Comunicação

Biajoni, tecnicamente a linguagem da Internet não chega a ser um dialeto. É apenas uma forma abreviada de codificação de sinais, uma espécie de taquigrafia digital. “Pq vc ñ riu qdo viu” não representa uma linguagem nova, mas apenas “Por que você não riu quando viu” escrito com menos toques. Continua sendo falado da mesma maneira, e significando a mesma coisa.

Não é sequer original: estudantes vêm fazendo isso há décadas, e é daí que essas abrevições vêm.

A única contribuição que a Internet poderia vir a dar à linguagem, na minha opinião, seriam os smileys. De certa forma eles enriquecem a linguagem escrita. Mas só de certa forma: servem para dar clareza a um texto que, se fosse realmente bem escrito, os dispensaria por redundantes. São típicos de uma escrita condensada ao extremo e apressada. Adequados à época, talvez, mas que não servem como desculpa. Mas isso é opinião de purista.

One thought on “Comunicação

  1. Opinião com a qual concordo. E acho que não vale apenas o recado dado. A forma de dar o recado é fundamental. Afinal, pode alterar o recado, enriquecê-lo. Se bastasse “dar o recado”, o que seria da literatura?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *