Superman

A morte de Christopher Reeve me deixa triste, de uma maneira que a morte de outros atores que admiro não deixaram.

Porque ele foi meu grande ídolo quando eu tinha 10 anos, e mesmo antes; pelo menos para mim, o Superman de Christopher Reeve era perfeito, e aos 8 anos você não sonha com nada menos do que isso. E o Richard Collier de “Em Algum Lugar do Passado” era a prova de que um homem pode amar e ser amado de uma forma absoluta, desumana até, e aos 10 anos você não sonha com nada menos do que isso.

Porque foi uma das poucas pessoas iguais a quem eu quis ser um dia, e eu não quis ser igual a quase ninguém.

E porque a partir de 1995 ele mostrou, mais do que nunca, ser realmente um super-homem.

Ao longo dos últimos 25 anos, admirei incessantemente muito pouca gente. Reeve foi uma dessas pessoas. Agora é como se um pedaço da infância ficasse definitivamente longe, muito longe.

24 thoughts on “Superman

  1. Nossa Rafa eu lembro dele também, ele foi muito corajoso, sempre sorrindo e de bem com a vida. Ele foi um lutador e ganhou a batalha, pena que não está mais entre nós =/
    beijos
    Fica com Deus

  2. Olá Rafael! Muito legal seu espaço, tanto no conteúdo como no visual (cheguei aqui através do seu comentário no “Pensar Enlouquece”). Seu post resume bem o sentimento de todos nós que passamos a infância maravilhados com a trilogia do Super Homem. Por tudo isso que você colocou, a morte de Christopher Reeve – este sim, um super homem – deixa triste a mim também.

  3. Ele também está entre meus heróis da infância e a música do “Em algum lugar do passado”, me emociona até hoje.

  4. Rafael,

    Agradáveis e indeléveis memórias da infância.
    Na idade adulta somos mesmo um pouquinho dessas lembranças,e, quanto elas vão se espargindo aos poucos a sensação é esta mesmo por você descrita.Mais um pedaço de nós que impunemente se vai.
    Christopher Reeve: na arte, na vida,com ou sem a capa que o fazia invencível,um ser humano inegavelmente excepcional.

    É sim… um pouco de nós se perdeu hoje.

    Um grande abraço.

    Sônia Maria

  5. Acho uma pena ele ter morrido porque ele tinha muita garra pra viver.
    Nao se entregou mesmo depois de tão grande fatalidade.
    Sem contar que olhando essa foto do post lembro da minha infancia, quando de ano em ano esperava loucamente para ir ao Roxy e ver mais um filme.
    Que saudades daquele tempo!
    um xero
    Cris

  6. Toda vez que assistia o Em algum lugar do passado, me dava uma saudade de algo que eu tinha vivido e não lembrava…Até hj me impressiona…E é claro que a interpretação dele fez a diferença. Tmb fiquei muito triste.
    Seu blog é muito interessante, voltarie mais vezes. Bjs

  7. Meu nick na Internet desde 1996 é Lois Lane. É assim que o pessoal do provedor que me associei na época (e estou até hoje) me conhece.
    Porque quando eu era criança, me apaixonei pelo Superman. Na pela de Christopher Reeve. E sempre que as pessoas me falavam: “Ele agora ‘tá mal, ‘tá numa cadeira de rodas!”, eu respondia: “Pois é… Pra mim, agora, ele está demonstrando o porquê de ter sido escolhido para o papel de Superman!”.
    A força de vontade de viver desse homem é maior do que a forçã física personagem que ele vivenciou nas telas.
    Tenho uma tattoo atrás do ombro esquerdo com o escudo do Superman. Tem gente que acha que é porque sou fã de Bon Jovi, mas nada a ver! Quando eu fiz nem sabia que o Jon Bon Jovi tinha essa tattoo.
    Fiz porque foi minha forma de homenagear o personagem. Mas o personagem interpretado pelo Christopher Reeve.
    Fiquei muito triste com a perda. Ele era um lutador pelas causas que acreditava, um homem de aço de verdade.
    Agora, sim, ele poderá voar por aí… Seu espírito está livre e ele fará o bem iluminando aqui, no plano físico, aqueles que continuarão sua causa. E que dependerão dela.
    Beijosssssssss!!!

  8. Nossa Rafael, hoje é o dia das perdas. Acabo de entrar num site de notícias brasileiras e ler sobre a morte do Fernando Sabino. Me deu uma dor tão grande; acho que entendo o que voce sente, porque senti que perdi alguem especial tambem – isso sem falar na morte recente do meu pai, quando estive no Brasil, há dois meses atrás.
    Nunca fui fã do Chirsthopher Reeve, -talvez por que tenha dificuldade de separar ator/personagem – mas fui apaixonada pelo Super Homem. Então, de alguma forma, ele era parte da minha história também.O que me resta a dizer? Cara, sinceramente, eu sinto muito mesmo.

  9. Rafael, concordo com suas palavras. Quando soube da morte dele, hoje pela manhã no site da GloboNews, eu chorei. Chorei mesmo, como nunca fiz por ator algum.
    Eu tinha exatamente 7 anos qdo fui pela primeira vez no cinema e era Superman 1. Sabe aquela sensação do Homem Perfeito… ele era. Imagina aquela garotinha olhando fixamente para um Homem daqueles.
    E sabemos hoje, que além da beleza, ele era uma pessoa generosa, de bom coração, grande ator, tantas qualidades.
    É difícil de explicar, mas posso dizer que amava ele, não no sentido carnal (claro)… sabe qdo vc olha p/ alguém e simplesmente gosta, sabe que a pessoa é boa, de boa indole, eu simplesmente amava; amava não, amo. As pessoas se vão mas o sentimento e sua obra ficam.

    Cristopher, fique em Paz! Um grande abraço de todos que te amavam, conhecidos e desconhecidos.

  10. nossa, eu estava andando na rua há uns 20 minutos e ouvi uma conversa muito curiosa “sabe o super homem? eu não sei o nome, acho que ‘cristofe rruri’, ele morreu. ele já tava quadriplégico”.

  11. Falando em Superman, deixa eu fazer um spamzinho inocente. Coloquei lá no Velho do Farol a notícia sobre a escolha do ator (desconhecido, assim como era Christopher Reeve antes do primeiro) que interpretará Kal-El no novo filme, entitulado provisoriamente “Superman Returns”.

    Cliquem aí no meu nome pra ver a foto do camarada.

  12. E AÍ RAFAEL, EU TAMBÉM SOU UM SUPER FÃ DO SUPER HOMEM, TENHO VÁRIAS FOTOS E JÁ ENCOMENDEI OS TRÊS DVD’S DO FILME COM O CHRISTOPHER REEVE, FOI O MELHOR SUPER HOMEM DO CINEMA.

    VALEU!

  13. Oi!Rafael, faço das suas, as minhas palavras,o Cristopher Reeve foi o ator que eu mais gostei em toda minha vida, desde criança, para mim ele era perfeito ,e Em Algum Lugar do Passado então, meu filme preferido,jamais vou esquecer, pela música, pela estória e principalmente pelo Reeve,ele me fez realmente acreditar no amor depois desse filme,e é alguém que gostei muito e que nunca vou esquecer, por todos os momentos que me fez chorar ao assistí-lo…Reeve descanse em paz …é o meu sincero desejo…te adoro, mesmo sem ter te conhecido pessoalmente…um beijo eterno no coração!!!!

  14. Definitivamente vc está certo quando diz q morreu em parte, pois lhe digo q morri tb em parte.Um ídolo como esse esta fazendo falta na vida de todas as crianças q um dia sonha em ser um super heroi.E esse pra mim com certeza é e será sempre o melhor de todos q já conheci!!!!
    Um grande abraço e vamos esperar q este seja taum bom como o outro foi!!!!vlw!!!!!!!!!!!

  15. Apesar de conhecer este blog só agora, gostaria de comentar sobre Cristopher Reeve. Pra mim como vc disse Rafael. Essa é uma perda irrecuperável, para a história mundial. O ator que foi imortalizado no museu de cera na Inglaterra! Imaginem, Superman será lebrado sempre com o rosto de Cristopher Reeve. Não só lamento a perda pelo fato de ele ter atuado como o maior herói que existe, mas também pela sua capacidade em atuar de outros filmes e por sua grande força, para lutar e tentar vencer os obstáculos que a vida lhe impôs!!
    Eu vou sempre guardá-lo em minha memória como o maior e melhor Superman que já existiu, assim quem sabe eu consiga amenizar o sentimento de perda entranhado em mim!!!
    Wanderley

  16. Nossa ainda estou muito triste com a partida do cris reeve,pois ele não só fez o papel do superman, mas nos fez acreditar que o superman existe com tudo que ele fez pelas pessoas tetraplegicas,valeu Reeve,obrigado por nos fazer acreditar!!!!Voa agora para o pai celestiau!!!

  17. ola queria dizer que esse ator foi parte da minha infancia e ele nao era so o super man da ficsao porque ele fazia as pessoas te espereança de um dia melhor poirisso que eu gostava gosto pos a historia de amor dele que era linda porisso nunca existe impossivel flow

  18. Ola…gostaria d dizer q amo o super homem e axo raro uma cara gostar dele até hj!!!!admiro isso em vc, olha eu tb tenhu a tatto do escudo do superhomem nas costas….
    fikou linda!!!!
    espero q vc curta o filme q vira!!!!beixusss

  19. talvez eu tenha sentido a mesma coisa que voce sentiu foi uma sensaçao péssima foi como ter perdido um amigo uma pessoa de verdade entende alguem realmente especial sinto falta dele até hoje mesmo sem conhece-lo me doi ter q lembrar q meu super heroi partiu adorei sua matéria beijos carol2006

  20. quando pequeno costumava recortar as figuras do homem de aço p/ brincar, tbm colocava um pano amarrado no pescoço em forma de capa…….e hoje já adulto….admito q tenho revistas (gibis) do super homem………foi uma pena a morte dele….ficará na minha memória p/ sempre o meu super heroi favorito……parabéns pelo site …um abraço Rafael

  21. Olá Rafael Galvão, o seu comentario a respaito do super-homen é muito legal, desde que tive a oportunidade de ver o primeiro filme, não o tirei mais da minha cabeça, já estou com trinta anos de idade e ainda me emociona muito asistir aos filmes de Christopher Reeve, eu gostaria de saber se você tem a trilogia do Super-homen em português ou podesse me indicar comom adquiri-la, abrigado Cel 84689641

  22. estou muito triste com a partida do cristopher reeve mais ele nos fez acreditar que um homem pode voar e agora ele estara voando nas nuvens distates e ate mesmo invisiveis

  23. Concordo com cada palavra dita pelo autor que expressou a sua tristeza com a morte do Christopher Reeve.
    Mesmo tendo sido postado em 2004 encontrei o seu texto e gostaria de deixar aqui minha mensagem de que realmente ele simbolizou aquilo que queriamos ser quando crescer. Não falo do Super-homem. Queriamos ser Christopher Reeve. O fato de ele ter sido escolhido para o papel de Super-Homem acredito que foi muito mais sorte do personagem Super-Homem do que o inverso.
    Christopher Reeve era uma pessoa integra e tenho como filme favorito dele “Em algum lugar do passado” e o primeiro “Super-Homem”.
    Ficará sempre como um exemplo de pessoa.

  24. kra,eu tambem sou fanzao do superman,porra manow tenho muita vontade de fazer uma tatu…do escudo dele,,,,,valewww abrçaoo

Leave a Reply

Your email address will not be published.