Nero e Roma em chamas

Eis um personagem que me fascina: Nero. Enquanto outros imperadores romanos são interessantes apenas pelo nível de ridículo e degradação a que conseguiram chegar, como o travesti Heliogábalo, ou pela loucura do poder, como Calígula ou Caracala, Nero é uma das personalidades mais complexas de que ouvi falar, e provavelmente uma das mais injustiçadas.

O primeiro motivo pelo qual gosto daquele gordinho é Agripina. O pobre do Nero tentou matar sua mãe duas vezes: primeiro fez com que o navio em que ela estava afundasse; a desgraçada nadou até terra firme. Então Nero mandou Herculéio e Obarito darem um jeito na velha: uma paulada e uma estocada deram finalmente conta do serviço.

Um sujeito capaz de matar a própria mãe (embora quase em legítima defesa) tem que ser, se não admirado, pelo menos respeitado.

O segundo é o fato de que nenhum outro imperador foi tão caluniado quanto ele. Até do incêndio de Roma o culparam. Nero foi tão pichado por uma razão simples: grande estadista, fez um governo demagógico e populista, e ao tentar agradar excessivamente ao povo, caiu em desgraça junto à elite de Roma.

Mas a verdadeira razão pela qual ele passou à história do jeito que passou foi o incêndio de Roma, e a culpa que teria colocado nas costas dos cristãos. E foram eles, os cristãos, que deram a Nero a fama monstruosa que perdura até hoje.

A história cristã — ou seja, a história dos vencedores — conta que os cristãos foram perseguidos por Nero, e esse mito ficou. Não há nada mais deturpado do que essa versão. Roma era o paraíso da tolerância religiosa; alguém já viu a sede de um império ser sectária? Historicamente, quem tem a mania de perseguir os outros são os cristãos, com sua fixação em fazer proselitismo o tempo todo e exigir que mesmo aqueles que não querem a Salvação vejam a Luz. Mania chata, essa. Uma olhada no que sobrou dos autos após o incêndio mostra que, se alguns cristãos foram considerados culpados por Nero, acertada ou erradamente, a perseguição não se estendeu ao grupo como um todo (em 64 São Paulo estava na cidade e sequer foi investigado, por exemplo). Além disso, o êxtase público que alguns fanáticos demonstraram em ver a nova Sodoma em chamas era bastante suspeito.

Os cristãos, em sua luta para chegar à proximidade do poder romano, assumiram muitas de suas opiniões; e a opinião romana sobre Nero, com certeza, era das piores. O resultado foi um rei que, embora longe de ser decente, não chegava a ser o Anticristo como alguns julgaram, e que passou à história como o bandido que não era.

Mas pensando bem, poucas imagens são tão fantásticas e belas como aquela de Nero tocando harpa iluminado pelas chamas que lambem a sua cidade. E daí que seja mentirosa? Tem toda a beleza da loucura, da devoção à arte, daquela estilização extrema a que o ser humano pode chegar em sua apreciação estética do mundo.

Talvez, lá fundo, a história tenha feito justiça a Nero. Ars gratia artis.

53 thoughts on “Nero e Roma em chamas

  1. hummm… que interessante… Não sabia que Garotinho e Rosinha já estavam no poder desde aquela época… hehehehe

  2. Gente, às vezes fico imaginando… Qualquer um de nós poderia ter nascido Nero. Ou podíamos ter nascido elefantes, ou Napoleão… (Sempre que vejo alusão ao passado eu fico com esses delírios. Ô coisa esquisista essa vidinha nossa!) E, Rafa, vão me chamar de materialização do anticristo, mas eu MORRO DE PREGUIÇA de coisas que são tidas como absolutamente boas ou ruins. E lavo minha alma quando na visão que se tem da perfeição, da bondade do cristianismo, alguém coloca uma pimentinha como foi o caso desse post seu. 🙂

  3. Eu sei que não tem nada a ver com o caso,mas quero convocar todos vcs para um aviso supermega importante:

    U.C.A.P
    Deixe de ser patético
    agora mesmo!!!

    Deixe de ser patético agora mesmo!!!
    Sáia desse sofá ridículo e mofado para se juntar a zilhões de pessoas na nossa comunidade U.C.A.P(Unidade de Combate ao Atlético Patétiquense)
    Desculpe se o site não pegar direito,é que vc não tem idéia de tanta gente que está lotando vendo esse site agora…
    Mas se você tem nojo desse time nojento,quer matar esse time morto,ou quer degolar esse time desgraçado aqui é o seu lugar.
    É medíocre ver esses porcos se matando gritando:PATÉTICO,PATÉTICO…
    Mais um pouquinho e o estádio deles caía…
    Falando em estádio deve se tomar muito cuidado com aquela parede,se passa um avião perto dela cái tudo em cima dos patéticos…
    Legal mesmo foi ver os porcos indo no Coliseu(ops,Kyocera,eu confundi)no dia da final da Libertadores.
    O jogo nem era lá mesmo(era no MorumTRI)mas a torcida fez questão de ver lance por lance o seu time sendo esmagado aos pouquinhos.
    Mais legal ainda foi ver a reação patética após a perfeita cobrança de pênalt de Fabrício.
    Sem comentários.
    Adorei ver eles sofrendo…
    Massa mesmo foi ver o dia que a torcida tacou as cadeiras no campo(há,há,há,há,há),o time nem tem dinheiro suficiente para comprar as cadeiras que estavam faltando e ainda os deniquentes tentam acertar seus jogadores…
    Enfim,se eu fosse falar todos os momentos vergonhosos do patético eu iria ficar até amanhã digitando,mas como esse site respeita muito o Patético eu não vou menosprezar demais…
    Há,já estava me esquecendo,se você é patético não esqueça de dar meus parabéns de coração a três jogadores que fizeram a diferença na final: Diego,Fabrício e Durval(os caras conseguiram ser pior do que o Fabão…)
    Agora prepare-se pois vem o momento sem dúvida mais importante da sua vida,o momento que você irá se juntar a mais de 945 Miriades de sócios-membros registrados,o momento em que você irá se orgulhar dizendo bem alto: “Eu não sou Patético”.
    Agora levante-se dessa cadeira,pois pode cair e vc levar um tombaço,e diga:
    -Eu prometo torcer contra esse time nojento,atirar no Dagoberto,matar a torcida um por um a pauladas,tacar as cadeiras no campo,e por último ensinar português pro Lothar Mathaus.
    Parabéns,agora vc atinge mais um nível,e só falta um passo para a coroação final:
    CLIQUE AQUI SE VC DESEJA SER ANTI-PATÉTICO
    Parabéns!!!!!!!!!!Agora vc é anti-patético registrado(se vc apertou no botão,é claro)comente esse momento tão importante da sua vida com todos os atleticanos que vc conhece!!!(se existe algum).
    Você é exatamente o cliente número 954.325.647.211.983.159.472.558.346.928.557.721.435.825.369.527.314.447.517 a acessar o nosso site e ser registrado como anti-patético!!!!!
    Parabéns!!!!!
    (se vc deseja ver a matéria completa em site entre em http://www.eusei.com/pessoal/lucaspfc.html)

  4. Bom… assisti a esse filme novo Nero, e entrei no site de pesquisa pq o filme não mostrou o fim da história… acabei chegando aqui… em um artigo interessante. Não escrevo para q publique em seus comentários… apenas parei pra escrever pq imaginei como seia o autor desse artigo, confesso… fiquei curiosa, sou química e matemática, e Roma, às vezes me interessa. Legal seu texto. Bjuxxx e sucesso.

  5. Até que enfim alguém vai falar sobre esta mentira sobre perseguição aos cristãos, que nunca houve. Houve sim uma dura perseguição aos fariseus, porque eles tinham sinagogas e seriam concorrentes na fé que afinal era deles mesmos.

  6. Realmente concordo que a história de Nero é uma mentira deslavada criadas pelos pelos cristãos.Nero, jovem conheceu Acte, seu verdadeiro amor e vivenciou este durante o tempo que ainda não imperador. Sua mãe, fez um pacto para que ele viesse a ser imperador e sabia diante mão que seria morta por ele. Como sua mãe impediu por varias vezes a proximidade de Acte no palacio,Nero ao descobrir, mandou matá-la, vez que ele amava Acte, e sua mãe era a unica culpa por nao tê-la com esposa. Nero foi um estadista e jamais colocou fogo em Roma. As matanças ocorreram por que ele ficou psicologicamente desorientado, em virtude de sua mãe ter impedido o seu casamento.O Cara pirou. Até drogas ele passou a consumir. Ele tinha grandes projetos para Roma, inclusive quanto aos escravos.Como veio de criação humilde, não admitia a escravidão. Traido pela elite, caiu em desgraça, vindo a se suicidar a margens de um Lago, sendo que ainda antes de morrer foi amparado por Acte, seu verdadeiro amor, como cristã ela o perdou.Nero foi um heroi, nao vilão como todos o apregoam. Alias a historia, está cheia de injustiça e muito mal contada, principalmente, pelos falsos cristãos romanos, que inventaram a Igreja Católica Apostólica Romana. Veja o absurdo e ainda criaram os malditos Papas, como representante de Deus. Jamais Jesus falou que Deus teria um representante na Terra. Jesus pregou o amor e paz entre os homens. Nada mais.

  7. cada comentario sem a menor validade ccomparar nero com lula. e outors comentario, inventado saido da imaginaçao. .vamos estudar mais.

  8. foi nero sim, quem queimou “Roma ” mas não a cidade toda e sim uma parte pobre e feia (favela) que o incomodava quando ele olhava um certo rio(?) de rara beleza corrompida pela tal favela (OS HERDEIROS DE NERO, ALLAN MASSIE)

  9. admirado por matar a mãe ?ou no minimo respeitado,essa não concordo de jeito nenhum,vc concorda que isso seja motivo para rspeito e admiração acho muito equivocada sua interpletação.

  10. Gente, acho legal concordar e admirar o que o outro disse, porém leiam algumas publicações e tirem DELAS as suas conclusões e vamos discutir. Recomendo Plutarco que era um historiador comprometido com a pesquisa e consequentemente com a verdade, ainda assim incluiu nas suas obras, algumas conclusões próprias, (lógicas e claro), daquilo que não encontrou nas pesquisas, isso em 1600. Uma abraço, e não se esqueçam: toda unanimidade e burra

  11. SABE O QUE ME DEIXA TRISTE, É SABER QUE TANTA GENTE FALA TANTA BESTEIRAS PORQUE NÃO LÊ BIBLIA. É UMA PENA… EM APOCALIPSE 17 E 18 DIZ SOBRE A CONDENAÇÃO DO VATICANO…ISSO É UMA PROFECIA ESCRITA A 2000 ANOS QUE INFELIZMENTE POUCOS SABEM. ASSISTEM TANTAS BESTEIRAS NA TV… MAS NÃO LÊ ESSE LIVRO GENIAL…É UMA PENA!!!!!!!!

  12. achei interessante a colocação do autor, embora acho q este maquiou um pouco Nero.. sou historiadora e pelos fatos ele não era nem um bom moço.. mas gostei muito.. ele é sempre considerado um demônio.. gostaria de lhe fazer um pedido escreva algo sobre hitler.. Feliz ano novo

  13. Ja li algumas obras sobre Nero,e sempre encontramos algumas contradiçoes que nos. deixam confusos quanto a uma conclusao. Parece me que estamos longe de um consenso

  14. A mãe de nero contratou Seneca um filosofo para criar nero, portanto ele foi muito bem preparado para ser um imperador e sua mãe planejou isto desde o seu nascimento (visando poder) mas nero era muito menino e sua mãe ainda o dominava. Todos nós sabemos o que o poder faz com as pessoas alem do mais, muitos tentaram influenciar nero principalmente popea que ajudou muito nero se transformar num homem e usar seus “poderes”, tambem sabemos, que poder demais e religião de menos, não trás serenidade para ninguém principalmente para um imperador daquele imperio absoluto que aliás só acabou pouque permitiu-se a participação dos cristãos que comandam a igreja católica até hoje. Assim como o nero não é responsável por aquele incendio, devemos duvidar de muitas coisas ruins que falam sobre ele. Nero ajudava muito o povo romano e quando confiscava bens de alguns aristocratas é porque sabia ele nero que aquele era um corrupto ou um contraventor que merecesse a perda de seus bens. O que faltou para nero naquela época foi conhecer Deus na sua divindade real e não esse Deus pregado pelos cristãos como aqueles que botaram fogo em romo ou esses que estão por trás de tudo no atual vaticano.
    Eu pergunto: Você acha que um Imperador Romano colocaria fogo em roma? NUNCA……….

  15. nussa…
    num sabia q a historia de nero era tao enteressante assim…
    maneiro eim..
    vlw bjux..

  16. Cara se vc ñ lê a biblia leia pelo menos os livros de Historia antes de postar uma besteira dessas: “em 64 São Paulo estava na cidade e sequer foi investigado, por exemplo” a grande maioria dos historiadores afirmam q o apostolo São Paulo foi decaptado em 67 d.c como vc deve saber o governo de Nero acabou em 68, ou seja, o própio Nero julgou e condenou Paulo a morte.
    E ñ vejo pq um sujeito capaz de matar a própria mãe, mesmo “em quase legitima defesa”, deva ser admirado.

  17. olha me poupem…cada um tem o direito de expor suas ideias e pensamentos…nao venho aqui para concordar ou descordar com ninguem e sim parar para analisar quem foi nero……..um estadista perfeito….que soube usurfruir certas oportunidades que na hora o cabiam…e outra pq sera que foi tudo isso?ou menos do que isso……sera a agripina??pensem em suas maes e me respondam …….quem sao vcs se nao sua caricatura moldada pelas mesmas??deem a nero o titulo que merece…..grande imperador……ate o fim ……….

  18. Pessoal nao tem um lance de que Nero queria ter uma cidade chamada “Neropolis”? Sera que ele nao encendiou Roma por pura raiva de nao terem feito? Sera que os inimigos dele nao tentou incendiar uma pequena area (nao Roma toda) para incrimina-lo por que alguns anos depois ele foi caçado por seus inimigos

  19. Em história não existem as verdades absolutas porém, os fatos merecem ser sempre revistos e comentados sob uma nova ótica de uma nova historia, mais reacinária e irracional não sob o prisma tedencioso que a história veio sendo explanada no século passado como sendo fatos verdadeiros ao qual o homem tem que aceitar. Neste,contexto vejo que Nero que aos dezesete anos assumiu o poder de Roma, e sabendo que sua mãe tinha uma forte influência sobre Nero e que seu grande amor não poderia acontecer. Bem, não vou entrer em detalhes mas que este texto é uma boa afirmação de uma das realidades históricas não deixa de ser.

  20. Ontem comentei com amigos um pouco sobre esses assuntos. Na minha opinião é que nao se pode ter a concreta certeza do que aconteceu, cada um escreve a seu modo de vista. Assim sao os comentarios aqui também. Um exemplo foi o comentário anterior, dizendo que São Paulo teria sido decaptado pelo nero.. Bem nao podemos afirmar que foi o próprio nero. Quem leu isso pegou a ideia de outra pessoa, e e idéias diferentes existem em todos os lugares em diversos idiomas. Quem ler a biblia( com todo respeito, apenas uma idéia) esta se baseando em algo q o ser humano fez. De uma forma ou de outra foi um ser humano de decifrou, traduziu, interpretou… ai entra a igreja… Bem, a História vai ser sempre uma duvida e que nao vale se estressarem com comentarios aqui expostos… Cada um dar sua opiniao e nao precisa condenar a opiniao dos outros.

  21. também já escutei a história q ele se apaixonou por uma plebéia….ela nao quis ficar as escondidas com ele e deu o pé na bunda do mesmo..dai pos fogo em roma…rsrsr

  22. Eu achei muito interessante sua opinião sobre o Famoso Nero, mas gostaria de reprisar fatos importantes, que não sei se fortalecera ou degradara seu texto, pois ao meu ver Nero tinha um bom motivo para perseguir os cristãos, pois era um povo rebelde que procura fazer uma rebelião, alem de não serem tão santos assim, pois nem nos somos hoje, lembrem-se de que eram escravos e estavam tentando uma nova rebelião contra Roma. Nero deveria eliminar inimigos como nos faríamos aquele que nos fize-se mal ou a algum conhecido e familiar, estou certo ou não estou.
    Nero não pode ser condenado por uma causa na qual não temos provas concretas e plausíveis, alem de ser condenado por um jure fora de sua época com leis totalmente diferentes das atuais.Não posso afirmar com certeza que ele não botou fogo em Roma, mas também não posso afirmar que ele foi ele.Ha menos que alguém me mostre provas apalpáveis.
    Sem levar em conta o motivo pela qual levou ele a cometer esse crime e os demais que lhe foi encaminhado de forma exagerada aos padrões daquela época.Com base na sua criação e os ofícios encaretados a seu posto de Imperado, ode lhe foi confiado os poderes para decidir o melhor para seu povo.

  23. O mais incrível na história de Nero é a catalepsia que o poder causa em sua mente.
    Num exemplo clássico de que o AMOR se sobrepuja ao PODER, vemos um ser humano caótico e em busca de sua razão…
    É evidente que o tempo deve ter amplificado bastante toda a cena da ápoca de Nero, mas é inegável que sua vida é fascinante.
    Não importa o quanto de lenda deva existir nos relatos de sua trajetória, até porquê não mensuraremos jamais o quanto de louco havia naquela mente…
    No mais fica o exemplo do quão é viciosa a esfera que gira em torno do poder… E o que mais impressiona é como ainda temos estrutruras políticas no Brasil que ainda pactuam com toda essa atmosfera que surgiu desde Roma.

  24. nero pode ate n ter colocado fogo em roma mais concerteza mandou alguem colocar depois colocar a culpa nos cristoes

  25. Nero persegue os cristão! Assim que os cristãos são levados a religião oficial, perseguem TODAS as outras religiões e manda para a fogueira os judeus! Acreditar na versão cristã da perseguição gratuita é difícil!

  26. Desde meus 14 anos me senti atraída por Nero. Quando assisti ao filme Quo Vadis, mesmo sendo ele mostrado como um monstro, algo lá no fundo fez-me sentir que ele era, na verdade, um ídolo e um incompreendido.
    Parabéns pelo esclarecimento!
    Ah, se me permite, postarei seu texto sob o trabalho que fiz, para ilustrar meu desenho.
    Abraços.

  27. Sou eu quem concordou com sua idéia e disse que colocaria seu texto sob um trabalho digital que fiz de um Nero moderno.
    Mas… vejo que meu comentário não foi aprovado. No entanto, percebo que o povo tem muito a aprender. ———— Cada resposta! Gramática, nota zero! Conhecimento, nota zero!
    Instrução, nota zero! —————– Trava e lavagem cerebral, nota dez!

    E nem precisa aprovar este comentário, pois estou escrevendo para você, autor.

  28. E obvio que não foi nero que ateou fogo em roma. o fogo foi so um pretexto para perseguir os cristaõs . o mesmo aconteceu com os outros imperadores usaram pretextos absurdos para perseguirem os cristãos. o mesmo ainda acontece hoje os pretextos contra os cristãos são os mais absurdos.

    Mas o que importa mesmo é saber quem vai vencer esta corrida. É óbvio que os cristaõs vão vencer.

    LEIA A BIBLIA.

  29. E obvio que não foi nero que ateou fogo em roma. o fogo foi so um pretexto para perseguir os cristaõs . o mesmo aconteceu com os outros imperadores usaram pretextos absurdos para perseguirem os cristãos. o mesmo ainda acontece hoje os pretextos contra os cristãos são os mais absurdos.

    Mas o que importa mesmo é saber quem vai vencer esta corrida. É óbvio que os cristaõs vão vencer.

    LEIA A BIBLIA.

  30. E obvio que não foi nero que ateou fogo em roma. o fogo foi so um pretexto para perseguir os cristaõs . o mesmo aconteceu com os outros imperadores usaram pretextos absurdos para perseguirem os cristãos. o mesmo ainda acontece hoje os pretextos contra os cristãos são os mais absurdos.

    Mas o que importa mesmo é saber quem vai vencer esta corrida. É óbvio que os cristaõs vão vencer.

    LEIA A BIBLIA.

  31. E obvio que não foi nero que ateou fogo em roma. o fogo foi so um pretexto para perseguir os cristaõs . o mesmo aconteceu com os outros imperadores usaram pretextos absurdos para perseguirem os cristãos. o mesmo ainda acontece hoje os pretextos contra os cristãos são os mais absurdos.

    Mas o que importa mesmo é saber quem vai vencer esta corrida. É óbvio que os cristaõs vão vencer.

    LEIA A BIBLIA.

  32. E obvio que não foi nero que ateou fogo em roma. o fogo foi so um pretexto para perseguir os cristaõs . o mesmo aconteceu com os outros imperadores usaram pretextos absurdos para perseguirem os cristãos. o mesmo ainda acontece hoje os pretextos contra os cristãos são os mais absurdos.

    Mas o que importa mesmo é saber quem vai vencer esta corrida. É óbvio que os cristaõs vão vencer.

    LEIA A BIBLIA.

  33. E obvio que não foi nero que ateou fogo em roma. o fogo foi so um pretexto para perseguir os cristaõs . o mesmo aconteceu com os outros imperadores usaram pretextos absurdos para perseguirem os cristãos. o mesmo ainda acontece hoje os pretextos contra os cristãos são os mais absurdos.

    Mas o que importa mesmo é saber quem vai vencer esta corrida. É óbvio que os cristaõs vão vencer.

    LEIA A BIBLIA.

  34. A verdade é: os cristãos daquela época estavam loucos por poder, tanto é que fizeram de tudo para se aproximar dos imperadores para governar juntos sob o argumento de serem eles os representantes de Deus aqui na terra. E eles conseguiram bem depois do governo de Nero. Com isso enfraqueceram o império permitindo a invasão barbara e ainda governaram com os barbaros germânicos. Após a queda do império, os “cristãos” influenciavam os reis por toda a idade media e criaram até o Direito Canônico e ainda a famosa “SANTA INQUISIÇÃO” onde os padres, cardeais da igreja católica decidiam quem ia pra “fogueira”, parece ironia mesmo né, estavamos falando de fogo!….
    Durante toda essa perseguição por poder os cristãos fizeram de tudo até colocaram fogo em ROMA para derrubar Nero. Também existem relatos de que alguns desses cristãos fizeram de tudo para influenciar ou interferir na família de Nero para ocasionar todas aquelas contradições e conspirações envolvendo Sêneca, o prefeito Burro e a tal da Agripina. Coitado do Nero até a sua última esposa Popea jamais esteve interessada em outra coisa que não fosse PODER. Para finalizar eu pergundo à quem interessava toda aquela política do Nero em distribuição de renda e benefícios senão a contrariar a aristocracia romana e os santíssimos “CRISTÃOS” que planejavam todas as tramóias possíveis para dominar a Terra em nome de Deus.

  35. gente,concordo que cada um tenha direito de expressar sua opnião a respeito de nero ou qualquer outro.mas,daí a tirar conclusões extremistas acerca de pessoas que sequer conheceu,ou ainda,nem estudou fontes confiáveis da verdadeira história,e postam comentários ofensivos aos cristãos da época,como se fossem uma espécie de “rebeldes de elite”,lutando pelo poder a qualquer custo? eu pergunto: isso tem realmente base na história? surgiro que quem afirmou coisas do tipo estude mais, e principalmente meça as palavras. é agradável e convém a boa educação. ah! uma sugestão;leia a bíblia! outra coisa;realmente os cristãos em especial sempre foram alvo de perseguiçao religiosa. quer saber o real motivo? leia a biblia! especialmente o novo testamento. obrigado pela atenção.

  36. muito interessante essa histiria de nero!!tava bem curioso para saber como foi a histortia da vida do grande”NERO”

  37. Bom………..fim um filme que contava a historia de Nero e fiquei fascinada pelo seu poder de saber agir na hora certa e não se deixar ser dominado pela vida amorosa.
    adorei a historia dele.

  38. É engraçado essa coisa de ler a bíblia pois, quando nos referimos aos cristãos daquela época, estamos falando da igreja católica ou seja do vaticano. E o mais curioso é que quando alguem lê esta tal de bíblia, simplesmente este alguem deixa de ser católico e vira protestante, crente, evangélico ou sei lá o que: mas o importante mesmo é lembrar que todos os católicos não conhecem a bíblia e quando estudam a mesma não concordam com nada do que está escrito lá, pois os cardeais e os papas modificaram-a para pregar ao mundo a mentira de que são eles os representantes de Deus aqui na terra. Também vale lembrar que no incêndio de 64 o irmão Paulo (um verdadeiro cristão) estava em Roma e sequer foi investigado. Portanto, o imperador Nero sabia muito bem quais os cristãos que atearam fogo na cidade. As vezes nós temos que estudarmos mesmo para não cairmos em estórias de padres…..

  39. Bom, pra você falar do Enobarbo piromaníaco e Roma, sem ao menos mencionar o nome de Sofrônio Tigelino e se referir a Saulo (Paulo) de Tarso como “São Paulo”, tudo leva a crer que a bibliografia escolhida para saber mais sobre o “César do Fósforo” é composta de obras meio rasas…

    Seu texto é bom e sarcástico, mas tem lacunas no sentido informativo. Complemente quando der e puder…

  40. bem, gostei mto do texto do autor e concordo plenamente que Nero foi injustiçado pela história e condenado pela historiografia cristã. Engraçado é que esses mesmos cristãos que eram perseguidos por serem inimigos do império na época, portanto bandidos, perseguiam fariseus, e qdo a igreja dominou o mundo, perseguiam seus inimigos, os ” infiéis “. Aqueles não acreditavam no cristianismo e nos dogmas católicos, eram os novos bandidos desse mundo tocrático!!!!! Afinal de contas, quem é o herói, e quem é o bandido? E essas pessoas que postam aqui seus comentários do tipo: “leia a bíblia” não se tocam de q ela representa uma interpretação? uma versão da história na ótica cristã e não a verdade absoluta. Aquela que devemos aceitar e seguir feito cegos e burros!

  41. VIVA AO GRANDE NERO, ÚNICO QUE TEVE CORAGEM DE EXTERMINAR AS PRAGAS!
    INFELIZMENTE ACABOU POR SER ALVO DE MENTIRAS CRIADAS POR CRISTÃOS.
    ATÉ MAIS PESSOAL!

  42. Entendo a revolta de certas pessoas contra os cristãos…
    Também sou cristão, mas reconheço q muitos usaram e usam ainda hoje o nome de Cristo para cometer atrocidades e injustiças… Não foi isso q JESUS ensinou… Para DEUS existe o caminho certo e o errado, problema daqueles q seguem pelo caminho errado, sejam cristãos ou não…
    Aliás!!!
    Religião é algo q nem deveria existir, é tudo uma forma de comércio e uma maneira de chegar ao poder… Sou a favor apenas da crença em DEUS e daquilo q Cristo nos ensinou…
    Quanto a Nero… Quem somos nós, humanos cheios de falhas para julgar alguém???
    Se é como conta a história, ele foi influenciado por sua Mãe q tinha sede de poder não se importando com os métodos cruéis q usaria…
    É muita pressão para um jovem q sabia o q devia ser feito, mas talvez não tenha conseguido por influencia de sua Mãe e de certos setores da sociedade q se incomodavam com as mudanças desejadas por ele.. Isso acontece atualmente em muitos setore da sociedade da religião e com nossos políticos… Aqueles q tentam fazer algo, de imediato são ridicularizados pelas classes dominantes e corruptas q infelizmente sempre existirão…
    Cabe a nós apenas acreditar na justiça divina…

    Abraço a todos.

  43. Algumas informações não procedem,
    Muito FRACA a sua analogia.
    Comparações bizarras.

  44. Estou convicto,que Nero era ateu e que os Cristão que eram perseguidos;concerteza nao era os da elite,pois até aqui nunca vi a corda arrebentar do lado mais forte e sim dos mais simples;agora deixa me dizer que se foi Nero ou a elite que se dizia cristã se não se arrependeram a condenação é certa quando o fundador do Cristianismo o Cristo Jesus voltar para reinar aqui na terra Ele e só Ele pode julgar este caso e os outros encobertos pela história…

  45. Deus não é ilusão, ainda que o mundo não creia eu creio porque ele pela sua palavra mudou a minha vida, hoje tenho felicidade e alegria, A alegria que eu dou o mundo não pode dar, disse Jesus. Se Deus é ilusão, você e nécio!

  46. No minimo ..ridicula a sua colocaçao …achar que o deve se respetar quem mata a mae ..eu nao queria ser sua mae …..coitada dela …colocar uma pessoa tao amargurada …se fosse ela nao dormiria perto de vc ….ja q vc acha tao legal …quem sabe vc tb nao vai imitar ….nero…. do jeito q vc tem sua opniao …todos tem direito tb ter ;.

Leave a Reply

Your email address will not be published.