Ferrovias

Uma das coisas que de vez em quando me impressionam é o quanto a História pode ser recente. Estamos tão acostumados a viver em um mundo com características específicas, cada vez mais baseado na eletricidade, que esquecemos como até há pouco as coisas eram bem diferentes.

Nos Estados Unidos, até o século passado havia uma série quase incontável de horas oficiais, cerca de 100. Só o Estado de Winsconsin tinha mais de 30. Isso só acabou ao meio-dia de 18 de novembro de 1883, como se pode ver neste artigo da Atlantic Monthly.

A unificação dos horários, que até então tinha tido pouca importância, se tornou necessária para evitar acidentes nas ferrovias que e espalhavam pelo país. Antes não havia a necessidade dessa correção absoluta. O tempo não era tão medido em segundos como começava a ser naquela época.

Mas para as ferrovias, horários diferentes poderiam significa acidentes sérios nas ferrovias.

As ferrovias foram decisivas para o estabelecimento dos Estados Unidos como uma nação, e das grandes. Elas unificaram goegraficamente o país, e tornaram possível a administração de dimensões continentais. Mas foram ainda mais importantes, e isso é interessante.

E pensar que isso tem pouco mais de 100 anos. Daqui a pouco vai ser quase impossível lembrar dos tempos emque se vivia sem internet.

One thought on “Ferrovias

  1. Eu faço coro com quem diz que as ferrovias devem voltar a operar com toda força.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *