Clássicos da Literatura Juvenil

A minha casa era engraçada: a primeira TV em cores chegou lá apenas no final de 1978, mas sempre houve um excesso de livros à disposição de todos nós.

Foi mais ou menos nessa mesma época que ganhei uma coleção de livros infanto-juvenis. Eram 30 livros de uma coleção vendida em bancas pela Editora Abril, com capa dura e ilustrações em preto e branco. O nome era “Clássicos da Literatura Juvenil”.

25 anos depois, ainda sei de cor de todos os títulos da coleção:

01 – A Ilha do Tesouro
02 – O Conde de Monte Cristo
03 – As Aventuras de Tom Sawyer
04 – Os Três Mosqueteiros
05 – Dom Quixote
06 – Alice no País das Maravilhas/No País dos Espelhos
07 – O Último dos Moicanos
08 – David Copperfield
09 – Capitão Tormenta
10 – Odisséia
11 – Ben Hur
12 – Aventuras de Huck
13 – Beleza Negra
14 – Robin Hood
15 – Sem Família
16 – Mulherzinhas
17 – Ivanhoé
18 – Os Patins de Prata
19 – Viagem ao Centro da Terra
20 – Chamado Selvagem
21 – Robinson Crusoé
22 – 20.000 Léguas Submarinas
23 – A Filha do Capitão
24 – Robinson Suíço
25 – Moby Dick
26 – Caçadores de Cavalos
27 – O Príncipe e o Mendigo
28 – Nevada
29 – Aventuras de um Petroleiro
30 – A Rapaziada de Jô

Claro que eles não tinham o texto integral de todos os livros. A maior parte era adaptada, principalmente aqueles mais densos, como “David Copperfield”, o que quer dizer que tiravam as partes mais pesadas e davam uma penteada geral no texto. A coleção completa tinha mais volumes (pelo menos mais 20, que eu conheça). E era um admirável meio termo entre boa literatura e linguagem razoavelmente acessível. A diversidade de temas, a qualidade das histórias, tudo isso faz com que essa coleção seja absolutamente brilhante.

É por isso que mesmo na adolescência eu menosprezava, talvez injustamente, a Coleção Vaga-Lume; eu tive a sorte de, ainda criança, ter contato com a melhor literatura infanto-juvenil do mundo. Não há comparação entre a ironia de Dickens, ou a imaginação de Dumas, Verne ou Stevenson, e aqueles livrinhos curtos, escritos já com a intenção de serem “fáceis”, da Vaga-Lume.

Essa coleção se perdeu no tempo, gasta de tanto ser relida. Ontem comprei 10 volumes num sebo — estou comprando para a minha filha, para que ela tenha a chance de descobrir o mesmo mundo que eu. Afinal, é um belo mundo, este aqui.

34 thoughts on “Clássicos da Literatura Juvenil

  1. Ganhei esta mesma coleção mas o que me lembro é apenas a frustração que tive ao descobrir que o volume de “As Mulherzinhas”, tinha um defeito de encadernação creio e faltavam quase 15 páginas exatamente na melhor parte, até hoje não consegui reler e descobrri o que faltou naquelas páginas que me foram usurpadas. Ficou o trauma de infância.

  2. Devem ser bons de ler… assim, enxugados pra criança… Acho que hoje eu consigo. hehehehe

  3. Da minha infância e adolescência, lembro-me bem da coleção “Tesouro da Juventude”. Uma maravilha.

  4. Poxa! Que inveja sua, no bom sentido claro! Pois na minha infância próxima, pois tenho somente 18 anos, nunca tive oportunidade de ler tantos clássicos assim. Hoje sou praticamente viciado em ler, mas tenho esse hábito há pouco tempo, desde os 13 anos, antes disso eu lia, mas num rítmo um tanto lento!

  5. Puxa..
    que bom foi encontrar voce…
    estou desesperada para encontrar um desse classicos…Capitao Tormenta
    Me marcou muito… eu so tinha 9 anos…
    adorava essa colecao…. so nao tive o privilegio de ler todos e te-los, como vc. Vc e um cara de sorte!!
    Me escreva se puder, pra dizer como faço para encontar esse livro.
    afrodite_girl2@hotmail.com

  6. oi gostaria que você fizesse um Top 10 dos autores da literatur infantil mais lidos e conhecidos no mundo
    Obrigado até a próxima

  7. Tb ganhei essa colecão e li todos os livros …. Agora tô procurando em sebos pro meu filhote ler tb …um dia(ele só tem 3 anos!!!)
    Uma curiosidade, essa colecão foi o motivo de eu ganhar mesada por anos a fio…eu tinha 6/7 anos meu pai prometeu que para cada livro inteiro que eu lesse ele me daria uma quantia (algo assim tipo 20 reais por livro).. fui na estante, contei o no. de livros fiz a conta e conclui Tô rica!!!… comecei a ler e não parei mais, cheguei a ler 1 livro por dia… aí ficou caro pro meu pai, ele me chamou, com toda cerimonia e disse:Vc ja esta crescida, agora vc vai receber mesada … eu tinha uns 9 anos.

  8. O Tesouro da Juventude tenho até hoje, se bem que se trata de uma edição de 1961. Mas li a do meu avô, que ainda era com ph e y, mas tirei de letra, pois não perdia tempo com jogar bolas por aí… (rs)Tb li toda (ou quase) toda a coleção Terramarear com as aventuras de Tarzan. Li tb muitos romances de capa-e-espada (Salgari e outros autores). Mas gostava muito era do suplemento colorido do Correio da Manhã(meu avô o assinava e ainda tinha o Alamanaque anual, que eu lia tb.). Neste suplemento havia aventuras as mais incríveis. Tinha uma passada em navios veleiros (piratas & mocinhos), lutas, abordagens e o diabo-a-quatro! Era tudo do que eu necessitava para viver o meu mundinho particular, tão diferente dos mundos dos adultos (inimigos, claro, nossos!)…

  9. Desta mesma coleção não esqueço também do “O Menino sem Pátria” e ” O Segredo Azul”. Guardei até pouco tempo, mas como não pretendia ter filhos acabei me desfazendo. Que ironia agora vou ser mãe e adoraria que meu filho tivesse Vários dessa coleção. Se souber onde encontrar por favor me mande por E-mail
    Paula

  10. Gostaria de saber onde posso encontrar essa coleção…
    Pois meu pai trabalhou na Grafica e Editora Brasileira, mais precisamente na impressão, o que ele me disse é o seguinte: leu alguns dos exemplares quando criança e por volta de 1962 entrou nessa gráfica e teve o privilégio de fazer a impressão de algumas das muitas páginas de seus exemplares…e o que mais o marcou foi o poema “As Minhas Asas Brancas”.
    Será que poderia nos informar onde podemos encontrar?
    Desde já agradeço e parabéns pelo blog…
    Muito Obrigada
    Ass. Claudia

  11. Mais títulos da Coleção Classicos da literatura Juvenil:(acho que ao todo são 60 livros!)
    01 – A Ilha do Tesouro
    02 – O Conde de Monte Cristo
    03 – As Aventuras de Tom Sawyer
    04 – Os Três Mosqueteiros
    05 – Dom Quixote( recont. Orígenes Lessa)
    06 – Alice no País das Maravilhas/No País dos Espelhos(adapt. Monteiro Lobato!)
    07 – O Último dos Moicanos
    08 – David Copperfield
    09 – Capitão Tormenta
    10 – Odisséia
    11 – Ben Hur (recont. Carlos Heitor Cony!)
    12 – Aventuras de Huck
    13 – Beleza Negra
    14 – Robin Hood (adapt.Monteiro Lobato!)

    15 – Sem Família
    16 – Mulherzinhas
    17 – Ivanhoé
    18 – Os Patins de Prata
    19 – Viagem ao Centro da Terra
    20 – Chamado Selvagem
    21 – Robinson Crusoé
    22 – 20.000 Léguas Submarinas (adaptação Paulo Mendes Campos!)
    23 – A Filha do Capitão
    24 – Robinson Suíço
    25 – Caçadores de Cavalos
    26 – Moby Dick
    27 – O Príncipe e o Mendigo
    28 – Nevada
    29 – Aventuras de um Petroleiro
    30 – A Rapaziada de Jô
    31 – A volta ao mundo em oitenta dias
    32 – Viagens de Gulliver(adapt. Clarice Lispector)

    33 –
    34 – As mil e uma noites
    35 – Rei Arthur e seus cavalheiros
    36
    37 – Os irmãos Corsos
    38 – O pequeno lorde
    39 – Winnetou
    40 – Heidi
    41 – O mascara de ferro
    42 – Os piratas da Malásia
    43 – Carlos Magno e seus cavaleiros
    44 – A ilha Misteriosa(adapt. Clarice Lispector)

    45 –
    46 – O corcunda de Notre-Dame
    47 – A pequena Fadette
    48 – Oliver Twist
    49-
    50-Tom Jones(adapt. Clarice Lispector)

    • São apenas 50 livros na coleção até onde sei, e os títulos que deixaste em branco são esses…

      33 – Raptado
      36 – O Corsário Negro
      45 – Os Trabalhadores do mar
      49 – O Capitão Fracasso

      Minha mãe tem essa coleção mas infelizmente estão faltando os títulos 1, 2, 4, 5, 6, 8, 15, 16, 19, 21 e 22, Estou desesperada na busca desses títulos, quero completar a coleção, pois a minha mãe já me deu os que ela tem.

  12. oi Rafael,olha só que bacana: sei de um sebo lá no centro que vc deixa seu tel,e o seu pedido(a coleção classicos da literatura juvenil!)e qdo chegar lá eles te ligam p/ efetuar a venda!, já comprei parte da coleção, tô conseguindo o restante. Já li um livro pro meu filho,(ele ainda não sabe ler!), e ele adorou!tá me pedindo pra ler de novo o mesmo livro(Heidi).
    Cris!

  13. Maravilha, somos todos privilegiados, afinal num mundo de contos de fada q nos permitiu a todos a paz de espírito que possuimos hoje, ainda que rodeados de problemas que nem o mundo de faz de contas pode nos dar idéia, lembrar dos “Patins de Prata” foi demais, foi reviver a época dos “Perdidos no Espaço”, do verdadeiro “Pimentinha”, Ivanhoé, Robin Hood, conseguimos se felizes só com as nossas lembranças, tardes inteiras, um pedaço nas tarefas escolares, o restante diante da tv, e á noite nos livros, escolhidos pelo título, o mais sugestivo, intrigante, curioso li quase todos da coleção, e hoje gostaria de ler de novo pelo menos os PAtins de Prata, como conseguí-lo?

  14. Prezados Senhores,

    Mudei-me recentemente para a Cidade de Toledo em Minas Gerais no bairro de Pinhal Grande, e fiquei sensibilizada com a estrutura escolar que o bairro tem. A escola fica situada na Zona Rural, onde existe uma única professora que ministra aulas desde a pré escola até a 4ª série, todas no mesmo horário e sem recurso material algum, somente existe o quadro negro, giz e um mimiografo e sequer existe uma biblioteca no local.
    Estando localizada à 10 km da cidade e o único meio de transporte dos moradores é um ônibus da prefeitura o qual passa em três horários, às 7, 11 e 17 hs.
    E ainda o prefeito não dá apoio algum a essa escola, fazendo com que as crianças que terminam a 4ª série simplismente parem de estudar, pelo motivo acima exposto.
    Observando essa dificuldade, imaginei, montar uma biblioteca, na qual pudessemos estar atendendo os moradores do bairro, cerca de 500 pessoas. A principio os alunos e depois expandir para os moradores, incentivando à leitura.
    Por esse motivo recorro a vocês, se possível a doação de livros em qualquer área para iniciarmos esse trabalho.
    E posteriormente ao montar essa biblioteca, minha intenção é montar alguns cursos básicos para os moradores do bairro. Computação, marcenaria, corte costura, como cuidar de hortas, etc…

    Desde já agradeço a sua colaboração.

    Atenciosamente
    Suzana Pádua Lima
    Fone: 11 99705771.

  15. sou apaixonada pls contos da literatura infanto-juvenil, na maioria das vezes só de ouvir falar, porque, ler mesmo só uns cinco aínda emprestados, quase mendigando um livro, hoje me sinto qdo sou chamada mendiga de livros. Gostaria que me enviassem por e-mail algumas experiências de oficinas literárias.
    Obrigada,

  16. Bons tempos aqueles sem TV à cabo, internet e video-game! 🙂

    Tínhamos os 50 volumes lá em casa e li TODOS. Lembro-me das belas capas-duras, coloridas.

    Mas, não esnobei a Coleção Vagalume. Li quase todos daquela coleção. Adorei “O Escaravelho do Diabo”.

    Livro não é só cultura, mas também é diversão. Um clássico recontado não é, necessariamente, melhor, ou mais gostoso, que um livro escrito para jovens.

    Agora, meus filhos lêem Harry Potter, graças a Deus! Pelo menos, lêem! E olha que o último tinha 750 páginas! 😉

    Os livros de Roald Dahl também são um must e temos todos.

  17. Enviei email para editora Arte e Cultura que, informam aqui, vai publicar nova coleção juvenil em janeiro de 2008,
    pedindo informações a respeito. Qualquer notícia nova coloco aqui. Estou na batalha para presentear minha neta de 9 anos, Maria Eduarda.Meu email é
    setorac@hotmail.com

  18. Olá Rafael Tudo Bem!!

    Quero comprar essa coleção vc sabe como consigo isso, pq quando tinha uns 12anos ganhei o VOL. 14 ROBIN, e agora tenho 2 filhos e quero presentia-los só que tá dificil,, se alguém souber, me manda um email. jacilene.brito@hotmail.com

    Agradeço desde já. Abraços.

  19. Ola pessoal,tudo bem com vcs?Aqui na minha cidade de São Carlos,tem um sebo que eu ja comprei uma grande parte desta coleção,os livros são otimos mesmo,os textos e as ilustrações,são geniais,comprei eles para usar em aulas de quinta e sexta serie,para que as crianças tenham a chance de conhecer o melhor da literatura mundial,pois eu detesto aquelas historias da coleção vaga lume.O sebo que eu falo fica aqui na cidade de São Carlos.
    Abraços a todos e tomara que vocês consigam encontrar mais livros desta fascinante coleção.

  20. Completando a lista de 2006 da Cristina.
    33 – Raptado – Robert Louis Stevenson

    36 – O Corsário Negro – Emilio Salgari

    45 – Os trabalhadores do mar – Victor Hugo

    49 – Capitão Fracasso – Theophile Gautier

  21. oiiioiiii tudo bem eu amo literatura juvenil!!!01 – A Ilha do Tesouro
    02 – O Conde de Monte Cristo
    03 – As Aventuras de Tom Sawyer
    04 – Os Três Mosqueteiros
    05 – Dom Quixote( recont. Orígenes Lessa)
    06 – Alice no País das Maravilhas/No País dos Espelhos(adapt. Monteiro Lobato!)
    07 – O Último dos Moicanos
    08 – David Copperfield
    09 – Capitão Tormenta
    10 – Odisséia
    11 – Ben Hur (recont. Carlos Heitor Cony!)
    12 – Aventuras de Huck
    13 – Beleza Negra
    14 – Robin Hood (adapt.Monteiro Lobato!)

    15 – Sem Família
    16 – Mulherzinhas
    17 – Ivanhoé
    18 – Os Patins de Prata
    19 – Viagem ao Centro da Terra
    20 – Chamado Selvagem
    21 – Robinson Crusoé
    22 – 20.000 Léguas Submarinas (adaptação Paulo Mendes Campos!)
    23 – A Filha do Capitão
    24 – Robinson Suíço
    25 – Caçadores de Cavalos
    26 – Moby Dick
    27 – O Príncipe e o Mendigo
    28 – Nevada
    29 – Aventuras de um Petroleiro
    30 – A Rapaziada de Jô
    31 – A volta ao mundo em oitenta dias
    32 – Viagens de Gulliver(adapt. Clarice Lispector)

    33 –
    murilo o jogador de futebol.

  22. Oi gente, Sou aqui de Salvador, e tive o privilégio de ter dois exemplares desta coleção na minha adolescencia . Os Tres Mosqueteiros (que li umas 10 vezes no mínimo) e Robson Crusoé. Nós revesavamos, como se fazia com figurinhas, os livros. Tenho saudades dessa cumplicidade e dos livros também

  23. Esses livros são uma ótima introdução à leitura. Sou muito grato a meu falecido pai por me introduzir na literatura através dessa coleção, em meados dos anos 70. Ele não chegou a comprar todos, porém, durante muitos anos fui comprando os volumes que faltavam e consegui completar a coleção. Bons tempos, aqueles.

  24. A quem interessar, a coleção era composta de 50 volumes. Vários volumes podem ser comprados no site http://www.estantevirtual.com.br. Foi editada entre 1971 e 1973 pela Abril Cultural. No mercadolivre existe uma coleção completa por 850 reais, creio que o vendedor aceita ofertas. Realmente é uma ótima coleção para quem quer se iniciar na literatura estrangeira ou se basear nos títulos para iniciar uma boa leitura. Possuo a coleção completa e até hoje não tive coragem de me desfazer dela. Vale a pena ler todos estes contos.

  25. Tenho a coleção completa em bom estado e gostaria de vender.. preço a combinar…já vi vendas a mais de 2.000

Leave a Reply

Your email address will not be published.