUE DEUS LHES ABENÇÕE.
    DEUS NOS AMA INCONDICIONALMENTE.

    OBS: APROVEITANDO A POLÊMICA DO COMENTÁRIO EM QUE MUITOS CITARAM “A AMEAÇA DO INFERNO AOS PECADORES”, “QUE DEUS MANDARÁ PARA O FOGO ETERNO AS ALMAS DO INJUSTOS” ETC ETC ETC, GOSTARIA DE ESCLARECER ESTE PONTO DE VISTA QUE TAMBEM POR FALTA DE CONHECIMENTO RELIGIOSO LEVAM A MUITOS A PENSAREM QUE DEUS É UM CARRASCO, QUANDO NÃO É. O MAIOR SOFRIMENTO DO CHAMADO INFERNO, É A PRIVAÇÃO DE DEUS, A SOLIDÃO. MAS SOMOS NÓS MESMOS QUE NOS AFASTAMOS DELE. UM EXEMPLO:

    IMAGINE QUE VOCÊ MORASSE NUMA CIDADE QUE FICAVA ISOLADA EM UM PAIS DE CLIMA QUENTE, E QUE AINDA POR CIMA FOI VÍTIMA DE UMA TERRÍVEL SECA ONDE TODA A AGUA SOMENTE PODERIA SER UTILIZADA PARA FINS DE SOBREVIVÊNCIA. E ASSIM VOCÊ FICOU DURANTE 1 ANO SEM TOMAR BANHO. VOCÊ TINHA UM NAMORADO (A) DO QUAL VOCÊ MUITO GOSTA E QUE ESTAVA COM MUITA SAUDADES POIS HÁ 1 ANO E MEIO POR MORAR MUMA CIDADE MUITO LONGE DA SUA NÃO PODERIA VIR TODO DIA. NO DIA QUE ELE VIER À SUA CIDADE, POR MAIS QUE VOCÊ GOSTE DELE E QUEIRA ABRAÇAR E BEIJÁ-LO, VOCÊ TERÁ VERGONHA DE APROXIMAR-SE DELE(A). POIS ELE ESTÁ LIMPO ENQUANDO VOCÊ ESTARIA CATINGUENTA, COM PILHO, SEBORREIA, CC, SUADA, PREGUENTA, ETC (DESCULPE-ME O EXCESSO) VOCÊ SIMPLESMENTE IRÁ ESCONDER-SE DELE(A), A DEIXA-LO TE VER NESSAS CONDIÇÕES. E É ASSIM OU MUITO PIOR QUE PODE SER O NOSSO ENCONTRO COM DEUS. O PECADO NOS HUMILHA, NOS SUJA, NOS AFASTA DE DEUS. DEUS ESTÁ “LOUCO” PARA NOS VER, MAS NÓS SUJOS E ENVERGONHADOS FUGIMOS DELE. NÃO ME ESTENDERIA A FALAR DO PURGATÓRIO.
    ESPERO QUE TENHA CONTRIBUIDO PARA UM MELHOR ENTENDIMENTO DA FÉ CATÓLICA E CRISTÃ EM GERAL.

  31. DIREITO DE RESPOSTA (O AUTOR)
    BUSQUEI ESCREVER O TEXTO DE FORMA A NÃO ATACAR NINGUÉM, A IDEIA DE “CONDENAÇÃO” SURGIU DO COMENTÁRIO IRÔNICO, VÁ AO TEXTO ORIGINAL E ME MOSTRE A PARTE QUE EU ESCREVI QUE OS NÃO PRATICANTE DA FÉ CATÓLICA IRÃO PARA O ENFERNO, NÃO EXISTE. E SERIA O CONTRÁRIO DO QUE PENSO. QUANDO USEI O TERMO “MENTES OBTUSAS” REFIRO-ME ÀS PESSOAS QUE TÊM O PENSAMENETO SOMENTE VOLTADO PARA A MÍDIA INDEPENDENTE À IGREJA, NÃO ENTENDENDO O PONTO DE VISTA DA MESMA( IGREJA). INFELIZMENTE, AS PESSOAS SENTEM-SE OPRIMIDAS E ATACADAS QUANDO DEFRONTAM COM ASSSUNTOS DE ORDEM RELIGIOSA. EIS AGORA O QUE PENSO:

    “DOS PECADORES EU SOU O MAIOR, SEJA VOCÊ MEU IRMÃO OU IRMÃ COMO FOR, TEM PARA MIM O MESMO VALOR QUE OS SANTOS”.E AGORA PEÇO QUE NÃO INVENTEM OUTRA COISA.

    NÃO É MEU OBJETIVO SABER DA VIDA PARTICULAR DE NINGUÉM, MAS DE DEFENDER UMA VERDADE QUE ACREDITO. UMA VERDADE QUE FOI EMBASADA NÃO NA SIMLICIDADE DE UM “ALIENADO RELIGIOSO” COMO MUITOS PENSAM, MAS NA EXPERIENCIA QUE TENHO COMO ENFERMEIRO. CONVIDO A CADA UM FAZER UMA VISITA A UM PORTADOR DE HIV OU MELHOR, UM DOENTE EM FASE TERMINAL, CONHECER SUA HISTÓRIA. PORQUE DENTRO DAS PAREDES DE UM HOSPITAL A REALIDADE É OUTRA, E MAIS DURA E CRUA. CONVIDO A CONHECEREM AS “MENINAS MÃES” QUE SEMPRE OUVIRAM FALAR SOBRE CAMISINHA, MAS NÃO SABIAM QUE O SEXO NÃO É COISA MECÂNICA, E QUE UM DIA OU OUTRO ACABARAM FAZENDO O SEXO SEM CAMISINHA. SE TIVESSEM EM MENTE A ABSTINÊNCIA NÃO TERIAM ENGRAVIDADO. QUEM ACHA QUE SOU SIMPLES PERANTE O MUNDO, PEÇO QUE REPENSE SOBRE ESSA QUESTÃO, POIS CREIO QUE NESTE ASSUNTO SOU UM DOS MAIS AUTORIZADOS A FALAR. POIS CONVIVO A CADA DIA COM ESSA SITUAÇÃO. RELAÇÃO COM A IGREJA, LOGICAMENTE HÁ, UMA VEZ QUE ACREDITO E CONHEÇO A POSIÇÃO DA MESMA, E VÃO AO ENCONTRO DA MINHA.

    QUANTO AO MEU PORTUGUÊS:

    QUANDO COLOCO IGREJA (COM I MAIÚSCULO), ESTOU ME REFERINDO À INSTITUIÇÃO “IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA” NÃO A igreja (I MINÚSCULO) DE TIJOLO DO BAIRRO.

    FINALIZANDO AGREDEÇO POR TEREM COMENTADO MEU TEXTO. SEJA O COMENTÁRIO MALDOSO OU NÃO, É BOM SABER QUE ASSUNTOS COMO ESSE AINDA CAUSAM POLÊMICA, UMA VEZ QUE ELA SURGE SOMENTE QUANDO HÁ UM TEMA EM DISCUSSÃO, QUE NÃO ESTÁ TOTALMENTE ESCLARECIDO. NÃO SENDO DO TIPO QUE FICA MAGOADO, ENVIO-LHES UM FRATERNO ABRAÇO A TODOS. E QUE DEUS LHES ABENÇÕE.
    DEUS NOS AMA INCONDICIONALMENTE.

    OBS: APROVEITANDO A POLÊMICA DO COMENTÁRIO EM QUE MUITOS CITARAM “A AMEAÇA DO INFERNO AOS PECADORES”, “QUE DEUS MANDARÁ PARA O FOGO ETERNO AS ALMAS DO INJUSTOS” ETC ETC ETC, GOSTARIA DE ESCLARECER ESTE PONTO DE VISTA QUE TAMBEM POR FALTA DE CONHECIMENTO RELIGIOSO LEVAM A MUITOS A PENSAREM QUE DEUS É UM CARRASCO, QUANDO NÃO É. O MAIOR SOFRIMENTO DO CHAMADO INFERNO, É A PRIVAÇÃO DE DEUS, A SOLIDÃO. MAS SOMOS NÓS MESMOS QUE NOS AFASTAMOS DELE. UM EXEMPLO:

    IMAGINE QUE VOCÊ MORASSE NUMA CIDADE QUE FICAVA ISOLADA EM UM PAIS DE CLIMA QUENTE, E QUE AINDA POR CIMA FOI VÍTIMA DE UMA TERRÍVEL SECA ONDE TODA A AGUA SOMENTE PODERIA SER UTILIZADA PARA FINS DE SOBREVIVÊNCIA. E ASSIM VOCÊ FICOU DURANTE 1 ANO SEM TOMAR BANHO. VOCÊ TINHA UM NAMORADO (A) DO QUAL VOCÊ MUITO GOSTA E QUE ESTAVA COM MUITA SAUDADES POIS HÁ 1 ANO E MEIO POR MORAR MUMA CIDADE MUITO LONGE DA SUA NÃO PODERIA VIR TODO DIA. NO DIA QUE ELE VIER À SUA CIDADE, POR MAIS QUE VOCÊ GOSTE DELE E QUEIRA ABRAÇAR E BEIJÁ-LO, VOCÊ TERÁ VERGONHA DE APROXIMAR-SE DELE(A). POIS ELE ESTÁ LIMPO ENQUANDO VOCÊ ESTARIA CATINGUENTA, COM PILHO, SEBORREIA, CC, SUADA, PREGUENTA, ETC (DESCULPE-ME O EXCESSO) VOCÊ SIMPLESMENTE IRÁ ESCONDER-SE DELE(A), A DEIXA-LO TE VER NESSAS CONDIÇÕES. E É ASSIM OU MUITO PIOR QUE PODE SER O NOSSO ENCONTRO COM DEUS. O PECADO NOS HUMILHA, NOS SUJA, NOS AFASTA DE DEUS. DEUS ESTÁ “LOUCO” PARA NOS VER, MAS NÓS SUJOS E ENVERGONHADOS FUGIMOS DELE. NÃO ME ESTENDERIA A FALAR DO PURGATÓRIO.
    ESPERO QUE TENHA CONTRIBUIDO PARA UM MELHOR ENTENDIMENTO DA FÉ CATÓLICA E CRISTÃ EM GERAL.

  32. Bruno,
    estava aqui me divertindo com o post escrito pelo Rafael, respostas lúcidas a sua forma de pensar. Poderia passar distante dessa discussão, mas quando você se utilizou do argumento de autoridade (“UMA VERDADE QUE FOI EMBASADA NÃO NA SIMLICIDADE DE UM “ALIENADO RELIGIOSO” COMO MUITOS PENSAM, MAS NA EXPERIENCIA QUE TENHO COMO ENFERMEIRO”), não pude ficar calada.
    Pois sou psicóloga, psicanalista, atualmente mestranda em psicologia pela UnB. Autoridade por autoridade, a minha experiência vem falar exatamente dos frutos da moral católica sobre as pessoas. Oras, quem conhece o mínimo de psicanálise sabe que Freud iniciou seus estudos com as histéricas, mulheres que não tinham disfunções orgânicas, mas que desenvolviam estados de cegueira, paralisia, etc., por questões psíquicas. No caso da Viena do século XIX, era a moral sexual repressora que causava esses distúrbios. Ainda recebemos até hoje, em nossos divãs, pessoas que se martirizam, que sofrem, por serem condenadas pela moral católica e por terem que se adaptar a condutas sexuais repressivas. Você conhece pessoas que estão morrendo de AIDS? Eu tb conheço, mas conheço pessoas que namoram, que namoram pessoas do mesmo sexo, que transam e amam e são felizes. A minha experiência me assegura que prazer e amor trazem mais benefício do que culpa e abstinência. Aliás, o próprio Freud atendeu vários casos de “neurose de angústia”, neurose causada pela inibição das atividades sexuais. Talvez estudar um pouco sobre isso seria interessante para a sua postura.
    Atenciosamente.

  33. Fantástico post, Rafael.
    Adorei que o tal Bruno veio usar de “direito de resposta” mas não li, porque não leio nada escrito totalmente em caixa alta.

  34. Fica quieta, doutora, que até o Harold Bloom já pôs o Freud na lista dos maiores escritores do Ocidente, justamente por causa da criatividade dele em escrever anedotas: os causos que ele conta não passam disso! E pensar que ainda tem gente, em pleno século XXI, que ainda acredita na psicanálise! Ó obscurantismo!

  35. Não se preocupe, Pena, que eu não levarei isso em consideração quando for tratar você e seus parentes, ok?:)
    Saudações cordiais. 🙂

  36. Mas finalmente concordo com você: a Igreja não tem que pedir perdão aos portadores de HIV. Eles deram ouvidos às besteiras que ela disse porque quiseram.

    Achar que todo mundo que faz sexo de risco o faz por obediência à Igreja não é apenas imbecíl, é ma fé.

Comments are closed.