Seu dotô

Que me perdoe a Lulu, mas eu encaro médicos com a desconfiança que costumo reservar a advogados (perdão também, Roger).

Esta semana resolvi fazer um checkup pela primeira vez na vida. Fazia uns 20 anos que não ia a um clínico geral; e a especialistas também, com exceção de oftalmologistas e de uma ou duas emergências, como quando peguei dengue ou fui picado por uma lacraia em um hotel de Aracaju. Fui por duas razões: para confirmar o que eu sempre soube — que eu não estou morrendo — e para me preparar psicologicamente para um eventual exame isidoriano daqui a uns 10 anos.

Foi a segunda tentativa, na verdade. Eu tinha ido há alguns anos, quano morava no Ceará. Fui a um tal de dr. Salomão. Eles fez os exames de praxe, e implicou com o fato de eu fumar. Pelas fotos espalhadas no consultório vi que ele era um esportista, um espírito jovem que teimava em desmentir os cabelos brancos e as muitas rugas. O tipo que acredita que juventude é mesmo um estado de espírito. Já vi velhos reumáticos entrevados cegos esclerosados acreditando nisso também.

Por recomendação da minha então sogra, fiz uma pergunta sobre as eventuais dores de cabeça que sempre tive. Ele foi taxativo:

“É o cigarro.”

“Mas dotô, eu sempre tive, mesmo desde muito antes de começar a fumar.”

“Não interessa. É o cigarro.”

Nunca fiz os exames que ele prescreveu. Tive medo.

Ano retrasado, acompanhei minha avó a um neurologista na Visconde Silva. Aproveitei para fazer a minha própria consulta. E o dr. Marcelo foi taxativo: cigarro e dor de cabeça não têm nada a ver. Nada.

Foi o que eu pensei: o dr. Salomão não era um sábio.

25 thoughts on “Seu dotô

  1. Rafael… a sua descricao de um medico eh impagavel!! Mas no final das contas, vc ainda tem dor de cabeca? Ou o novo medico resolveu a charada?

  2. A dor de cabeça crônica certamente é porque você usa cueca um número menor do que deveria. (piada antiga, lembra?)

  3. O tipo que acredita que juventude é mesmo um estado de espírito. Já vi velhos reumáticos entrevados cegos esclerosados acreditando nisso também.

    Já que não existe mesmo saída, esse é um bom jeito de encarar as coisas.

  4. Conheci um sujeito que tinha sempre uma forte dor de cabeça. Todos os médicos indicavam a castração como único tratamento. Ele insistia em procurar uma cura. Virou um caso estudado por especialistas em todo o mundo e mais uma vez decretaram: castração. Desolado, mas não suportando mais as terríveis dores de cabeça, topou. Ficou desiludido da vida e meteu a cara no trabalho. tinha trinta anos e pouca perspectiva. Acabou ficando rico. Um dia, numa festa de rico, conheceu um costureiro que todos diziam ser um artista, além de possuir a capacidade de medir com os os olhos. Apresentaram-se e o costureiro foi logo dizendo: “sapato, 40; camisa 3 com colarinho 42; calça 52; cueca 42…” e o sujeito interrompeu: “não, cueca 40!” o costureiro replicou: “42!” e ele: “eu uso cueca 40 desde os meus 18 anos.” O costureiro ficou horrorizado: “que isso! se você usar cueca 40 aperta o saco e te dá uma puta dor de cabeça.”
    Ciao

  5. Haha 🙂 Muito bom!

    Acho que vou abrir um consultório pra mim. Que fácil: o sobrenome ajuda a dar o crédito, daí é colocar toda culpa no cigarro e tcham! Terei uma carreira brilhante!

    (queria ver como são so diálogos quando um advogado precisar consultar um médico e vice-versa)

    Abraço!

  6. um amigo tinha essas dores de cabeça… ao contrário da piada (eu me lembro, BEAR), ele melhorou depois do… EXAME ISIDORIANO!
    hahahahahahaha…
    faz o seguinte: ADIANTA o tal exame!

  7. O que o cara não faz prá se enganar…
    Cigarro dá uma dor de cabeça fdp. Quando eu bebia e fumava tinha dores de cabeça que atingiam 388 na escala Richter. Hoje que deixei de fumar, e bebo com vontade redobrada as dores atingem, quando muito, o nível 51.
    Experiência científica, mêu.

  8. Ouvi da boca de um médico: “Paciente são é paciente mal diagnosticado”. Ou seja, estamos todos f* mesmo.

  9. Meu problema com médicos é que eles não resolvem nada.

    Se eu for no médico, com certeza ele vai mandar eu parar de comer porcaria, tomar café e de beber.

    Raios, tudo que eu quero é que eles me dêem um remédio que me permita continuar fazendo tudo que faço hoje.

    Se for pra parar, pra que me serve o médico?

  10. Frase colhida no bar de uma dessas festas pré-formatura da Medicina:

    “Eu tô pouco me lixando pra faculdade, vou atender no consultório do meu pai porque ele me pentelha. Mas o que eu quero mesmo é ser dj.”

    (Na próxima dor de cabeça, te toca pra BALADA. :D)

  11. Antes de eu começar a fumar eu tambem tinha dores de cabeça, mas então foi só começar a fumar e as dores aumentaram. Não tive duvidas, parei de fumar e como por milagre as dores aumentaram mais ainda. Isso se repetiu em ciclos em uma espiral ascendente até o ano passado quando eu parei de comer pepino.

  12. Fumei desde os 12 anos. Parei faz 5. Não vou contar o intervalo porque minha idade é minha e não vou ficar dividindo com os outros. Nunca tive dor de cabeça quando fumava.
    Agora que não fumo também não tenho.
    Só a saudade do cigarro é que dói.

  13. Prá quem não tem pressa de morrer o cigarro é a solução: mata devagarinho, devagarinho… depois, com a poluição que está aí, quiéquicusta inalar umas porcariazinhas da Souza Cruz?

  14. Eu li um post antigo sobre o kurt e odiei, vc pode parar d xingar o kurt, q negócio e esse de fikr flando do pênis dle q com certeza é maior q o seu

  15. Não foi só um, Nina. Foram dois posts.

    Quanto a essa questão de tamanho, só tem um jeito de você descobrir. Mas só se você for bonitinha e gostosinha.

  16. Putz. Acho que meu maior preconceito é com médico. Principalmente depois que eu vi um amigo que trabalha no marketing de uma empresa farmacêutica conversando com um outro amigo que é médico e falando das estratégias utilizadas para que os médicos receitem mais o remédio deles. É como diz um outro amigo, a gente não fica doente porque não vai ao médico.

  17. Elton essa frase do seu amigo é verdadeira!! Eu tenho uma amiga médica que fala isso: que médico faz de tudo pra achar qualquer coisa em você que justifique sua ida ao médico!

  18. por isso q eu ando querendo trocar de profissao.. cada um q me aparece!!! rafa.. vc tem dor de cabeça porque voce TEM cabeça!lulu

  19. Gostaria de saber da relação entre o consumo de pepino (salada) e dor-de-cabeça proveniente deste consumo.
    Grato.
    Tadeu Giatti

Leave a Reply

Your email address will not be published.