Guitarras

Tuzi, eu não sou o maior fã de Hendrix no mundo. Mas acho exagero dizer que ele só tinha criatividade.

Até porque a criatividade só se manifesta plenamente, mesmo, quando tem uma base técnica muito forte. E se tem algo que aquele rapaz conhecia era cada detalhe de sua guitarra. Mais que isso, o sujeito tinha raízes muito sólidas no blues. O que eu quero dizer é que tecnicamente ele era excelente, também.

Hendrix mudou a forma como se toca guitarra. Clapton e boa parte dos outros não fizeram isso; aliás, o Clapton de que gosto é aquele que tocava com John Mayall, quando era conhecido como Deus e como Slow Hand. É curioso comparar a gravação de Steppin’ Out dos Bluesbreakers de Mayall com a gravação do Cream; de virtuose Clapton tinha passado a exibicionista. E deixou meio de lado aquelas “seguradas” de notas que pareciam impossíveis.

E eu não conheço o Jason Becker, não. Culpa minha: ouço cada vez menos música moderna.

3 thoughts on “Guitarras

  1. É verdade. Criatividade sem técnica não existe. Afinal, se você não soubesse o português, como escreveria esses posts saborosos? Afinal, criatividade é expressão e expressão é domínio da linguagem, né? (credo… será que embolei o meio de campo?)

  2. Parabéns! Amei seu blogger !tb depois do que me aconteceu ando com os meus pensamentos mal passados tb…aproveite e conheça meu blogger… e se gostar divulgue-o no seu … Abraços! Patty

  3. Cara acho que não se deve falar assim sobre música.
    Tudo bem você da importancia do Hendrix. Mais aprenda uma coisa em primeiro ligar profissional e profissional e cada um na sua praia por exemplo nunca vou comparar um hendrix com Malmsten. Sendo que cada um pode encimar e deixar sua mensagem se ela qual for.
    Por isso achei que seu comentário foi mais como fã do que como músico ou profissional. Por favor não leve isso como ofença mais as vezes é importante ouvirmos algo para refletirmos e até revermos conceitos.
    Bem meu nome é Marcelo tenho 24 anos e sou guitarrista desdo 14 anos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *