As teorias da banha

Uma pobre senhora excessivamente crédula, leitora assídua deste blog, me falou de uma mulher que fez de bestas algumas pessoas Brasil afora, falando bobagens sobre alimentação.

Normalmente, essas teorias alimentícias me irritam em pouco tempo. Os resultados da maioria das pesquisas dependem de quem pagou por elas. Ovo faz mal, de repente não faz mais — e a gente tem a certeza de que os produtores de ovos dançaram em alguns milhares de dólares ou libras para tentar convencer o povão de que seu produto traz algum benefício desconhecido.

Mas essa mulher de que me falaram extrapolou. Disse que pão faz mal, dizendo a toda a humanidade que o seu principal meio de subsistência na verdade vinha sendo o seu veneno. Só não explica como essa raça conseguiu proliferar dessa forma. Milagre, talvez.

Disse ainda que carne faz mal — e eu fico sem entender por que aqueles sujeitos da pré-história, em vez de se limitar à segurança de suas lavouras, se arriscavam em busca de carne, se seus metabolismos não precisavam dela.

E ultrapassou o limite da loucura pura e simples quando falou que leite faz mal. Implicitamente, disse que todos os filhotes de mamíferos são suicidas instintivos.

Reconheço que é preciso muita coragem — e falta de senso de ridículo — para afirmar uma coisa dessas. Mas malucos e bobos são famosos por não sentirem medo. Deve ser isso que faz essas pessoas irem de encontro a todo o senso comum acumulado em dezenas de milhares de anos.

De qualquer forma, a Harvard Business Review (aqui, via Boing Boing) tem uma boa explicação para o crescimento da obesidade.

2 thoughts on “As teorias da banha

  1. Rafael,

    Tenho lido sempre que posso seu blog. Gosto de seu estilo, dos assuntos que seleciona e sobretudo da sensatez com que os aborda.Lendo sobre As teorias da Banha, assim que cheguei ao final observei que ,talvez por um lapso você usou o ” de encontro” ( choque), quando na verdade penso que seria “ao encontro” Se estiver equivocada, sinalize prá mim OK??
    Um abraço.. Não deixe de blogar sempre.

    Sônia maria

  2. LEITE DE VACA E DERIVADOS:
    Ricos em proteína animal, são os maiores responsáveis por todas as alergias: bronquite asmática, asma, rinite, urticária, alergias da pele, além de distúrbio do aparelho digestivo: náuseas, vômitos, diarréia, gastrite, dores abdominais, cólicas; provocam, também, inflamações e infecções de repetição: gripes, amigdalites, bronquites catarrais, inflamações nos ouvidos; dores de cabeça, enxaqueca, dores articulares, etc. Rico em gordura, engordam, elevam o colesterol e dão complicações circulatórias. O cálcio que contém não é bem aproveitado pelo organismo e vai se depositar nas articulações, provocando as doenças articulares, e nos vasos sangüíneos, dando arteriosclerose. Forma cálculos (pedras) nos rins e vesícula. É um grande engano. Leite de vaca, ou de outros animais, não é alimento para o ser humano. É um dos maiores responsáveis por todas as doenças crônicas. Se você têm qualquer doença crônica, e toma leite, mesmo em pequena quantidade, pare o seu uso. Não importa o tipo, são todos prejudiciais: pasteurizado, longa vida, em pó, tipos A, B, C. Também os derivados devem ser evitados: coalhada, yogurt, queijo, doce de leite, sorvetes e chocolates, tudo que contém leite. Leite é alimento do filhote, não é para ser usado por toda a vida, e cada leite para sua espécie. Não importa se você adora leite e acha que não pode viver sem ele. O que importa é sua saúde. Pode ser estranhopara você saber que leite faz mal. Se duvida, experimente, faça a prova. A maior causa de crianças adoecerem muito, é o uso do leite de vaca, e remédios não resolverão o problema.

    ACREDITO Q VC TENHA SE EQUIVOCADO QUANDO DISSE Q A TA SENHORA DISSE DE MANEIRA IMPLICITA Q TODOS OS FILHTES DE MAMÍFEROS SÃO SUICIDAS INSTINTIVOS…. ACHO Q VOU NÃO ATENTOU AO FATO DE CADA ESPECIE INGERIR O LEITE Q A MAMÃE PRODUZ…. OU SEJA… OS BEZERRINHOS TOMAM O LEITE QUE AS MAMÃE VAQUINHS PRODUZEM, CABRITINHOS TOMAM O LEITE Q AS MAMÃE CABRINHAS PRODUZEM… CRIANÇA TOMA LEITE DA MAMÃE, E NÃO NA TETA DA VACA….

Leave a Reply

Your email address will not be published.