"Beleza Americana" e "Sexto Sentido"

Dei uma olhada no finalzinho de “Beleza Americana” ontem à noite.

Sempre achei que foi uma injustiça esse filme ter ganho o Oscar de melhor filme em 99. Não que seja um filme ruim, como já vi gente dizer. Mas porque havia um concorrente superior: “Sexto Sentido”.

“Sexto Sentido” é um roteiro brilhante. Sei de gente que diz ter percebido que o personagem de Bruce Willis estava morto antes do filme acabar, mas eu não devo ser tão inteligente — ou tão mentiroso. É o que eu acho genial no filme: a forma como ele vai dando pistas claras todo o tempo, mas que você, por estar preso a uma pré-concepção simples, a de que ele tinha sobrevivido, simplesmente não vê.

É um caso deslumbrante de prestidigtação. E o cinema é pouco mais que isso, ou pelo menos era em sua origem. Mèlies ficaria orgulhoso.

Mas ontem fiquei pensando se não fui muito injusto com “Beleza Americana”. É melhor do que eu pensava, e os pequenos subtextos que se vê na parte final são uma bela crônica do subconsciente suburbano americano.

E os peitinhos da Mena Suvari são umas gracinhas.

4 thoughts on “"Beleza Americana" e "Sexto Sentido"

  1. Oi Rafa, até então não havia deixado qualquer comentario no seu Blog, apesar de visita-lo diariamente, mas neste caso não poderia deixar de comentar este ultimo post, é bem verdade que injustiças sempre existiram, bem como mutretas, particularmente nunca pude entender como “Sexto Sentido” não levou o Oscar, o filme como vc afirma, é um roteiro brilante. Difícil é o filme que me surpreende, na verdade, a maioria me é maçante, pois invariavelmente consigo antecipar e prever seus finais , o que não aconteceu neste caso, (só discordo do fato de “não ser tão inteligente”, pois sei que sou, bem como extremamente convencida, rsss…) Até perdi o fio da meada depois dessa. Quanto a “Beleza Americana”, tem seu It, o qual porem, na minha modesta opiniao é apagado pelo brilhantismo e a leveza com que é conduzido “Sexto Sentido” , principalmente por este tratar um assunto “pesado”. Já que falo sobre o assunto, só me recordo de outro filme que veio a me surpreender “Os Outros” se não assistiu, vale a pena.

  2. Eu também torci pelo Sexto Sentido. Não percebi de jeito nenhum que ele tava morto desde o início… foi um sustão. Beleza Americana tb é ótimo, mas eu gostei mais do outro.

  3. Pois eu sempre achei justa a vitória de Beleza Americana;teve um tempo que foi meu filme favorito(quando eu assistia a filmes com menos freqüência), mas ainda hoje acho um puta filme. O Sexto Sentido tem um roteiro brilhante e uma direção segura, mas Beleza Americana, mesmo óbvio em alguns recursos, também.Pra mim, O que faz Beleza Americana se sobressair é o trio Kevin Spacey/Annette Bening/Chris Cooper, além da fotografia e os já citados seios da Mena Suvari.

  4. só percebi no fim msm ..
    e beleza americana tem um “q” de filme bom que eu gostei, principalmente foda da personagem principal, tbm boa
    bom filme
    ja oscar a gente sabe como é

Leave a Reply

Your email address will not be published.