53 thoughts on “Eleições

  1. Não me sigam. Mas eu votaria nulo.
    Só votaria no Lula se ele se aliasse ao Serra ou vice-versa. Como isto não vai acontecer…

  2. e quem sao as possibilidades? dos possiveis, tb acho que o menos pior é o cesar maia….

  3. Existe opção? No Lula, nem pensar. Justamente porque o PT precisa se repensar. A importância do Lula já está garantida, sua existência já se justificou quando ele foi eleito. Porque o Lula sempre foi mais um símbolo do que um político. Enfim, voltando ao assunto: Alckmin nem pensar. Serra talvez: é um sujeito sério, mais à esquerda dentro do PSDB. O problema dele seria sua base de apoio: sua eleição em São Paulo só foi conquistada depois de uma aliança com o que há de pior no PFL. Esse seria o problema do Ciro Gomes também, a coligação que ele teria por trás. Mas o Ciro ainda tem a desvantagem de ser um débil mental.
    Fora isso, quais são as opções? Bom, consigo pensar apenas em nomes sérios/capazes mas que não têm chances. Miro Teixeira é um exemplo, em que pese todo seu histórico brizolista. O Eduardo Suplicy é outro em quem confio, talvez por ver nele mais transparência e boas intenções do que efetivamente um plano de governo. Tasso Jereissati é razoável também, apesar de ser um neocoronel (!): não comungo necessariamente com suas idéias, mas pelo menos é um homem com um projeto delineado, decididamente modernizador. O Jorge Vianna é outro que não tem chance alguma, mas está fazendo um trabalho sensacional no governo do Acre. Talvez fosse meu petista preferido.
    De todo modo, a pergunta foi boa porque mostrou como a situação está complicada. Vale pensar mais a respeito.

  4. Não vou conjecturar sobre candidaturas que não têm chance de ser lançadas.

    As opções reais são, além de Lula: Alckmin, Aécio, Tasso e Fernando Henrique, no PSDB, César Maia, no PFL, e Garotinho e Germano Rigotto, no PMDB. Roberto Freire não conta, é café com leite.

    Estou profundamente decepcionado com o governo Lula, e esse último “saquinho de maldades” (a MP do auxílio doença) me deixou ainda mais descrente sobre a vontade real de mudar alguma coisa nesse país.

    Em vista disso, teria que pensar em termos de capacidade gerencial e também por exclusão. Mas as opções são tão ruins… Alckmin picolé de xuxu sem condições, Aécio ditadorzinho muito menos, Fernando Henrique sem comentários, né? César Maia e Garotinho são desastres ambulantes.

    Pensando bem, se o adversário de Lula for Rigotto, Tasso ou mesmo o pouco provável José Serra, eu voto em branco (não nulo). Se forem os outros eu voto no barbudinho, na base do “menos pior”.

    Entre os petistas do centro-sul, os únicos que ainda não me decepcionaram foram Suplicy e Tarso Genro, mas eles não serão candidatos.

  5. Eu oscilaria entre três opções: 1) tapar o nariz e votar em Lula; 2) Heloísa Helena; 3) voto nulo.

    Escolheria 1 se o processo de filhadaputização do PT desse mostras de pelo estancar-se, e o segundo mandato desse alguma mostra de que se moveria pelo menos alguns centímetros na direção de volta ao programa do partido. Isto incluiria uma correlação diferente de forças na qual os 30, 35% do partido que ainda preservam alguma vergonha na cara recuperasse as rédeas do processo, incluiria alianças diferentes e com um pouco mais de princípios, outra política econômica, etc. Não me parece que isso vá ocorrer, portanto o mais provável é que eu termine me decidindo entre o voto de protesto 2 e o voto de protesto 3. E que fique bem agressivo com qualquer um que venha me dizer que é importante votar no PT para que a “direita” não “volte” ao poder, sendo que o PT colocou a direita para cuidar da política econômica (Meirelles), do Senado (Sarney) e da Câmara (Severino), ou seja, de tudo o que interessa.

  6. Essa é facil. Eu votaria em quem tem os peitos mas redondos e os labios mais carnudos. Na falta, vamos de sapo berbudo mesmo, por uma questao de coerencia.

  7. Que pergunta fdp! Votaria em Lula presidente e Serra vice ou FHC presidente e Supla (o velho) vice, com base de governo formada por PT-PSDB. Ficção? Ao menos boa ficção.

  8. Aliás, o Ricardo Noblat citou (em post de hoje, 11/04/05, às 12:03) entrevista de Fernando Henrique a Cristovam Buarque, onde ele diz coisas interessantes sobre a relação PT x PSDB:

    “Nós não discutimos nem disputamos ideologia, é poder, é quem comanda”, diz FHC.
    Segundo ele, há uma “massa atrasada” no país e partidos que “representam esse atraso”. “Os dois partidos que têm capacidade de liderança para mudar isso são o PT e o PSDB. Em aliança com outros partidos. No fundo, nós disputamos quem é que comanda o atraso”, observa.

    Nunca pensei que iria assinar embaixo de uma declaração dele…

  9. Lula. Apesar de que discordo de uma porrada de coisas que ele fez, não dá para comparar com o retrocesso de 80 anos em 8 (saravá Hélio Fernandes) do governo PSDB/PFL. Algumas coisas boas estão acontecendo, apesar dos jornalões só baterem no governo, não importa o que aconteça. Pelo menos o serviço de inteligência brasileiro não está sendo usado para investigar o MST, como no tempo de FH. E se é para ser fodido mesmo, que seja por um operário, e não por um intelectual entreguista do nariz empinado que nos chama de caipira por desconfiarmos da globalização…

  10. Lulinha paz e amor, apesar dos pesares. E se preciso, faço campanha contra César Maia ou Garotinho. Aliás, se preciso nada, assim que descobrir a que eles vão se candidatar eu começo a campanha a favor dos adversários. Não quero ver o Brasil entrar pelo caminho do Rio.

  11. O funcionarismo público não vota no Alckmim nem no Serra. Os paulistas não votam no César Maia.
    O Garotinho é apenas um garotinho.
    Que culpa tem o eleitor se não existe opção?

  12. Lula, porque de todas as opções existentes ainda é o que equilibra mais responsabilidade social com responsabilidade fiscal.

  13. eu acho q eu queria o serra,pelo q ele fz na saude… nao sou boa de politica e nem de entedimento financeiro.mas o governo o FHC estabeleceu bases na saude q sao avancos muito grandes em programas necessarios…e isso quando o serra tava lá… com visao dministrativa,social e politica… ja o lula andou pisando na bola em alguns projetos e programas..

  14. Ótima enquete, porque eu pensei, pensei e fiquei com vontade de chorar. O PT vai de Lula, o PSDB de FHC, Alckmin, Aécio ou Tasso (Serra não largará o mandato de prefeito no meio – seria suicídio político), o PFL tentará viabilizar César Maia (mas provavelmente acabará em coligação com o PSDB), o PMDB não lançará candidato próprio (Garotinho? Façam-me rir, só se ele se desfiliar do mesmo PMDB que abriga Sarney, Rigotto, Quércia e Jarbas Vasconcellos, que jamais cacifarão a candidatura desse neocaudilho carioca, e encontrar abrigo num outro partido qualquer), o PPS tem Roberto Freire, o PSOL terá Heloísa Helena (em meio a esse cenário árido, uma política articulada como ela não ganhará, é bóbvio, mas fará razoáveis estragos a la Prona), os partidos nanicos lançarão as nulidades de sempre, e… só. Descarto o nome de Ciro Gomes porque, após ter sido cooptado para o Ministério de Lula, duvido que ele se lance candidato (oposicionista ele não é, que plataforma ele teria?).

  15. Ah, Rafael, não enche!!! hehehe Estou de um jeito que a última coisa que me interessa são as próximas eleições que o Lula vai ganhar. hehehe

    Abraço.

    P.S. Eu não vou votar nele novamente. Não vou.

  16. Taí, mesmo que depreciativamente, o Idelber citou um nome que respeito, meu conterrâneo e primo de uma “ex” minha, o Meirelles. Mas ele não vai ser candidato mesmo, nem tem cacife.

  17. Durante o governo Éfeagácê, o Serra era a figura mais à esquerda (se é que isto ainda significa alguma coisa). Naquela época, antes de se iniciar o processo eleitoral, eu achava que a metade serrista do PSDS (sem Éfeagácê, faz favor)tinha tudo a ver com o PT e que uma dobradinha Lula-Serra ou Serra-Lula seria muito boa para governar o País.

    Mas ambição é uma merda. Veja no que deu.

  18. As opções:
    Lula, Alckmin, Cesar Maia, Antony Garotinho, Heloisa Helena, Roberto Freire (lançou sua candidatura ontem).

    Apesar dos pesares: Lula.

  19. No Lula eu não voto. Acho que do PT, só votaria no Suplicy, mas seria por simpatia pessoal e não por ideologia, então não conta.

    Acho que até o momento, estou sem opções…

    Depende de como se configurar o trio PSDB/PMDB/PFL…

  20. Marcus, diante do cenário que se apresenta, ainda estou com vontade de chorar. Tenho um ano e alguns meses pra pensar, pensar…

  21. Tem gente falando no Serra? o Ministro da Dengue? do CPMF? Ah, por favor, galera. Se os jornalões tivessem pego no pé da CPMF do jeito que pegou no pé da MP 232 o Serra já seria peso morto. Aliás, interessante não tocarem no assunto de que o número de contribuintes sofreria redução e que para a maioria dos assalariados o imposto reduziaria com a MP 232. O lobby dos empresário foi foda.

  22. Mais algumas coisas:
    Geraldo Alckimin, entre outras coisas:
    – Não tem controle sobre a segurança pública do estado, apesar de ter uma das polícias mais truculentas do país. Doze anos de PSDB e criminalidade fora de controle.
    – Reduziu a verba que a Fapesp destinava às Universidades Públicas fazerem pesquisa para destiná-la a empresas privadas.
    – Não bastassem as escandalosas evidências de torturas e espancamentos dos internos da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor agora estes estão sendo instalados “temporariamente” em presídios de segurança máxima no interior. Programa social à tucano.
    Agora eu pergunto aos que cogitaram votar neste senhor, quais boas realizações dele ou quais características dele, fora saber fazer aquela cara fingida de sério, que o habilitaria a ser presidente da república? (isola)

  23. Boa Noite Rafael! Considerando as opções existentes, eu acho que votaria num presidente chamado Branco, votaria Branco. Apesar que acho que o nosso presidente Luis Inácio seja reeleito! Sabe como é, a esperança é a última que morre, e o povo depositou todas as suas reservas no nosso Lula.

  24. Lula! Mas não basta votar em Lula. É preciso retirar do congresso os fisiologistas do PFL, PP, PTB, etc.

    O muito fácil reclamar do fisiologismo do PT e não olhar para vegonha que é o nosso congresso, onde a política do dando é que se recebe é posta em primeiro lugar.

    A eleição de Severino Cavalcanti para a presidência da câmara foi um dos momentos mais repugnantes da política brasileira.

  25. Fico extremamente perplexo, quanto a CARA DE PAU de muitos PETISTAS em relação ao GOVERNO PT. Pelo amor de DEUS, quanta HIPOCRISIA! Eu que votei 04 vezes no LULA (e no PT é claro, mesmo não sendo petista), fico me perguntando; será mesmo que somos fáceis de sermos ENGANADOS? Cadê a MESA REDONDA DA CAMPANHA, onde discutiam os PROJETOS PARA O BRASIL, EM CADA SETOR? Cadê o PLANO DE SEGURANÇA NACIONAL FEITO PELO PT que tanto se usou na CAMPANHA? Quanta CARA DE PAU! Cadê a PALAVRA DO LULA que dizia que ia BAIXAR OS JUROS? Me aponte UM, APENAS UM, PROGRAMA QUE O PT IMPLANTOU QUE ESTÁ DANDO CERTO! Não tem gente. O FOME ZERO é uma PIADA! O PLANO ECONOMICO, É O MESMO; e diga-se com JUSTIÇA, feito por FHC e que está segurando a INFLAÇÃO; INFLAÇÃO SOBE…AUMENTA OS JUROS! Simples não é? Más até agora o PT não conseguiu CRIAR OUTRO!
    Gente, a cada dia fico ESTARRECIDO com a bruta CARA DE PAU de muitos. MENTIROSOS! São piores que a DIREITA! MUITO PIORES!
    – CASO VALDOMIRO!
    – CPI DA SAÚDE!
    – CACHOEIRA/DIRCEU!
    – CASO CELSO DANIEL!
    – DINHEIRO DA FARC!
    – INVASÃO/BADERNA MST!
    – PRISÃO DE DUDA MENDONÇA!
    – REFORMA MINISTERIAL!
    – MINISTRO ROMERO JUCÁ (FRAUDE)
    e muitos outros…
    AH SE FOSSE NO TEMPO DO PT OPOSIÇÃO?

  26. Todos sabem que em 2006 teremos eleições, para dep. Estadual, dep. Federal, Senador, sendo estes cargos do legislativo, e para Governador e Presidente da República, sendo estes do executivo, todos sabem também da atual conjuntura da política brasileira, nós como cidadãos temos o dever de votar, a finalidade deste e-mail, é realizar uma campanha para a RENOVAÇÃO, ou seja, NÂO VAMOS VOTAR EM CANDIDATOS QUE JÁ OCUPAM CARGOS NO ATUAL MANDATO, sei que muitos estão descontentes com os políticos, por isso vamos renovar o legislativo, e se necessário o executivo, o legislativo e uma instituição que representa o cidadão, defende seus direitos, e fiscaliza o executivo, então para dificultarmos as ações de políticos corruptos, e para que não haja mais histórias de MENSALÃO, MENSALINHO, MESADINHA e DIARINHA, devemos RENOVAR o congresso nacional e as assembléias legislativas. Pense bem, talvez não mude nada agora, mas os políticos vão começar a ficar com medo da população, e pensaram duas vezes antes de se corromperem, e de brincar com o dinheiro público, pode ser que não resolva agora, mas será o começo de uma grande MUDANÇA. Se você é brasileiro (a) de verdade e quer mudança pense nisso, e vamos caminhar para um futuro melhor e se você esta descontente e concorda com este e-mail faça sua parte envie-o para outras pessoas, e vamos juntos mudar o BRASIL.

  27. O único que tira meu voto do Lula é o Alckmin.
    Serra nem pensar. José Dirceu e Serra tem muito em comum. Para ambos, os fins justificam os meios.
    O Alckmin prega o cumprimento das leis, a boa administração e a seriedade sem pirotecnia.
    Pergunte a população de São Paulo. Nunca houve um goveno tão aprovado como o dele.

Leave a Reply

Your email address will not be published.