Histórias da II Grande Guerra

Se alguém se interessa pela história da II Guerra Mundial vai encontrar neste site da BBC material muito interessante.

Conta histórias de ingleses durante a guerra. O povo dos dentes feios sofreu o diabo sob os bombardeios nazistas.

Ao mesmo tempo, é interessante ver como a história é sempre contada pelos vencedores. Berlim foi provavelmente mais maltratada do que Londres; basta ver filmes feitos logos após o fim da guerra para ver que os Aliados, mais do que simplesmente bombardear a cidade para vencer a guerra, resolveram liberar a raiva e a sede de vingança. Mas há poucas histórias de sobreviventes alemães que não sejam judeus ou nazistas importantes, provavelmente pelo simples fato de que lutaram do lado errado. Ninguém quer ouvir a história de seus sofrimentos.

Outro aspecto notável: o tempo está passando. E passando rápido. Ainda é possível conhecer veteranos da II Guerra, ouvir suas histórias em primeira mão. O avô de um sujeito que trabalhou comigo contava ao neto histórias de sua passagem pela FEB na Itália, onde deixara um braço. Contava como foram para lá completamente despreparados, e como foram vestidos, alimentados e equipados pelos americanos para servirem como bucha de canhão. Valorosos, corajosos, mas bucha de canhão. (Ou seria “bucha de canhão, mas valorosos e corajosos”?)

Essas histórias vão se acabando. Vão morrendo com seus protagonistas, assim como esse senhor. E de algo vivo, presente, a história no máximo se transforma em palavras imobilizadas em livros ou em um website.

Provavelmente nunca houve momento histórico tão fascinante como este. E nem tão efêmero.

3 thoughts on “Histórias da II Grande Guerra

  1. Um oi de Curitiba! Encontrei a paraibada toda por aqui e meu sotaque tá mais arretado do que nunca! Vixe, maria! Só vendo!

  2. É uma história interessante sim, e realmente nunca vi o lado alemão da coisa. Seria um bom tema para um filme histórico.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *