O desprezo de Casablanca

Vieram parar aqui atrás dessa frase:

casablanca desprezaria

Se estão se referindo ao meu filme preferido, eu tenho uma idéia do que Casablanca desprezaria.

Casablanca desprezaria homens que levam vidas mesquinhas e vis. Mas desprezaria ainda mais homens vis mas incapazes de uma ação de coragem às portas da morte.

Casablanca desprezaria aqueles que não amam os prazeres da vida, e que não são capazes de pequenas torpezas no dia-a-dia para consegui-las. Mas desprezaria ainda mais aqueles que não sabem reconhecer a hora, entre tantas outras horas, de atirar no seu Strasser, e não no seu Rick.

Casablanca desprezaria aqueles que abandonam um ideal, mas desprezaria ainda mais aqueles que nunca tiveram um ideal para abandonar e reencontrar.

Casablanca desprezaria mulheres que não fossem capazes de ceder a um hedonista corrupto por amor ao seu marido, mas desprezaria ainda mais um homem que, sabendo disso e podendo evitar, não contrariasse todos os seus princípios e a preservasse porque ainda acredita no amor.

Casablanca desprezaria homens que não sabem a hora em que devem se separar da mulher que amam, mas desprezaria ainda mais aqueles que não se deixam amar uma mulher por medo da separação.

Casablanca desprezaria mulheres que não entendem o dilema entre o dever e a paixão, e desprezaria ainda mais aquelas que não escolhem a paixão. Piores, apenas, só os homens que não as fazem seguir o dever.

Casablanca desprezaria aqueles que não conseguem ouvir uma velha canção porque cada acorde os destrói por dentro; mas desprezaria ainda mais aqueles que, quando ela entra em seu bar, entre todos os outros bares do mundo, não exigem que Sam a toque, porque tocou para ela.

Mas, acima de tudo, Casablanca desprezaria aqueles que não têm Paris. Porque esses nunca tiveram nada, e provavelmente jamais terão.

Originalmente publicado em 27 de agosto de 2004

9 thoughts on “O desprezo de Casablanca

  1. Rafael,

    Post foderoso! Filme ainda mais, muito mais… não é a toa que é um dos poucos que fazem parte da minha DVDteca…

    Mas eu concordo com a Carol, o filme é chato… pra mulheres! Casablanca é romance para homens, esse post do Rafael retrata isso, capta as nuances do filme como só nós poderíamos captar, sorry ladies, mas esse é nosso…

  2. Eu até tenho paris… mas não tenho um as time goes by… isso é que enfraquece, hehehe.

  3. Muito bom esse texto! Adoro esse filme, e acho que casablanca também desprezaria quem não aprecia o inicio de uma nova amizade.
    um abraço!

  4. Revi Casablanca recentemente. E n vi nadinha mais bonito sobre o filme do q o seu post homônimo.
    Bjão, querido!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *