"Força que cresce, aqui é UJS"

Uma surpresa agradável lendo os blogs que deixei de ler nos últimos dias: o Plataformista é militante da UJS.

A União da Juventude Socialista, para quem não conhece, é o braço do PCdoB para a juventude (embora todos neguem e afirmem a pluralidade da entidade). Fui militante da UJS durante alguns anos, até que aquilo me cansou e resolvi que estava na hora de sair para ganhar dinheiro.

Para mim, a UJS evoca algumas das melhores e algumas das piores lembranças da adolescência. Lembra uma época de fé cega em dogmas questionáveis, mulheres feias mas disponíveis, fome em congressos e muita, muita diversão, embora incompreensível para quem não faça parte dela.

Conversando com uma amiga, Indira, lembramos os tempos em que fizemos o que ela considera a melhor coordenação estadual da UJS em Sergipe, em todos os tempos. Não acho que tenhamos sido tão bons, apenas soubemos aproveitar bem as circunstâncias: campanha pelo voto aos 16 e primeira campanha de Lula.

Me contaram que relançaram novamente a UJS há alguns anos. Fazem isso regularmente, e quando a coisa começa a fazer água usam os mesmos argumentos e a relançam mais uma vez. Essas coisas são como bicicleta: se parar de pedalar, cai.

4 thoughts on “"Força que cresce, aqui é UJS"

  1. Puxa… A analogia com a bicicleta foi brilhante. Esse post me fez pensar: nunca me envolvi em causas que congregassem muita gente pensando a mesma coisa. Tenho dificuldade para lidar com muita gente. E sempre fui meio sem esperança. Será que é mania de olhar pra dentro demais? O duro é que ser politizado é fundamental.

  2. Até aí… eu já fui monarquista roxo, naquele fatídico plebiscito… só depois eu fui saber que a nossa família real realmente representava o povão brasileiro: o indivíduo que seria o atual princípe herdeiro é ladrão da prataria imperial na casa da nobre tia . :c) Definitivamente, jovens erram… mas é divertido lembrar! Olavo de Carvalho está certo: jovem tinha mais é de calar a boca e estudar. hehehehe

Leave a Reply

Your email address will not be published.