Governistas e acidentes

O Lucas fez um comentário ao último post que eu não entendi:

Rafael, governismo tem limite. É cedo pra culpar a TAM, principalmente com o atual quadro de “relaxa e goza” áereo.

Eu não entendi o que de governista tem o post abaixo, mas tudo bem. Aliás, o post não falava, em absoluto, de política. Na verdade, sequer do acidente em si. E se o comentário era a respeito do meu comentário, então, Lucas, você não entendeu a piada.

De qualquer forma, acho também que anti-governismo tem limite.

Antes de mais nada, e antes que as informações reais sejam divulgadas, vai aqui o meu pitaco sobre as razões do acidente com o avião da TAM: imperícia do piloto e, secundariamente, uma pista inadequada.

Ou seja: o piloto errou de maneira primária os procedimentos de aterrissagem e a pista, sem grooving ou seja lá o que for, não ajudou muito. Resta saber se a pista poderia ajudar.

isso é só palpite. Ontem mesmo, vendo a primeira animação reconstruindo o acidente, isso já parecia óbvio.

Isso não quer dizer que o o setor aéreo não passe por uma crise, que o que estão fazendo com Congonhas não seja um crime, ou que o ministro Waldir Pires não venha dando um show de falta de pulso e de liderança. Não é o caso de desculpar a Infraero ou a ANAC pelo que quer que seja. Mas imputar ao governo ou a quem quer que seja erros individuais é incorrer no erro contrário.

21 thoughts on “Governistas e acidentes

  1. calma, rafael. o esforço da midia oposicionista em botar o acidente no colo de lulla é tão ridículo qto a operação “orquestrada” governista em culpar o piloto.
    pilotos experientes brasileiros são tratados pelos lullo-petistas como amadores operadores de aeromodelismo.
    a culpa maior é do governo, claro, afinal este é um acidente que já era esperado. lulla, há meses atrás, deu prazo e hora pra resolver o problema aéreo (48 horas nas palavras delle) e a ministra do sexo suplicy mandou a população relaxar e gozar. e a pista foi liberada ainda incompleta (sem as ranhuras) segundo uma autoridade. funcionários técnicos de carreira são substitídos por “companhêros” leigos. a crise se arrasta há quase 1 anos sem que nada tenha sido EFETIVAMENTE pelo governo federal. só não vale dizer que a culpa é de fhc ou mesmo censurar o meu comentário, tá??

  2. Foi bom você ter tocado no assunto. Eu fiz um comentário na contramão do indignacionismo nacional, no blog do Inagaki, e ele prontamente me acusou de igorar evidências por ser governista ou coisa que o valha.

    Fiz um post sobre o assunto, e imagino que essa acusação vai se repetir. Até por isso, evito dar palpite. O Brasil odeia o dissenso.

    O Hermenauta citou uma matéria que especulou sobre a possibilidade de uma manobra brusca do piloto não ter sido “obedecida” pelos computadores de bordo, neste ultratecnológico modelo do Airbus.

    É uma hipótese interessante, assim como várias outras que estão sendo aventadas por especialistas. O Estadão está dando um show de cobertura, entrevistando todo mundo.

    Essas matérias estou lendo com prazer. Já os posts da blogolândia…

  3. como sempre os abutres não esperam nem o cadáver esfriar. até que as investigações estejam concluídas, tudo o que for dito não vai passar de oportunismo barato. depois, se for o caso, até eu taco pedra no governo. por ora, estou esperando por uma opinião técnica. bj

  4. Menos, Marcus, menos. E sem chororô em blogs alheios, por favor. Não precisamos de ninguém para posar de arauto da moralidade bloguística. Aliás, releia minha observação ao seu comentário, por favor: se você entendeu que o acusei “prontamente” de ignorar evidências por você supostamente ser governista, vestiu indevidamente a carapuça do Paulo Henrique Amorim, meu caro. Da próxima vez que você se sentir incomodado, só me escrever: pensarenlouquece@uol.com.br. Creio que pessoas adultas não precisam de intermediários para se fazer entender, nem recorrer a blogs governistas, não-governistas ou anárquico-tropicalistas na busca de “aliados” para suas idéias, certo? Um abraço.

  5. Eu apenas repeti aqui o que já tinha dito no seu blog, Inagaki. Esse debate é público, e eu respondo de forma pública.

    Ah, você não me comparou ao Paulo Henrique Amorim. Então tá.

    Falarei sobre isso num próximo post. Ou não.

  6. Ok Marcus, já entendi. Não vou ficar fomentando desentendimentos neste post. Qualquer coisa, basta me procurar via e-mail, MSN ou GTalk. Ou não.

  7. Interessante que o Estadão montou uma campanha online exclusiva para vender assinaturas para quem procura dados sobre o acidente:

    http://www.interney.net/blogs/enloucrescendo/2007/07/18/acidente_com_o_voo_jj3054_da_tam_informa/

    Antes que vc ache que isso é algum tipo de discriminação quero deixar claro que assino o Estadão a mais de uma década e não pretendo deixar de fazê-lo. Inclusive para alguns assuntos no passado (sobre informática) o especialista entrevistado pelo Estadão algumas vezes fui eu.

    Apenas estranhei sua postura ‘puxasaquista’ para um determinado veículo, eu não acredito cegamente em tudo que leio, nem em blogs nem em jornais. Inclusive alguns jornalistas escrevem blogs e alguns blogueiros trabalham em jornais 🙂

    Não entenda isso como ataque pessoal tb, não te conheço, é apenas uma réplica sobre seu comentário aqui.

  8. A Band mostrou uma imagem que a Platinada cortou… Houve uma primeira explosão ainda na pista… A culpa, se é de alguém ou algo, acho que é da aeronave.

    Beijos

  9. é, sandra… a culpa é da aeronave, a culpa é do piloto, a culpa é da chuva, a culpa só não pode ser deste governo competentíssimo que solucionou o caos aéreo logo após a acidente da gol no ano passado. a culpa é dos udenistas golpistas da zelite que fica fazendo urucubaca

  10. É me fiz entender mal pra cacete…

    Na verdade tudo o que eu tentei fazer foi dizer que ainda não dá pra saber de quem foi a culpa no acidente. Não devia ter usado a expressão governismo, porque acabou mudando o foco do meu comentário. O tonto do lado de cá só quis dizer que ainda era cedo pra culpar a empresa. E não, eu não entendi a piada…

    E nada tira da minha cabeça que o acidente que deflagrou esse pandemônio na aviação foi causado pela irresponsabilidade de dois pilotos americanos.

    Agora me chamar de antigovernista também, até magoa. Há uma crise na aviação. Mas se eu tivesse uma empresa aérea eu estaria no gogó do governo pra resolver logo isso. Todo mundo tem culpa, uns mais outros menos.

    Pô o fato é que ficar batendo boca sob as cinzas de uma tragédia assim é foda! Não quis te provocar não. Peço desculpas pela minha incopetência ao me expressar.

    Sou teu fã!

  11. Culpa em Lula é de lascar.
    Eu tinha um conhecido no vôo.
    🙁 Passei o dia arrasada ontem.

  12. Sem saber exatamente o que aconteceu, todos os tipos de palpites especulativos chegam a ser irresponsáveis.

    Trata-se de um karma muito grande para simplesmente jogarmos nas costas da Tam, ou do governo, ou do piloto, ou seja lá de qem for.

    Imagine se nós fôssemos os envolvidos. Seria justo alguém sequer nos apontar, sem ter certeza, como culpados da morte de 200 pessoas?

  13. Sem saber exatamente o que aconteceu, todos os tipos de palpites especulativos chegam a ser irresponsáveis.

    Trata-se de um karma muito grande para simplesmente jogarmos nas costas da Tam, ou do governo, ou do piloto, ou seja lá de qem for.

    Imagine se nós fôssemos os envolvidos. Seria justo alguém sequer nos apontar, sem ter certeza, como culpados da morte de 200 pessoas?

  14. é, foca… a culpa é do Lulla, do Mulla, do Efelentífimo, do apedeuta, do Estimado Lider, do governo, a culpa só não pode ser de todas as outras variáveis prováveis em um acidente aéreo. A culpa é dos incompetentes chavistas golpistas e gramscianos que tomaram o poder e que ficam atrasando o rumo histórico do desenvolvimento do país.

    A fórmula é a mesma. A miopia política também. Isso cega.

  15. eu tô é achando é que esse cara pifou no meio do procedimento …
    não tem sentido atravessar a pista toda naquela velocidade, sendo que pelas imagens já mostradas, ele sequer abriu o reverso … realmente, por ora, insondáveis as causas do acidente
    mas o mais certo é que não foi culpa da pista

  16. Foca.. Se houve uma explosão ainda na pista, problema no reverso que não funcionou, vc acha que foi o que? O ‘governo’ que escondeu uma bomba debaixo da asa???? Olha… Não sou petista, nunca fui mas eu não acho que a hora é de bate-boca político. Há que se ter bom senso e parar de achar que até a pulga no seu cachorro é culpa do governo. Que há roubalheira, há. Sempre houve. Independente se é oposição ou situação. Se há casas e prédios em volta do aeroporto, vários políticos e funcionários, nas várias trocas de gestões e partidos, ganharam muito para liberar essas obras… Não é questão de partido. É questão de ganância.

  17. acho q todo mundo já viu um carro derrapando ou patinando numa pista molhada, né? o carro vem numa velocidade e ao derrapar a velocidade aumenta consideravelmente. será q isso tenha acontecido com o avião? lembrem q é velocidade e não aceleração, ok?
    e sandra linda, ganância tambem mesmo é das centrais sindicais que serão beneficiadas com um GRANDE IMENSO aumento de suas verbas pelo governo federal através de MP. e para a infraestrutura dos aeroportos ou mesmo do país como um todo, necas de pitipiriba, nadinha, só migalhas. viva o aparelhamento!!

  18. qdo lula foi vaiado ele logo apareceu depois pra dizer q ficou triste com as vaias. e agora, cadê o homem pra dizer q ficou triste com o acidente??? em qualquer país do mundo qdo uma tragédia dessa acontece o presidente ou seja lá quem for vai prá frente de cena e demonstra uma preocupação. cadê lula?? não vai falar nada ou tá com medo da reação ou de vaias?

  19. Chico, meu anjo… Concordo! Onde rola dinheiro fácil vira antro de desocupados querendo lucrar. E às custas de quem? Adivinha??? (meu dedo indicador está levantado…)

    Beijos

Leave a Reply

Your email address will not be published.