Os mártires

A idéia do martírio do cristãos em Roma é bisonha.

Os cristãos (com exceção daquele breve período sob Nero) só foram perseguidos de verdade no final do império de Décio. A perseguição durou relativamente pouco tempo, com bispos mortos e exilados e a proibição de eleição de um novo bispo por 16 meses.

Depois disso, só no finalzinho do período de Deocleciano — e dessa vez o cacete comeu durante 10 anos. Ainda assim, é pouco tempo. E os números são menos imponentes do que os cristãos gostariam: 9 bispos foram mortos, e cerca de 2000 cristãos foram encontrar o Senhor mais cedo. Se os leões do Coliseu fossem depender de cristãos para sobreviver, morreriam de fome.

Os cristãos, no entanto, tinham um ladinho meio masoquista. Gibbon: “O gosto dos primeiros cristãos pelo martírio era tão grande que eles por vezes supriam pela sua própria confissão espontânea a falta de um acusador, perturbando rudemente a celebração pública do culto pagão; pediam ao magistrado que pronunciasse e aplicasse a sentença da lei e então pulavam prazerosamente dentro do fogo aceso para consumi-los — até os bispos condenarem essa prática.” E fizeram o procônsul da Ásia se lamentar: “Homens desditosos!, que estais tão fartos de vossas vidas, será tão difícil assim achar cordas e precipícios?”

Que o Papa me perdôe, mas tenho a impressão de que toda aquela lenga-lenga de sofrimento é só justificativa barata para as perseguições aos judeus e muçulmanos e hereges e viadinhos e bruxas e índios e japoneses e budistas e etc. e etc…

9 thoughts on “Os mártires

  1. … e prostitutas e usuários de camisinha e usuários de qualquer método anticoncepcional que não seja a imbecil e incompetente tabelinha… e que os pobres tenham muitos e muitos e muitos filhos. Basta levar a criançada pro Padre Marcelo que ele cuida. Camisinha? Talvez ele cuide de quem adquiriu as DST’s que a camisinha evitaria. E talvez leve a patota toda que “salvou” para o Programa do Gugu.

  2. Nossa!!!! Rafael Galvão! Quem é você?!

    Por favor me responda, baseada em que essa sua ira (maravilhosa diga-se de passagem)pela igreja católica? E pelo Papa?
    Olha, eu não sei dizer exatamente porquê….. nasci e fui criada no meio de católicos…. não muito praticantes, mas ainda assim, católicos… Mas, sempre questionei muito certos dogmas, certas proibições e tabus…. e nunca obtive nenhuma reposta com um mínimo de convicção, ou de agrado, ou um pouquinho que fosse de compreensão…..
    Já conversei muito à respeito disso com muitas pessoas (que são à favor, outras contra) e te confesso que fica difícil saber o que pensar diante de tanta informação, ainda mais quando não sabemos qual delas é mais correta….. ou a mais imparcial…..
    Por isso, fica o meu apelo: POR FAVOR, se for possível, ma dá uma luz, me conta um pouco da tua história, o que sabe desta instituição tão antiga e tão poderosa, que te fez criar um site para poder manifestar a tua revolta….. e…. de um jeito tão incrível!

    Fico no aguardo da tua resposta.

    PARABÉNS PELO SITE!

  3. É bom vc procurar ler a bíblia, pois nela vc encontrará a verdade sobre Cristo. Houve sim o Martírios de muitos e muitos Cristãos e eles na verdade não morriam, mais viviam para Cristo, pois segundo as escrituras sagradas: “Quem está em Cristo, ainda que morto viverá”.
    E lembre-se se vc não aceitar a Cristo como salvador, não conhecerá a salvação. Leia Rm.10.9-12.

  4. Cara,
    Talvez você esteja um pouco desnorteado, talvez tenha deturpado um pouco as coisas, talvez seja daqueles que acredita em teoria da conspiração ou que acha que toda a história pesquisada seriamente é alterada para convencer as massas, acho esta uma posição um pouco infantil, mas, graças ao nosso Senhor Jesus, você é livre para assim.
    Mesmo qu você não acredite no número de servos fiéis a Deus que deram suas vidas pelo evangelho, que é o Poder de Deus para aquele que crê, gostaria de deixar este texto abaixo para que, ao lê-lo, você tente compreender porque os cristãos eram loucos a ponto de se jogarem na fogueira. Com amor em Cristo e disposto a mantermos uma conversa em amor…Acklei

    (I Corintios 1:17) – Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.
    (I Corintios 1:18) – Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
    (I Corintios 1:19) – Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
    (I Corintios 1:20) – Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
    (I Corintios 1:21) – Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
    (I Corintios 1:22) – Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;
    (I Corintios 1:23) – Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.
    (I Corintios 1:24) – Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.
    (I Corintios 1:25) – Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
    (I Corintios 1:26) – Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.
    (I Corintios 1:27) – Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
    (I Corintios 1:28) – E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;
    (I Corintios 1:29) – Para que nenhuma carne se glorie perante ele.
    (I Corintios 1:30) – Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;
    (I Corintios 1:31) – Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.

  5. Bisonho é um escritor que considera 2009 condenados a morte pouco imponente.

  6. Bom,em primeiro lugar a igreja primitiva nao tem nada a ver com a igreja católica,justamente por causa da perseguiçao aos cristãos fiéis a igreja primitiva foi invadida por costumes e dogmas e ensinamentos extra bíblicos, ou seja, fora da bíblia sgrada.Foram introduzidas na igreja imagens de escultura,celibato,livros nao apócrifos que não foram inspirados por Deus, são apenas livros históricos, entre outras coisas mais. assista ao filme Lutero e voce terá uma idéia da diferença entre a igreja corrompida e a igreja primitiva,em atos dos apóstolos você vai ver com quais cristãos se identifica a igreja daquela época.que o Senhor Jesus vos abençõe.

Leave a Reply

Your email address will not be published.