Aurora

Lembrando muito de Bob Dylan:

Because something’s happening
but you don’t know what it is.
Do you, Mr. Jones?

A candidatura de Howard Dean pode estar inaugurando um novo tempo em campanhas políticas: o tempo da internet como mídia significativa e influente, como nota Pedro Dória.

E a Wired tem uma matéria em que escancara essa percepção de uma vez: “Como a Internet inventou Dean“.

Assim como Roosevelt teria inaugurado a era política do rádio e Kennedy a da televisão (na verdade, por incrível que pareça Nixon a usou politicamente antes, para variar tentando consertar uma bobagem; daquela vez ele conseguiu), Dean estaria inaugurando a era da internet. Está aproveitando o nível crescente de sofisticação da rede, a partir da equação e-mail + blog = comunidade.

Ainda é cedo para dizer quem vai ganhar esta eleição, e a analogia de que todos os que iniciaram o uso de uma nova mídia se elegeram e foram presidentes importantes é pouco mais que um exercício de vontade. Também é cedo para dizer se a campanha brasileira vai absorver já em 2004 essa nova mídia; de 1996 (o ano em que primeiro se usou internet nas campanhas eleitorais no Brasil) para cá pouca coisa mudou. O que fica é aquela impressão gostosa de que estes são tempos de maravilhas em eterna mudança.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *