Os trabalhos evangélicos de Lucia e Tony

Uma moça chamada Lucia Atagiba deixou um comentário num post antigo sobre o Cine Tamoio, um dos últimos cinemas de rua de Salvador a fechar. O comentário foi bloqueado, porque não entendi o que ele tinha a ver com o tema; mas faz um apelo que merece ser ouvido, e é tão bom que merece ser publicado com algum destaque:

Estou alugando uma chacara na cidade de Alagoinhas Bahia para fazer trabalhos evangelicos.
Caso aja interesse procurar Tony neste telefone(71)32594531

E aí está o telefone de Lucia e de Tony. Por favor, ligue. Se você precisa de um intermediário para a indefectível conversa que tantos acabam tendo com Deus, ligue. Conheça a chácara de Lucia e Tony, onde trabalhos evangélicos são feitos para aproximar o Senhor de pobres mortais que, não sabendo ou não podendo laborar por conta própria, incumbem Lucia e Tony desses trabalhos. Não sei quanto custa, e nunca coloquei os pés em Alagoinhas; mas se morasse ali, ou pelo menos perto, eu não deixaria de ir.

Lírico que quase sou, quase vou às lágrimas ao imaginar Tony e Lucia fazendo um trabalho evangélico. Mugunzá para Nosso Senhor dos Passos. “Tá amarrado!”, diz Tony, e Lucia ergue os braços para o céu e diz “Aleluia!, mizifio!”

É com um sorriso grande no rosto que imagino a Lucia numa encruzilhada à meia-noite. Não faz pedidos malévolos para Exu, claro, que até o sincretismo absoluto tem seus limites éticos, mas quem sabe uma pipoquinha para Gabriel? Mesmo arcanjos gostam de um agrado, de um sinal de respeito e de carinho. Arcanjos são seres solitários em sua faina divina.

São trabalhos limpos, os trabalhos evangélicos de Lucia e Tony. Chega de galinhas se esvaindo em sangue, chega de cachaça. Uma hóstia no lugar de um bode, agora; e antes de começar a realizar o trabalho evangélico que você encomendou, Tony vai derramar um pouco de vinho canônico para Exu.

São belos, também. Na chácara de Lucia e Tony os trabalhos evangélicos são feitos ao som ritmado dos atabaques, em vez de histéricos com as mãos para o alto. Você não verá uma mulher convulsa possuída pelo demônio enquanto Tony, com a mão em sua cabeça, ordena que o demônio que está dentro dela abandone esse corpo que não lhe pertence. Em vez disso, mulheres dançam enquanto mexem suavemente os ombros, caindo para lá, caindo para cá. Suas mãos fazem desenhos no ar, suaves, quase sensuais, desenhos que parecem carícias na cabeça de Deus.

Procure o Tony. O telefone está ali, é 3259-4531, o código de área é 71. Ele vai te receber com um galho de arruda numa mão e um incensório na outra. E vai curar seus males de amor, vai lhe contar que aquela sua grande amiga tem inveja de você, vai trazer de volta a pessoa amada, e vai abrir os seus caminhos com a graça de Deus e de Iemanjá.

12 thoughts on “Os trabalhos evangélicos de Lucia e Tony

  1. Isso me lembra dos áureos tempos em que eu tinha como vizinho um pai de santo…

    Era mágico ir dormir todas as quartas ao som do atabaque e das galinhas emitindo o último som de suas vidas… Algo de gutural se me permite comentar.

    Escorre uma lágrima de emoção só de pensar em ter Tony e Lucia como vizinhos… Acho que devo me mudar para Alagoinhas…

  2. A diferença entre pai de santo e pastor pentecostal é que, grande parte das vezes, o pai de santo é gente boa.
    E por que será que pastor é rouco?? Tenho medo de qq um que tenha olhos vidrados e certezas absolutas.

  3. Eu qro, se for pra curar mal de amor em três dias. Será que rola um palpite pra Mega tbém?
    Tbém notei que o tema religião anda frequente neste blog.
    E continuo achando que tem gente que faz comment tonto pra virar post.Li de novo o texto do Jack…maravilhoso, melhora cada vez que leio.
    Bjos

  4. Quem bom! Vc está vivo! Nunca mais te vi on…religião está muito em vc ultimamente, tô achando que está tentando MESMO ganhar o céu! Eu achei que fosse brincadeira…

  5. Fica curtindo… fica… nunca li tanta bobagem na minha vida… voce é grosso, ignorante e estúpido !

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *