Thunderbird

Get Thunderbird - Reclaim your inboxEste post seria sobre o Firefox (79,6% dos leitores deste blog ainda usam o Internet Explorer; eu sinceramente não entendo como isso é possível), mas o Marcus escreveu um guia simples, didático e abrangente com as razões pelas quais uma pessoa com juízo deve abandonar o IE, contra o qual o próprio governo americano já se pronunciou.

Então deixa eu voltar a insistir no Thunderbird.

Durante toda a minha vida na internet, eu usei o Eudora. Se abandonei o Netscape uma época porque simplesmente não dava mais (as versões 4.7x), o Eudora sempre esteve aqui. Basicamente, minha vida de e-mails está guardada nele.

Mas o Eudora é pago. E se ninguém se importa se eu confessar um crime, eu já estava de saco cheio de catar cracks internet afora. O Outlook Express nunca foi uma alternativa — não apenas por ser extremamente vulnerável a virii, mas por não me oferecer alguns recursos de que preciso, já que guardo virtualmente todos os e-mails que recebo e envio.

O Thunderbird é um grande cliente de e-mail. Ainda tem alguns pequenos defeitos, mas estruturalmente é extremamente adequado ao que preciso. Como o Firefox, tem uma estrutura modular que lhe permite agregar novas funções. No meu caso, uso duas extensões: TB Attachment Tools, que me permite separar arquivos anexados das mensagens, e Magic SLR, que simplesmente adiciona um botão de Send Later.

Além disso, há um programa chamado MozBackup que salva todas as configurações do Thunderbird e do Firefox e as reinstala sem problemas — quando, por exemplo, você formata seu HD. Isso quer dizer bookmarks, senhas, e-mails, cookies — absolutamente tudo, até as extensões, se você quiser. O MozBackup só funciona no Windows — mas é um dos mais úteis programas que eu já vi.

Com essas duas extensões e o MozBackup, o Thunderbird se torna melhor do que o Eudora — e eu sempre achei o Eudora imbatível. Além disso, o Thunderbird é também cliente de newsgroups Usenet (se é que alguém ainda usa isso) e, mais importante, leitor RSS. Juntos, o Thunderbird e o Firefox respondem a praticamente todas as necessidades em internet.

Nos últimos meses, o Eudora era utilizado apenas para checar algumas contas secundárias. Semana passada consolidei todas as newsletters em uma conta só. E ontem finalmente transferi meu e-mail do Eudora (35 MB, sem contar arquivos anexados e embutidos) para o Thunderbird. O Eudora chegou ao fim.

8 thoughts on “Thunderbird

  1. Eu concordo com vc… TB e Firefox realmente são bastante completos e facilitam enormemente a vida de qualquer um que utilize a web. Eu tb usava o Eudora, mas estou com o TB desde a versão 0.3…

    Até.

  2. Depois de algumas tentavas tô usando o Firefox e aprovando. Vou provar o Thund. O Fire me pereceu mais lento que o IE, mas foi só impressão. Entre as extensões, a barrinha Google que é preticíssima.

  3. Pra te falar com sinceridade… enchi o saco da Microsoft e comprei um Mac. Compensa o investimento. Nao tem os furos e bugs do Windows. Por mais “elitista” q o Mac seja (era contra isso tbm), pelo menos foi programado de maneira decente. Nao eh a vergonha do Internet Explorer. Mas infelizmente ainda tenho q lidar com as mazelas do Bill Gates no trabalho… Depre.

  4. Eu assino embaixo. Também usava o Eudora desde o início, mas o TB me fez esquecê-lo.

  5. Thunderbird é ótimo, o único problema é que sempre que é aberto, já vai mostrando na cara a minha caixa de entrada. Privacidade zero até eu conseguir botar uma cortina que tape a visão dos meus e-mails.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *