Relatório

Fiz um bocado de mudanças aqui neste fim de semana e sequer lembrei de dizer quais foram.

Mudança do Movable Type 2.661 para o 3.01
Poderia ser apenas um upgrade normal, mas serviu de desculpa para as outras mudanças. O MT 3 oferece algumas possibilidades de controle de comentários que, à medida que começo a receber spam de comentários, começam a se tornar necessárias — dia desses, de uma só vez, foram mais de 30 em posts antigos, anunciando de métodos de aumentar o pinto a jogatina. A forma como o MT 3 organiza os arquivos dos posts também é mais robusta e mais sensata, facilitando os backups.

Mudança do sistema de banco de dados
Este blog usava o BerkeleyDB, default nas instalações do Movable Type, e bastante fácil de configurar. No entanto, como ele cresce a uma média de 2 ou 3 posts por dia, é recomendável a mudança para o MySQL. Dizem que é mais rápido e mais versátil, o que o torna preferível quando se vive fazendo mudanças e rebuilds, como eu. Para falar a verdade, nos testes que andei fazendo não vi essa rapidez de que falam. Mas tudo bem. Como ele possibilita backups mais completos, instalei assim mesmo.

Importação de posts e comentários antigos
Nos últimos meses, vim me dedicando a importar os posts e os comentários do blog antigo, no Blogger. Teoricamente há meios de se fazer isso automaticamente, mas a exportação do Blogger está um grau abaixo do podre, e não há a importação de comentários (uma das grandes vantagens do MT é que os comentários passam a fazer parte do próprio post). Resolvi fazer a transferência manualmente, então. Sem pressa. O que não diminuiu o tédio da tarefa.

Mudança da estrutura de arquivos do site
Bobagens que se faz no começo nem sempre podem ser consertadas depois. Separar o MT do blog propriamente dito vai evitar que os serviços de busca indexem os comentários, e algumas mudanças menores devem tornar a administração do blog mais fácil. FInalmente, prepara o blog para MT 3.1, o que realmente interessa.

HTML para PHP
Necessário para que se possa utilizar as mudanças mais importantes da próxima versão do MT. Infelizmente, links para páginas específicas deste blog se tornaram imprestáveis.

Frescuras
Aproveitei para colocar um pluginzinho engraçado: “Hoje na história” mostra os posts publicados no mesmo dia nos anos anteriores. Parece que em 10 de agosto de 2003 eu não publiquei nada, por isso ele só começa a funcionar mesmo amanhã. Aproveitei também para dar uma guaribada no layout do blog. Mas ao contrário das mudanças anteriores, essa foi pequena. Eu não aguentava mais aquele verde.

One thought on “Relatório

  1. No comentário o bom é que a janela apareça maximizada, já que após feito o texto vem junto. Você é corajoso. Morro de medo de mecher na estrutura do blog, pois é algo que toma muito tempo, e quando começo só consigo parar depois de resolvido o problema.

Leave a Reply

Your email address will not be published.