Baobá II

Não podia deixar de tirar esta foto do tal baobá de Fortaleza.

Infelizmente a foto foi tirada às 8 da manhã. Nenhuma atividade aos pés do baobá. Acho que as putas estavam em horário de almoço.

40 thoughts on “Baobá II

  1. Existem 22 Baobás no Brasil, em Pernambuco estão 16, 3 no Rio Grande do Norte 1 no Ceará e 2 no Rio de Janeiro ( Jardim Botânico e Ilha de Paquetá).

  2. Rafael no Rio Grande do Norte não existe só um Baobá, só na minha cidade tem uns cinco as margens da Lagoa do Piató (maior reservatório natural de água do estado). Assu-RN

  3. Rafael, no Estado do RJ não existem apenas 2 baobás, pois aqui em Quissamã ao lado do Museu da cidade temos um enorme.

  4. O Baobá da Cidade de Nísia Floresta do Estado do Rio Grande do Norte têm dado a oportunidade de reprodução da espécie,adquiri dois Baobás em Março de 2006,agora os mesmos já crescerão mais de um metro ,agora em Janeiro brotou nova folhagem,lindos!eu cuido deles com especial atenção.Bom agora temos em Natal 4 Baobás plantados,um na Avenida São José-de propriedade do Escritor e Advogado Diogénes Cunha ,um na praça de Nísia Floresta e dois na minha granja em PIUM.

  5. Só no campus da Universidade Federal de Pernambuco, onde trabalho, já há 17 baobás plantados; na Oficina Cerâmica Francisco Brennand, temos três; no Museu da Abolição, temos um. Há uma infinidade de exemplares na terra do frevo e do maracatu. Mudas produzidas em Pernambuco têm sido levadas também para a Bahia, sendo plantadas em muitos terreiros de Candomblé e importantes pontos turísticos da capital baiana.

  6. Gostaria de algum contato com Fernando Batista, pois sou de Recife e busco uma forma de adquirir uma muda de baobá para enviar para SP. Grata, Germana.

  7. oi!
    Eu sou apenas uma curiosa a respeito do Baobá, e gostaria de saber se alguém sabe a melhor forma de propagação do Baobá, além de ser por semente.
    Ficaria muito feliz em saber, pois pretendo reproduzir uma árvore.

  8. Pois é existe muita confusão entre o Baobá, vegetal nativo da África e a Barriguda que é nativa do Brasil. As arvores são parecidas, mas particularidades, como as flores, podem ajudar na identificação. Em Bebedouro, pequena cidade do interior paulista, tem uma Instituição que a tende a jovens e crianças de baixa renda e nesta Instituição tem uma área verde. o BOsque São FRancisco de Assis e neste Bosque está um frondoso e belíssimo Baobá.
    A cidade fica próxima a Ribeirão Preto, mais conhecida.
    E o nome da Instituição é Educandário Bebedouro. Vale a pena conferir.

  9. Pois é existe muita confusão entre o Baobá, vegetal nativo da África e a Barriguda que é nativa do Brasil. As arvores são parecidas, mas particularidades, como as flores, podem ajudar na identificação. Em Bebedouro, pequena cidade do interior paulista, tem uma Instituição que a tende a jovens e crianças de baixa renda e nesta Instituição tem uma área verde. o BOsque São FRancisco de Assis e neste Bosque está um frondoso e belíssimo Baobá.
    A cidade fica próxima a Ribeirão Preto, mais conhecida.
    E o nome da Instituição é Educandário Bebedouro. Vale a pena conferir.

  10. Encontrei dois Baobá em Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco, um em Piedade nas proximidades da Rua São Sebastião e outro em Candeias na 3 faixas. Provavelmente estes não se encontram catalogados.

  11. Na casa do meu pai, Sr José Frutuoso,em Pedra Branca-CE, tem uma muda de baobá plantada que já mede 2m de altura.

  12. Rafael, tbm sou de Assu/RN realmente lá existem 5 baobás nas margens da Lagoa Piató, eu fui la para conferir e peguei algumas sementes, plantei 100, estou com 2 mudas com 5 meses, elas crescem muito rápido…

  13. Aqui no Ceará, na cidade de Fortaleza, pelo que sei, existem dois baobás; um, na praça Passeio Público, Centro; e outro na Rua Francisco Sá, bairro Barra do Ceará. E vai crescendo o número de Baobás no Brasil… eita coisa boa!!!

  14. Acabei de produzir a primeira muda em casa aqui no Rio de Janeiro. Trabalho em Angola e trouxe umas sementes da Múcua (fruto do imbundeiro). Tenho outras sementes e vou tentar produzir outras mudas. Se alguém souber alguma dica do cultivo estou aceitando sugestão.

  15. Gostaria de obter um pé de baobá para ser plantado numa praça de Campinas/SP, trata-se de uma praça do Orixá Oxóssi.

    Ase

    Maurilio Silva

  16. Alô MAURÍLIO FERREIRA DA SILVA, posso te enviar algumas sementes de Baobá para que você consiga a muda a ser plantada na praça do Orixá caçador. Terei prazer em enviá-las. Meu e-mail: fbatistape@gmail.com

  17. Existem outros baobás no Rio de Janeiro.

    No Campo de Santana, na Av. Pres. Vargas, no centro do Rio de Janeiro, existem dois grupos de cerca de cinco baobás cada. O primeiro grupo possivelmente da época do Imperador D. Pedro II, e o segundo mais recente de cerca de 30 ou 40 anos, que dizem ter sido plantado com mudas de sementes do primeiro grupo.

    Há também um pequeno grupo no Passeio Público, também no centro do Rio de Janeiro, quase em frente à antiga sede do Automóvel Clube do Brasil.

    Há outro muito antigo na Ilha de Paquetá e que se tornou atrção turística com o apelido de Maria Gorda.

    Existem muitos novos baobás em Minas Gerais, na cidade de Leopoldina e arredores, pois em tenho feito algumas mudas e dado de presente para praças públicas e amigos. Cerca de mais de 80 mudas já foram plantadas lá.

  18. ALô Marcos Valério Silva,

    O plantio é muito fácil, basta plantar em um saco plástico com terra e um pouco de adubo, molhando a muda entre três a quatro vezes por semana, no máximo, e colocá-la no sol pelo menos por metade do dia, lembrando que o baobá é uma árvore que gosta de muito sol e pouca humidade.

    Plantar sempre longe de casa, pelo menos 15 metros, em terreno de pouca humidade e muito sol.
    A muda já pode ir para o chão com menos de dois ou três meses e, em geral se desenvolve muito bem.

    Ao Maurílio Ferreira da Silva,

    Se você quizer eu consigo algumas mudas de presente.
    IMPORTANTE: Para dar frutos o baobá deverá ser plantado com mais uma ou duas mudas por perto, pois raramente, e muito raramente mesmo, um baobá sòzinho frutifica.

    Meu email: carloscopa40@yahoo.fr

    J. Carlos.

  19. Existem Baobás também em Nova Friburgo-RJ, à beira do principal rio da região que corta a cidade.

  20. Desde 29.08.2008, a produção de “A ÁRVORE DE JÚLIA” está distribuindo, pelo menos, uma muda de Baobá ao final da peça e distribuirá, também, sementes da árvore, todas doadas por mim. A peça se encontra em cartaz no Teatro Barreto Júnior, no bairro do Pina, em Recife, às sextas-feiras, sábados e domingos até o final de outubro de 2008. Dessa forma, acho que contribuo para disseminar não só essa magnífica árvore, como, também, o teatro pernambucano que está tão bem representado pelos que fazem a mencionada peça. FERNANDO BATISTA (fbatistape@gmail.com).

  21. em Vicência Pernambuco, a usn 120 KM de Recife tem logo 2…com uns 4 a 5 metros de diametro, tenho fotos, sou de João Pessoa

  22. Alguem pode me enviar algumas semnetes de BAOBÀ?

    Fernando de Souza Pires
    Estrada Adelino Dias 231
    Bairro Cruzeiro Cdade de TERESÒPOLIS RJ
    Cep25990100

  23. Visitei hoje essa arvore gigante, no Passeio Publico, é muito bonita e tenho fotos.. Depois mandarei.

  24. Também gostaria de receber algumas sementes de Baobá.
    As mudas serão plantadas em praça, ao lado da Fundação Casa da Capoeira, em Bauru/SP.
    A praça ainda sem nome, deverá ser “batizada” de Mestre Bimba, o criador da Capoeira Regional.

    Fundação Casa da Capoeira de Bauru
    Rua Sebastião Pregnolato, 4-86
    Bauru/SP
    CEP: 17047-145

  25. EU VOU PLANTAR AQUI EM ASSÚ (RN)50 CIMQUENTA PÉS DE BAOBÁS NO FUTURO SERA COMHECIDA COMO A CIDADE DOS BAOBÁS. JÁ ESTOU FAZENDO AS MUDAS..

  26. Iniciei em 2007 o Projeto 100 Mil Árvores…

    Este projeto tem a missão de promover o plantio de cem mil mudas de árvoes…

    bumar.bloguepessoal.com
    Link > Amigos do Meio Ambiente

    Confira o trabalho realizado por volunários.

    Caso queira ajudar este Projeto, ligue 81 9264 0514.

  27. Eu gostaria muito de plantar um baobá numa praça que esta sendo contruida na minha cidade . Há muitos anos existe a igreja de São José Operário e só agora as autoridades competentes se lembraram dela! Então queria que a pracinha fosse aumentando de tamanho junto com o ” baobá” para ser lembrado por todas as gerações! me falem como posso fazer para conseguir!! obrigada!!

  28. Em Nova Era , MG, foram plantadas neste ano de 2010 ,10 mudas feitas com sementes originárias do Pató,Assu,RN.

  29. Amigo Rafael, na Fazenda Manhoso, municipio de Caicó, Estado do RN, de propriedade da familia Gregorio, tambem tem um Baoba muito antigo com aproximadamente 80 anos, uma árvore gigante é bela!

  30. Existe uma informação errônea na net de que existem apenas 20 ou 22 Baobás no Brasil. Estou começando a fazer um levantamento e só no município de Assú no RN existem 11 baobás plantados na beira do lago Piató. É a maior concetração desta árvore no Brasil. Depois tem outro no município de Nisia Floresta.Acabo de escrever um livro sobre Angola e um dos capítulos é justamente sobre o Baobá, lá chamado de Imbondeiro. Se quiserem ver olhe na net http://www.editoralivronovo.com.br procure na categoria Viagens e Turismo o livro Caminhos de Angola. Espero que gostem.

  31. rafael, neto da ong baoba. natal tem 1 arvore, nisia floresta 1 arvore, itau 1 arvore, caico 1 , 1 em jundiai , 11 em açu. portanto sao 16 arvores so no rio grande do norte.

  32. Olá Gente, em Mossoró há dois Baobás, um na UFERSA(UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO) e outro no Hotel Thermas. Já em Fortaleza há 3, sendo um no Passeio Público, um na Barra do Ceará e o outro no bairro da messejana, próximo a Casa de José de Alencar.

  33. Em outubro de 2011 lancei o livro – MAPA DOS BAOBÁS DO BRASIL

    Os interessados pela obra podem entrar em contato – projetobaoba@hotmail.com

    Qualquer informação sobre baobás, por gentileza enviar para que possamos atualizar o mapa.

    Acessem o nosso portal (www.respireessaideia.org) e acompanhem as atividades do Projeto Baobá.

    O Projeto Baobá continua o mapeamento dos baobás em todo o Brasil.

    Quem puder e quiser participar por gentileza nos enviar foto e endereço dos baobás.

    Gilberto Vasconcelos – Viveirista Florestal – pesquisador.

    http://www.respireessaideia.org

    http://www.baoba.moonfruit.com

    81 9778 7742 (TIM)

    81 8523 4451 (OI)

Leave a Reply

Your email address will not be published.