Ode contra a SUIPA

Há muitos anos levei uma amiga ao pronto-socorro, costurar um baita corte na mão. Fiquei ao seu lado enquanto o médico remendava o talho. Olhava entre fascinado e enojado para as bolinhas de gordura que saíam corte afora.

O médico olhou para mim e disse: “Se quiser, pode olhar para o outro lado”. Achei engraçado e respondi: “Doutor, não é a minha mão que o senhor está costurando. Em mim não dói nada.”

Esse prólogo é para falar que acho os exageros em defesa dos direitos dos animais uma grande bobagem.

O que me impede de chutar um gato não é a dor dele; é o meu senso ético. Não acho certo chutar um animal que não me fez nada. O resultado pode ser o mesmo — o gato feliz e incólume — mas as razões são completamente diferentes. É por mim, não é por ele. Em mim o chute não dói.

Resumindo, minha visão do mundo é eminentemente antropocêntrica.

É por isso que acho engraçado que protestem contra o uso de animais como cobaias. Por exemplo, coelhinhos em testes de xampu. Cruel como possa parecer, tais testes são bem aceitáveis, desde que resultem em xampus que tornem determinadas cabeleiras sedosas e macias, onde eu possa afundar o rosto. Se os coelhinhos não são necessários para isso, ótimo. Vivam em paz e comam alfacinhas e cenourinhas. Mas se são, azar o deles. Eles se reproduzem rápido, de qualquer maneira; não vão entrar em extinção e desequilibrar o ecossistema.

Voltando à minha amiga: até hoje ela diz que a culpa do corte — decorrente de uma queda sobre uma garrafa — foi minha. Minhas lembranças são diferentes. Mas ainda que fosse, ele continuaria sem doer em mim.

7 thoughts on “Ode contra a SUIPA

  1. POr que ao inves de usar animais em testes nao usam estupradores e traficantes? O mundo sem eles ia ficar bem melhor e ainda ajudariam nas experiencias para fazer xampu ou encontrar a cura para a eclerose ou qualquer outra doença.Isso sim é ciencia!! O resto é carnificina.

  2. os animais n pedem para ser usados para cobaia, eles tem o direito da vida como todos nos. por isso eu gosto muito do trabalho da suipa. eu tambem que o direito dos animais!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. O problema dos testes em animais é que eles não reagem de…
    cada um tem o direito de pensar o que bem quiser.
    Eu acho que um equilíbrio em tudo é bom. Falta equilíbrio no mundo atual. Ou se é contra ou a favor. Não existe mais uma escala de gradação. TÁ DIFÍCIL.

Leave a Reply

Your email address will not be published.