De onde viemos? Para onde vamos? Lá tem BBS?

Em 1994 comprei meu primeiro modem. Uma potência que me colocava em contato com o mundo a estonteantes 2.4 Kbps (o Velox, em comparação, oferece no mínimo 256 Kbps). E um pouco depois comecei a acessar um BBS.

Um BBS era, mal comparando, uma internet em um computador só. Havia uma seção de downloads, normalmente com uma porrada de velhos programas para DOS. Mas o mais interessante, mesmo, eram os sistemas de troca de mensagens.

A BBS que eu acessava, a Cybernet, fazia parte da SyNC-Net, uma rede de trocas de mensagens que interligava vários BBS’s no país inteiro. Os pacotes de mensagens eram trocadas uma vez por dia, de madrugada.

Foi nesse sistema que descobri como era bom falar besteira com gente que não conhecia. Havia uma seção — seção, não, mas o nome me foge agora — chamado SyNC-Abobrinhas. Na época nicks eram chamados de handles, e eu resolvi usar o Tomahawk — por causa da machadinha dos iroquoises, não por causa dos mísseis.

Eu adorava aquilo. Trocava dezenas de mensagens por dia, falando os maiores absurdos. Ainda tenho umas poucas sobreviventes a dois crashs de HD:

CYBERNET – 07/08/95 20:01
From: TOMAHAWK
To: MAD DOG
Subj: God by e-mail
Area: SyNC-NET Abobrin

Mim resolve entrar em pow-wow de Mad e The.

MD>E ai grande Deus como vc esta !!!
MD>o que aocnteceu com vc que nao vejo mais mensagens suas por aqui
MD>parece que anda meio sumido pô…

Pois é, Mad. Deus anda meio sumido ultimamente. Desde que deu aquelas tabuinhas pro Moisés e mandou ele fazer aquela arca (a mesma que o Indiana Jones achou), resolveu dar um tempo. Deixou de lado até a guerra da Bósnia. No último cartão postal que me mandou, estava curtindo horrores na Praia do Forte.
Mas não se preocupe: Tomahawk, o amigo mais íntimo de Deus, está aqui pra falar com você.
Deixe o seu recado comigo. Eu garanto que assim que Deus voltar a dar notícias (se bem que ele anda de olho na Cindy Crawford, sei se vai ter tempo não…) eu passo pra Ele.
Só não vale pedir fama, saúde, dinheiro e a Babalu. A Cindy Crawford, como você pode ver, nem pensar. Deus perdoa tudo, menos quando você cobiça a mulher do próximo.
Qualquer coisa, é só falar. Ou rezar.
Por falar nisso, temos novidades: desde o dia 03/06, passamos a aceitar orações via e-mail, desde que enviadas para o endereço abaixo:

Tomahawk@paraíso.eden

Se você quiser mandar e-mail direto pra Deus, é só enviar para:

God@

Não se preocupe com o endereço. Deus está em todo lugar.

Você pode também nos contactar pelo telefone 1-900-GOD-SAVES. Apenas $1.45 o minuto. E sempre uma mensagem de esperança para você.

[]s teológicos de
Tomahawk
___
* UniQWK #1970* Vende-se tagline. Tratar (011) 1406.

O programa que eu usava para ler essas mensagens era o UniQWK. O número de série que aparece aí em cima era usado por quatro pessoas — as quatro que ratearam o registro — e muita gente achava que, afinal de contas, éramos uma pessoa só.

O UniQWK tinha uma opção de inclusão de taglines que, em pouco tempo, virou vício. Taglines eram frases incluídas aleatoriamente no final de cada mensagem. Eu tinha uma coleção enorme delas, cerca de 5000. Criei algumas, mas a maioria absoluta era roubada de outras mensagens:

Disléxicos são mais alerges.
Disléxicos de todo o mundo… Uvi-nos!
Um seminário sobre viagem no tempo será realizado duas semanas atrás.
* = Asterisco. _ = Asterisco depois de encarar o Godzilla.
A vida é uma merda, e aí você morre.
Eu não sou esquizofrênico. É esse cara do meu lado!
Eu não sou paranóico. Qual dos meus inimigos te disse isso?
Trilhões de moscas não podem estar erradas: coma bosta.
Na qualidade de leigo, qual é a sua opinião sobre sexo?
Aquela tagline é verdadeira -> <- Aquela tagline é falsa.
Gigolô: sujeito pago para fazer o que qualquer idiota faz de graça.

E por aí ia. Durante anos procurei um add-on qualquer para o Eudora que possibilitasse a inclusão de taglines. Senti falta delas quando comecei a usar e-mail.

Lá se vão quase 10 anos. O tempo passa muito rápido.

2 thoughts on “De onde viemos? Para onde vamos? Lá tem BBS?

  1. Meus caro, esse troço de BBSs, taglines…
    Saudades mesmo… Comecei com isso em 1983…. 21 anos atrás cara! Tinha 11 anos de idade e os modems não discavam sozinhos vc tinha de pegar o telefone discar e esperar a portadora, tal qual um fax para apertar o botão do modem e aí se conectar… Um barato… BBSs como Forum#80, Sampa, Sampinha-RJ, depois os maiores como a Inside….
    Muitas saudades desse tempo…
    Mas havia uma diferença enorme e pior: não tinha mulher em BBS…. Só bem mais tarde… 10 anos depois é que começou a melhorar 😉
    Abraços!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *