Robertinho do Recife

O mais engraçado é que, numa eleição mambembe d’O Globo para elegerem os melhores guitarristas brasileiros, aconteceram os mesmos erros.

Tudo bem; Pepeu Gomes conseguiu um digno empate em primeiro lugar com mais 4 guitarristas. Mas o total esquecimento de Robertinho do Recife é uma injustiça imperdoável. Só porque o rapaz é maluquinho de pedra.

E Armandinho. Como alguém pode esquecer Armandinho é um mistério para mim.

33 thoughts on “Robertinho do Recife

  1. Ei! Senti uma certa ironia no seu comentário sobre a pizza!! rs! … está perdoado por não deixar comentários, mas de vezes em quando dá um oi, ok?? 🙂

  2. Puxa, eu me lembro do Robertinho do Recife, e me lembro de ouvir falar que ele é um grande guitarrista. Engraçado… Por mais que os malucos consigam às vezes se tornar populares, alguns não só ficam de fora, como são voluntariamente esquecidos. Fico pensando se são justamente os malucos de verdade que causam esse mal estar no senso comum.

  3. Não foi ironia não, Lili. Eu realmente acho interessante a diferença entre 3 e 4 queijos. E a não ser pelo gorgonzola, acho que dá tudo no mesmo. 😉

  4. Ja viu/ouviu Jason Becker tocando? Perde pro Hendrix só na criatividade, que alias, na minha opinão, é “só” isso que Hendrix tinha, criatividade. Vou no show do Clapton dia 22/11, ja estou com o convite na mão, segundo o jornal que compro aqui no japão, são seus ultimos shows fora de seu pais. Um privilégio. Abraços.

  5. NA MINHA OPINIÃO, O ROBERTINHO DE RECIFE É O MELHOR GUITARRISTA DO BRASIL, E TENHO CERTEZA QUE ELE NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA AS REVISTAS ESPECIALIZADAS E AS PESQUISAS FEITAS POR JORNAIS, POIS SEU NOME JÁ ESTÁ NO CENÁRIO DA MUSICA POPULAR BRASILEIRA. ALÉM DE SER EXIMIO GUITARRISTA, ELE TOCA MUITO BEM VIOLÃO , VIOLA, CÍTARA, GUITARRA PORTUGUESA. TEMOS GRANDES GUITARRISTAS NO BRASIL, PORÉM , ESQUECER DO ROBERTINHO É IMPERDOAVEL MESMO, HIRAM GOUVEIA

  6. Realmente imcompreensível não lembrarem o nome de Robertinho do Recife, entre tantas coisas boas, só pela guitarra dele na música Luz da excelência de Zé Ramalho, do CD O gosto da criação, já merecia um lugar de destaque entre os melhores.

  7. Lembrei de outro grande guitarrista pernambucano, o Cláudio Rafael (será que é isso mesmo?), guitarrista que tocou/toca com o Alceu Valença.
    Não ví a tal eleição d’O Globo, mas o Leny Gordim foi lembrado ?

  8. É mesmo inaceitável o esquecimento do nosso grande virtuose Robertinho de Recife. Basta escutar, melhor com os fones, todo o álbum duplo do outro monstro iluminado, nosso idolatrado Zé Ramalho, no qual ele toca, arranja e dirige magistralmente. Ele igualmente arrasa em seu disco “Rapsódia Rock”…

  9. Olha, concordo com os comentarios acima. É um erro lamentavel nossa aminésia cronica. Quem ouviu Frevo dos palhaços, do “Robertinho no passo”, não se deixa de apaixonar por guitarra, o que o rapaz comia com rapadura. O muitifacetado dominador das cordas merece toda a atenção devida a um mestre. E as encefalites continuam…, quem já ouviu Jards Macalé, Joelho de Porco, Som imaginario ou até os LPs do inesquecivel Sergio Sampaio sabe do que digo. Que as 6 cordas estejam com voces.

  10. Grande guitarrista e grande pessoa.Porque a memória do BRASIL é tão curta?
    Espero que as pessoas consigam enxergar o lume de sua luz!
    ABRAÇÃO E UM BEIJO NO CORAÇÃO.
    O AMIGO DE SEMPRE :
    DUDU NOHRA!

  11. TÔ de acordo, ele é muito bom, ele é otimo, o Robertinho é um dos melhores gtr do mundo!!!

    sim o gtr de Alceu Valença, continua sendo Paulo Rafael é da minha terra, caruaru-pe.

  12. Não é apenas questão de esquecimento. O detalhe é que atualmente o que vale não é qualidade. É barulho. Se barulho rima com dinheiro, então, guitarrista do quilate de Robertinho de Recife não pode entrar neste páreo criado pelo Globo. Ademais, o rapaz não é apenas guitarrista. Mas o que se pode fazer?! Como diria o Chico Buarque “hoje você é quem manda falou tá falado. Não tem discussão.”

  13. Eu vivo bom tempo e nao aguento mais ver meus alunos falando desses ardanuis da vida , esses falssos virtuosos a gente encontra em , to tentando descobrir o e-mail do robertinho de recife ,se alguem tiver por favor me passe , oxnegative7@hotmail.com .

  14. De fato não só é uma injustiça não citar o Robertinho como é uma puta falta de sensibilidade e citica musical por parte desses que se intitulam expertices em músicas…etpou nesse momento fazendo um atrabalho e escutando Yngwie Malmsteen o que me fez rapidamente me lembrar dos meus vinis que estão no interior e sim lembrar-me dos discos do Robertinho…meu o cara não deixa à dever pro Malmsteen não véio….o Robertinho tem não só rapidez como estilo internacional o foda foi ele ficar neste país que só dá valor pra músicos que se curvam diante das grandes gravadoras e diante da som livre da Rede Globo…. Quero saber qual o site oficial do Robertinho para entrar em contato com ele…. tem um projeto que é o G3 Malmsteen, Steve Vai e Joe Satriani…porém os caras recebi músicos do mundo inteiro taí a oportunidade de colocar o Robertinho juntos desses caras, pois pode ter certeza que o Robertinho vai mandar o recado pros cara.

  15. Infelizmente a mídia famigerada e inescrupulosa, arrebenta com os verdadeiros artistas desse pobre País.
    Um dos grandes responsáveis é a rede globo de televisão, que manipula boa parte da poupulação, desde programas infantis até mesmo musicais.
    Robertinho de Recife é o cara, quem foi que apavorou o Quiet Riot? Quem foi que ajudou a introduzir o Hard Rock no País? Detalhe, já fazem mais de 20 anos que estes fatos aconteceram, e em uma época que não se dispunha de tantos recursos como hoje em dia.

  16. O esquecimento de Robertinho do Recife é um retrocesso no mundo musical, que apesar de moderno é bastante fraco em se tratando de quebrar paradigmas.
    Quem conhece seu talento sabe a que me refiro! Basta analisar algumas faixas do Raimundo Fagner, Zé Ramalho , dentre outros…
    Para um mestre brasileiro da guitarra isso não foi injustiça, e sim desrespeito!

  17. Robertinho do Recife, fora de uma relação de melhores da guitarra. Ou é desconhecimento total, ou despeita. e muita….

  18. Robertinho de Recife está vivo?
    Li, há uns três anos, no cantinho do jornal, uma notinha dizendo que ele tinha morrido.
    Achei até estranhao pois nunca mais se falou nada e ele sumiu.
    Por favor, tirem-me esta dúvida cruel. Era, ou melhor, quero continuar sendo admirador dele, assim como de Pepeu e Armandinho.
    Falei para um amigo e ele me desmintiu. Tomara que esteja errado e que o cara reapareça, pois o cabra era, ou melhor, é
    dos bons.

  19. Na minha humilde opinião, o Armandinho é o melhor de todos os tempos em qquer canto do planeta. Guitarrista, mestre das cordas.

  20. Acho que o problemas é que ele é Nordestino.neste pais não se valoriza talento e Dom….mas sim midia..mas quem é bom faz ao vivo…

  21. Acho que o problemas é que ele é Nordestino.neste pais não se valoriza talento e Dom….mas sim midia..mas quem é bom faz ao vivo…

  22. Acho que o problemas é que ele é Nordestino.neste pais não se valoriza talento e Dom….mas sim midia..mas quem é bom faz ao vivo…

  23. Acho que o problemas é que ele é Nordestino.neste pais não se valoriza talento e Dom….mas sim midia..mas quem é bom faz ao vivo…

  24. Acho que o problemas é que ele é Nordestino.neste pais não se valoriza talento e Dom….mas sim midia..mas quem é bom faz ao vivo…

  25. Acho que o problemas é que ele é Nordestino.neste pais não se valoriza talento e Dom….mas sim midia..mas quem é bom faz ao vivo…

  26. Tambem como voces me sinto muitissimo triste que um genio como o Robertinho fique assim no esquecimento.Como eu amaria poder falar com ele e agradecer por tudo o que ele fez pela musica .Depois de ouvir Rapsodia Rock me dei conta do grande erro que fiz por ter negligenciado a musica dele por tanto tempo.Que timbre lindo que a guitarra dele tem!
    Robertinho e um guitarrista totalmente completo, ele tem um senso e melodia incrivel e nao fica limitado pela velocidade.

    Por favor se alguem tiver alguma informacao de qual e a situacao atual dele me envie um email.

    Lista dos meus guitarristas favoritos:

    Robertinho de Recife
    Neal Schon
    Jason Becker
    Yngwie Malmsteen
    Vinnie Moore
    Kee Marcelo
    Gary Moore

  27. desculpem por eu entrar assim na conversa galera mas,fico muito feliz por saber que não só o Armandinho foi esquecido,mas muitos outros como:Sergio Hinds,Serginho Dias,Hélio Belmiro,e isso sem dizer que os idiotas do Globo,nunca ouviram fala em um cara do Nordeste chamado “Ozielzinho”,que não perde pra ninguem no mundo hj em termos de guitarra.Mas a grande verdade é:jamais citar nomes,ou tentar ranquear artistas de qualquer espécie! sempre esqueceremos de alguém que merece ser lembrado e ovacionado!

  28. Robertinho é o cara ,junto com a turma do udigrudi recifense dos 70,incluindo aí Lula Cortes, Flaviola, Zé Ramalho ,Ave sangria ,Marconi Notaro ,Zé da Flauta entre outros.Os caras tinham uma criatividade musical ímpar e criaram um “movimento” irado do qual sou ultra fã do psychodelis folk rock nordestino . é uma pena que suas gravações não atingam um público maior.

  29. quem viu Robetinho do Recife tocar guitarra no começo dos anos 80, ja na quela epoca ele deixava os guitarristas brasileiros de boca aberta, como um dia no cover de iron maiden,ele tocava muito e hoje deve tocar ainda, Robertinho do Recife,PePeu Gomes e Armandinho são Mestres da Guitarra Brasileira.

  30. AGORA RECENTE NOS DIAS 14/12/2009, ARMANDINHO O MESTRE DA GUITARRA BAIANA, TOCOU COM NADA MAIS DO QUE, STANLEY JORDAN UM GRANDE GUITARRISTA AMERICANO, JORDAN TOCANDO NA GUITARRA, COMO SE TOCA NO TECLADO, E ARMANDINHO ARREPIANDO NA GUITARRA BAIANA, ESTE FOI UM PRESENTE MAIOR PARA ARMANDINHO DO QUE SER LEMBRADO POR ESTA REVISTA, ( PEPEU GOMES, ROBERTINHO DO RECIFE E ARMANDINHO, NA PRATICA SÃO EXCELENTES GUITARRISTAS DO BRASIL, AGORA NA POLITICAGEM DEIXEM A REVISTA ESCOLHER).

  31. esta revista não entende de guitarra e guitarristas, não conhece os guitarristas do Brasil, apenas chutou o nome de alguns, Robertinho do recife sola bem limpo, e é criativo nos solos da guitarra pernabucana, deu vida as musicas de Raimundo Fagner nos seus solos de guitarra, A REVISTA VERDADEIRAMENTE CONHECEDORA DA GUITARRA, MINHA CONSCIENCIA ESCOLHE OS MELHORES GUITARRISTA DO BRASIL, ( ROBERTINHO DO RECIFE – ARMANDINHO – PEPEU GOMES – PAULO RAFAEL – KIKO LOUREIRO – FRANK SOLARI – KIKO DO ROUPA NOVA – ZÉ FILHO.PB – E O GUITARRISTA DE ROBERTO CARLOS QUE É MUITO CRIATIVO) ESTES SÃO OS MELHORES DO BRASIL NA GUITARRA.

Leave a Reply

Your email address will not be published.