O mundo que nos rodeia

As pessoas não estão prestando atenção ao Vidas e Imagens, do Ricardo Montero? Numa blogoseira que costuma ser alienada em relação ao país em que vive ou extremamente elitista, preferindo temas fáceis como literatura, cinema, política de Kuala Lumpur ou sei-lá-o-quê e refletindo uma postura tranqüila de classe média (pecado do qual este blog não está isento, a propósito), o Ricardo Montero aparece com um mosaico fascinante de vidas comuns, daquelas que a gente vê passar na nossa frente todo dia e não percebe.

A propósito, o filho da puta andou pelos cantos de cá e não avisou.

***

Devo ser o último a comentar, mas tudo bem: poucas iniciativas deram tanto o que falar quanto o Interney Blogs, portal capitaneado pelo Edney e pelo Inagaki.

Diferente dos condomínios de blogs como o Gardenal e o Verbeat, a proposta do Interney Blogs é eminentemente comercial. E essa diferença deve ser aplaudida, porque acena com a possibilidade de profissionalização dos blogueiros brasileiros.

Isso é importante: 9 entre 10 blogueiros que gostam disso gostariam de ganhar dinheiro com blogs. E pela maneira como foi concebido, o Interney Blogs tem condições se tornar um veículo significativo e um marco na história da blogoseira brasileira.

O Interney Blogs já tem gente de calibre excelente: o Marmota, o Donizetti (que escreve cada dia melhor), o Cintaliga, o Enloucrescendo.

Daqui a pouco, em maio, tem início a segunda fase, com mais algumas dezenas de blogs se juntando aos que já existiam. Entre eles o Alex, que deu uma entrevista muito interessante ao Digestivo Cultural. Muito, muito boa — talvez porque o doente não falou de pés. Outro blog que também vai se mudar para lá é o melhor de todos: o Kit Básico da Mulher Moderna. Ela não me ama mais, mas eu a amo mesmo assim.

A propósito, nesta entrevista ao Guilherme Felitti, o Ina citou este blogueiro como um outsider. E embora eu fique grato por ser considerado assim (imagino um sujeito com a cara de Clint Eastwood quando ainda era bonito, um revólver fumegante na mão direita, o poncho virado para trás e o cadáver do establishment estendido adiante com as tripas para fora), sou forçado a confessar que consigo conceber poucas pessoas tão bem integradas ao sistema quanto eu. Eu bebo coca-cola e como carne vermelha. Tento pagar minhas contas em dia. E, como sabe qualquer pessoa que leia este blog há mais de 5 meses, eu sou governista até a medula, oras. Como diz o Maurício Vivas, este é um blog chapa branca.

Eu não sou um outsider. Eu sou só implicante.

***

Se eu fosse o Reinaldo Azevedo eu arranjaria uns cabras para dar um jeito no Hermenauta. Nenhum tribunal no mundo o condenaria, nem mesmo a Santa Inquisição. Porque há limites que não se deve ultrapassar. Não se bate na cara de um homem, Hermê. Nem mesmo na de um coroinha de aluguel.

8 thoughts on “O mundo que nos rodeia

  1. Rafa,

    Não consegui ver todos os links, mas o VIDAS E IMAGENS é sensacional!!!!!!! Claro que o link vai estar no meu blog, bem menos sensacional, porém esse merece um destaque!!!!
    Beijos

  2. Pois é, Rafa: o Sr. Ricardo Montero teve pelas bandas de cá, sim. Teve bem-aqui e n se apresentou. Xapralá!
    Bjos,

  3. De minha parte, agradeço o “calibre”! E o Vidas e Imagens eu realmente não conhecia, mas a proposta é realmente bem legal! Vou acompanhar!

  4. Elogio do melhor blogueiro que leio tem valor dobrado. 🙂 Obrigada, Rafael. Sou sua fã. Sempre que comento aqui digo isso! 🙂
    Beijo, querido.

  5. Rafael
    Vc conhece (deve conhecer) o Blog do Cardoso?
    Vc já falou dele? Se não, espero que não seja por algum motivo … não sei pq, não gosto de atritos.
    Mas o blog é muito bom (acho) e não tem ele aqui, nem nunca te vi falar dele.
    Vi a reportagem com o Ina e com o Ney, e os outros links, dentre outros.
    Será que os blogs operarão algo de novo no mundo?
    Não sei ….
    O Vidas tbm gostei, e ja linkei
    Ok
    Ficassim
    Abrassss

  6. Pô, Rafa, eu tenho mulher e filhos pra criar.

    Mas talvez eu não deva me preocupar. Os reservoir dogs do RA devem andar com pistolas de água benta.

    Ei, boa dica, o Vidas e Imagens. Já pensei em fazer algo assim, mas não tenho coragem. Muito bom.

  7. Poxa, quer dizer que a fama do meu “calibre” já chegou aí? hehehe Obrigado pelo elogio meu velho, e tem mesmo muita gente boa que vai aparecer no IB em maio, tá dando gosto participar deste projeto.

  8. Oi, Rafa! Legal que você tenha gostado do Vidas. Fazer esse novo blog é algo que tem sido realmente prazeroso.
    Quanto às minhas ausências ante os amigos de Salvador e Aracaju: a viagewm foi vapt-vupt, cheguei na terça, podei quase dois mil quilômetros e voltei na segunda. Outras oportunidades haverão, por certo!
    Abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published.