Por que o Brasil não vai ganhar a Copa

Há uns dois anos, falando sobre minhas Copas do Mundo, eu disse que quando a Copa de 2006 estivesse mais próxima eu dava meu palpite. Agora cumpro a promessa.

Eu não acho que o Brasil vá ganhar a Copa.

Paradoxalmente, este ano o Brasil tem, disparado, o melhor time; esta é a melhor seleção que enviamos em muito tempo. Todas as outras tiveram defeitos graves: a de 70 não tinha defesa, à de 82 faltava um bom centro-avante, as de 86 e 90 eram uma mistura indigesta de velhos e jogadores de segunda, em 1994 não havia um meio de campo, a de 98 era um time sem coesão e a de 2002 era o time de Tinga e Léo Costa.

Mas agora o time é brilhante: os Ronaldos, Kaká, Adriano, um meio de campo que pode ser excelente se tirarem Emerson e colocarem Juninho Pernambucano, uma defesa confiável. Temos até um substituto à altura (na minha opinião, muito melhor) para Cafu, e poderemos ver uma lateral direita com brilho, o que não acontece desde Jorginho.

Por outro lado as outras equipes, apesar do oba-oba de sempre da imprensa esportiva, não estão à altura da Seleção Brasileira. Falem o que quiserem das seleções européias, elas são sempre inferiores aos seus campeonatos nacionais, por causa da nossa quinta coluna. Basta ver os times que enfrentaram para se classificar. A única seleção respeitável, de verdade, é a Inglaterra: só pode ser deboche falar do imenso progresso da Itália, quando ela se classificou graças a uma Letônia ou Estônia, sei lá. Que se fale da força européia e se faça julgamentos a partir da Eurocopa: a verdade é que quando seus adversários são os sul-americanos, a história é outra.

Quanto a esses, só a Argentina deve ser levada em consideração, e no momento ela é bem inferior ao Brasil. Quanto aos africanos, bem… Minha teoria sobre o futebol brasileiro é freyreana: somos os melhores porque combinamos o negro e o branco. Os africanos, tadinhos, só têm o negro — e então é aquela coisa de jogar ofensivamente, bonito, correr sem parar e levar cacete de uma equipe mais densa nas oitavas-de-final. Eles são a Colômbia de lá — time em que, para meu orgulho, nunca acreditei.

O problema é que essa festa não é nossa.

Se a Copa fosse em pontos corridos — em 20 jogos, digamos — ninguém conseguiria tirá-la do Brasil. Mas Copas do Mundo são bichos caprichosos. São sete jogos, e pode-se perder apenas um dos três primeiros. Numa Copa, tudo pode acontecer; é essa a maravilha do esporte.

A Copa da Alemanha foi montada para fazer a festa européia. O Brasil teve três chances seguidas, recentemente; agora é a vez deles. Basta ver como foram montados os grupos. Não é para o Brasil ganhar.

Obviamente, nada disso é definitivo. O Brasil pode ganhar essa Copa, e é bobagem negar que é o favorito por muitas léguas de distância. Se eu fosse apostar meu dinheiro, apostaria na Seleção Brasileira: quando se diz que tudo pode acontecer, isso também vale a nosso favor. Mas é essa sensação danada de que essa festa não foi montada para a gente que me faz ter pouca fé no hexacampeonato. Se formos campeões, será contra a tal conspiração do universo de que fala Paulo Coelho.

Mas em julho, claro, eu vou mudar de opinião. Eu, que não vejo mais futebol para não correr o risco de assistir ao jogo fatídico em que o Flamengo finalmente será rebaixado, vou sentar diante da TV e, depois das primeiras vitórias, nada me tirará a certeza de o hexa virá. Vou ver todos os jogos em casa, porque sempre que vi fora nós perdemos. Nas quartas-de-final, vou tomar duas garrafas de beaujolais, porque foi assim que ajudei o Brasil a vencer a Holanda em 94. Se houver pênaltis, eu não vou assistir, porque assisti em 86 e deu no que deu. E vou acreditar piamente que a taça do mundo é nossa, que com brasileiro não há quem possa, porque somos 185 milhões em ação.

32 thoughts on “Por que o Brasil não vai ganhar a Copa

  1. É fato. A última grande Copa foi a de 82 aonde a segunda fase ainda era em grupos e assim novamente permitia-se derrota e sonhar ter chance de se chegar a final. Hoje com o mata-mata é segurar o melhor até os penaltis aonde todos são iguais. E mais , o tal do Golden Goal é grotesco. Uma das maiores conquistas que um time pode ter no seu CV é ter virado o jogo na prorrogação.

  2. Concordo com você Rafael!
    O Brasil não vai ganhar a copa por causa da conspiração do universo. E porque outras coincidências sempre acontecem com times e seleções. Já fomos a 3 finais seguidas, ganhamos 2. Isso já é demais até para nós! Como sempre acontece: quem ganha 3 não ganha a quarta…e sempre que um time muito bom ganha tudo, sempre perde quando não pode e não deve. Será a Alemanha!!!!

  3. Copa de 82… ai, ai…
    Ah… me avisa do fatídico jogo que o Flamengo vai ser rebaixado, porque a esse eu faço questão de assistir…
    Hahahahaha!

  4. 1. Também acho que a esta Copa tende a ser européia, mas a da França também era para ser e… quase não foi.

    2. Com Cafu, Roberto Carlos, Dida e aquela zaga com Juan, Roque Junior, etc. teremos uma seleção muito vulnerável. Pode dar uma síndrome de Real Madrid e daí já viu.

    3. Publiquei um post severamente biajônico que talvez te interesse.

    Abraço.

  5. A defesa não é lá essas coisas e se Parreira insistir com Cafu e Roberto Carlos nas laterais acho que teremos um time bem receptivo aos ataques adversários. Mesmo assim aposto com qualquer um (duas tampas de cerveja e uma de coca-cola) que seremos campeões.

  6. Não assisto a nenhuma Copa por dois motivos simples: primeiro meu coração não agüenta e segundo, depois da copa de 82 também tive a sensação que eu era uma tremenda pé frio…arre égua!

  7. li vc escrevendo sobre música, cinema, futebol e quadrinhos. Adorei. A forma de vc expor suas idéias é excelente, eu nem pretendia ler tudo, mas fiquei preso, fazer o quê?
    Suerte.

  8. É isso aí, Rafael! Sua análise foi bem equilibrada e está amparada na história: o único país que ganhou fora de seu continente foi o Brasil, em 1958 e 2002.

    Continue assim, analisando desapaixonadamente a seleção brasileira, porque talvez este ano a certeza de que o Parreira é burro e teimoso (só escolhe os amigos dele e não os melhores) venha com a não-vitória da seleção brasileira. Xaropice só se resolve com piaba.

    Quanto ao Flamengo, só tenho a lamentar. Mas será que um rebaixamento não faria o time criar vergonha? O Palmeiras criou e está bem agora!

  9. Também acho que o Brasil não vai levar essa. Também estarei torcendo do mesmo jeito.

    Logo após a copa de 98 surgiram boatos de que a final teria sido vendida à França, com o Ronaldo que teria se recusado a entrar em campo para entregar o jogo e, pressionado pela Nike, teria acabado em encenação. Realmente achei estranho quando colocaram o Edmundo em campo e ele era o único a correr feito um louco. Mais intrigante foi a troca de beijinhos entre o Blater e os brasileiros no final da copa seguinte, à entrega do troféu.

    Assistindo minha primeira copa fora do Brasil, pude observar o evento com outros olhos. Os italianos reclamam até hoje da arbitragem que me pareceu tendenciosa.

    Sim, acredito que o Brasil não leva essa, mas por motivos extra campo.

  10. defesa confiável?

    o brasil tem defensores confiáveis, mas o parreira não convoca eles. convoca o roque jr.

    sabe, eu queria que o brasil não ganhasse. pra dar emoção. ser hexa vai ser covardia com o resto do mundo, é vantagem demais…

  11. Nem sei como ficou a tabela, mas eu queria ver um tira-teima entre Brasil e Inglaterra, de preferência na final.

    Aquele jogo de 2002 foi mágico, lindo, duas grandes seleções jogando como campeãs — e uma delas com um sangue frio que eu não esperava. Senti orgulho de ser brasileiro, e olha que eu não gosto dessas viadagens. Uma copa que não foi ganha apenas na técnica, mas também no coração e na mente.

    Não me arrisco a prognósticos para essa, não sei nada sobre as outras seleções, mas o melhor é que dê a lógica, da qual o Juca Kfouri falava há muitos anos atrás — o Brasil ganhar três em cada quatro copas disputadas.

    Não vamos deixar a Velha Europa achar que está em dia com o zeitgeist. Não está.

  12. não concordo com o Alexandre.
    quem vence uma tem mais chances de vencer outras.
    pode ser que ganhe, ou não ganhe
    é tudo tbém uma questão de sorte e talento.

    é isso.

  13. Oi Rafael! Tudo bem? Talvez vc não se elmbre mas já nos comunicamos antes por email, eu quis saber quem era vc e tal. Como vc foi muito gentil da ultima vez me explicando certas coisas da internet, resolvi te escrever pra te alugar mais uma vez (me desculpe!), é que eu criei um blog hoje mas recebi um comentário que não pude aprovar previamente, ele já foi publicado direto, mas eu gostaria de ter um blog assim tipo o seu, no qual eu seja a moderadora dos comentários etc. O blog do Terra aliás não tem muitos recursos, o que vc me sugere? Muito obrigada mais uma vez! Ah! agora eu tenho msn, podemos conversar também. Um abraço bianca

  14. Quanto ao Brasil, vai ser Ex – Hexa…
    Quanto ao Roque Jr … deveria ser preseidente do Brasil…astronauta…entregador de Pizza…Pai de Santo…figurante de novela…tudo, absolutamente tudo, menos jogador de futebol.
    Quanto ao Flamengo e o jogo fatídico, temos que entender pela lógica, nem um time consegue ser pior ultimamente que o flamengo, então enquanto ele não jogar contra o próprio time reserva não conseguirá ser rebaixado.(Sou Flamengo até morrer… meu medo é que ele morra antes).

  15. A Alemanha ganha porque:

    1- Subornou pra poder sediar a Copa no lugar da África do Sul.
    2- A Fifa e as seleções da Europa não vão aceitar um hexa do Brasil,ainda mais na Europa.
    3- A Alemanha ganha porque tá em casa, e ela junto com a Itália é a única que pode ser tetra pra não ficar atrás tanto do Brasil.
    4- A Alemanha não torrou tanto dinheiro pra perder a copa, se a Coréia do Sul que não jogava nada, na última copa tava em casa, só não ganhou pra não dar na telha o roubo,mas com a Alemanha dá pra engolir as armações.
    5- Nessa copa teremos os piores juízes de todos os tempos (roubo), escreva nos seus caderninhos.Terá erros enormes, e se duvidar pra cima do Brasil numa das oitavas de final da copa.
    6- Poderemos também assitir de camarote problemas médicos em jogadores de perfeita saúde na copa, principalmente antes de jogos decisivos… Alguém me sobrou uma que Ronaldinho Gaúcho é a bola da vez…

  16. porra v6 sao muito azarendo e pessoal bola pra frente porq v6 dao nas suas nação a campeã
    desse jeito ngm gosta
    v6 devem ser orgulhar

  17. kra eu acho qu o brasil leva essa!
    não penso no contrario, sou brasileiro não desisto nunca

    vai la brasil!!!!!!!!!

  18. kra eu acho qu o brasil leva essa!
    não penso no contrario, sou brasileiro não desisto nunca

    vai la brasil!!!!!!!!!

  19. Eu axo q o brasil pode perder pq se repete a historia parecida com 98 brasil xega todo desajeitado pra copa de 94 e ganha e xega como favorito em 98 e perde… e em 2002 n era favorito e foi mal nas eliminatorias esse ano ele xega como favorito.. tem muitos jogadores melhores pra esse ano mas qm sabe se repita como 98

  20. Que bobagem esta que vocês estão falando. A copa tá no papo, basta o Brasil jogar com seriedade e raça que nem mesmo qualquer manipulação irá mudar o destino natural da seleção de erguer a taça do hexa.

  21. É impressionante ver como o brasileiro é cordial, no sentido de que age somente pelas emoções, as quais a Rede Globo não se cansa de manipular e insuflar. É óbvio, claro, evidente, patente, cristalino e manifesto que já está tudo armado para que a Alemanha enfie um enorme “brattwurst” no rabo dessa seleção de maricones e mercenários. Os alemães estão tratando muito bem os jogadores brasileiros, mas só o fazem para tirar euros desses idiotas, os quais não passam de atores que desempenharão qualquer papel que o Sr Blatter lhes confiar. Gostaria de assistir a Copa em Buenos Aires, para poder ouvir as chacotas de nuestros hermanos quando a vaca canarinha for para o brejo.

  22. O BRASIL VAI GANHAR,BASTA ELE CORRER ATRÁS DOA SEUS OBJETIVOS…OS JOGADORES FORAM OS MELHORES SELECIONADOS POSSIVEIS…BRASIL ESSA TAÇA,VAI SER NOSSA SE DEUS QUISER…É O BRASIL!!!

  23. Ra ra ra o brasil vai ganhar re re re os outros times vão pro pé ri ri ri eles vão morrer de rir ro ro ro o Brasil é um só ru ru ru eles vão ficar que nem peru.

  24. ví a copa de 82, infelizmente aquela derrota(culpe principalmente ao nosso azar, pois dois dos três gols da itália só um foi d jogada trabalhada, os outros foram pura sorte) acabou o jogo-pelo-amor-de-jogar, assim como eu os jogadores se encantavam com o gol -qual o deslumbre de ícaro ao sol-e se esqueciam que havia um perigo por se entregar totalmente á beleza. é uma pena, hoje temos que ver apenas frios 22 jogadores pragmáticos atrás de um resultado que lhes dará muito dinheiro.

Leave a Reply

Your email address will not be published.