Educação no Ceará

Uma das coisas que sempre me chamaram a atenção no Ceará é a importância que dão a um diploma. Qualquer um. Isso faz parte da tradição ibérica, certo, mas aqui no Ceará é mais acentuado. Provavelmente é uma reação ao alto nível de analfabetismo no Estado. É uma forma das classes médias e altas se distinguirem e ascenderem socialmente.

Mas nunca vi, em nenhum outro lugar, tantos professores praticamente analfabetos.

Em frente a uma escola infantil da Barão de Studart, uma bela frase é atribuída ao grande astrônomo Carl Segan. A crase, coitada, vive entrando de gaiata em lugares onde não é chamada. E já vi professores formados e reformados escreverem vídio, pretencioso, infelismente e outras pequenas jóias da última flor do Lácio, bela e, principalmente, inculta.

Mas o grande exemplo, para mim, aconteceu quando flagrei um professor graduado saindo de uma banca de jornais carregado de revistas. Ele se justificou: “Tem que ter cultura, né?”.

Se revistas para ele são a principal fonte de cultura, eu não sei o que dizer além de agradecer aos céus por não ter sido seu aluno. Livros para ele devem ser revelações sobrenaturais. Entalhadas por Deus em pedra e levadas a alguns poucos escolhidos, para que parem de adorar Baal.

4 thoughts on “Educação no Ceará

  1. Rafa, pois eu, na UFMG, tive professor escrevendo “almento” (queria dizer aumento) e “conscepção”. Quanto a seu blog ter palavras que os blogueiros não entenderiam, o que você acha de “tradição ibérica”? E “ascenderem”? Devem achar que esta última tem relação com fogo, seu incendiário. Um beijo da cor-de-rosa Sula Miranda Cover

  2. Infelizmente a Educação no nosso país é assim, cheio de falhas. O culpado disso tudo é o governo que não investe em nossas escolas, nem oferecem salários que deveriam ser dignos aos nossos professores!!!

  3. o estado do ceara teve algumas obras mas foi muito pouco pois eles so ampliam coisas que nao sao muitob uteis,eles podiam ampliar postos de saude,hospitais publicos mas nao eles so pensam em ganhar o dinhero do povo e gastar com sua familia!!!!! nosso pais e uma vergonha por causa da politica

Leave a Reply

Your email address will not be published.