Coluninha social

Notícias velhas que todo mundo já conhece mas que mesmo assim eu insisto em contar atrasado.

***

O Doni já tinha um dos melhores blogs brasileiros, o Hedonismos. Agora ele criou mais um: o Marcos Donizetti, um blog mais sério onde ele discute temas ligados à psicanálise. Inveja do Doni. Ele tem dois blogs. Eu mal consigo manter um.

***

E uma das melhores notícias da blogosfera: o Guto voltou a blogar, agora no Imaginação Sociológica. O Guto, para quem não é dessa época, tinha um dos melhores blogs da pré-história da blogoseira, o NCC. Agora é esperar que a Mônica, mulher do Guto e outra grande blogueira, retome o Monicômio.

***

A série do Alex sobre economia doméstica é uma das melhores que já vi. Tanto blog sobre dinheiro por aí (nenhum deles previu a crise, a propósito) e o Alex conseguiu dar um banho em todos eles, usando uma coisa simples mas constantemente em falta: bom senso. Eu sempre disse, mas ele não me ouve: se o Alex desistisse dessa viadagem de ser escritor sério e se tornasse um escritor de auto-ajuda, ia finalmente poder parar de se queixar que é pobrinho.

***

O Verbeat está completando cinco anos. É uma das mais legais iniciativas da Internet brasileira. Eu lembro de quando ele apareceu. Eu estou ficando velho.

***

A Luciana saiu do Cintaliga e, em em um novo condomínio de blogs, o Dialética.org, montou o Agridoce. O Marmota também acompanhou a Lu, e Marmota saiu do Interney e foi para lá.

***

O Hermenauta é o autor de uma das frases mais verdadeiras e proféticas que eu já li: “Será que Ivete [Sangalo] está fadada a transformar-se na Derci Gonçalves do século XXI?”

***

Depois de anos usando uma combinação de Bloglines e clientes de RSS, migrei para o Google reader. E aí queria agradecer ao Tiagón, à Olivia, ao Doni, à Lucia Malla e ao Idelber. É graças aos posts compartilhados por eles que leio algumas das coisas mais interessantes nessa internet que me interessa cada vez menos.

***

Se alguém acha que eu escrevo pouco hoje em dia devia ver o Inagaki.

***

Exatamente na véspera de Natal chegou um cartão e um calendário da Lucia Malla. E embora o verdadeiro presente tenha sido o cartão, eu fiquei deslumbrado mesmo foi com o calendário. As fotos submarinas do André, marido da Malla, são uma coisa impressionante.

***

Rapaz, isso é o mais próximo que eu consigo chegar do Twitter.

11 thoughts on “Coluninha social

  1. O recurso do Google Reader, de itens compartilhados dos feeds, é muito interessante. Boa lembrança, acho que vou usá-lo com mais frequência.

    E eu estou no Twitter há uns dois meses e gostando. Dá muito menos preguiça postar notinhas como essas que você colocou neste post, no Twitter, do que montar uma lista delas no blog.

  2. Depois que o Eric Schmidt (CEO do Google) chamou o Twitter de email de pobre e teve toda uma polemicazinha nos tubos da internet, fiquei espantado com a hipocrisia do pessoal.

    Lembro muito bem quando todo mundo chamava os scraps no Orkut de email de pobre. E o que é o Twitter além disso? As diferenças resumem-se ao limite de caracteres, ao paralelo do Twitter com um leitor rss e que no Orkut ao invés de ‘follow’ o nome da função seria ‘stalker’.

    Enfim, sabe que esse resumo dos últimos capítulos foi deveras útil? Obrigado.

  3. disse ainda esses dias: pra mim, esses itens compartilhados do Reader são a melhor rede social.

    e sobre o aniversário da verbeat — tive a mesma sensação. e que tu fique mais velho, vá lá. mas eu??!?

    😉

    abraço!

  4. Fico feliz q tenha gostado do calendário. O André agradece os elogios ao trabalho dele. Apesar de só ter uma foto de tubarão. Tomara q sua filha goste mesmo assim. 😉

    Quanto ao GReader… como eu te adiciono? Não vejo seus itens compartilhados ainda. Aliás, não sei mexer muito bem ali; mas vou lendo, vou comentando e vou compartilhando o q acho legal… isso é o q importa, né?

    Beijos.

  5. Pois é, estamos velhos mesmo. Sou pré-histórico não só na blogoseira, mas na vida. Também vi o Verbeat nascer e no começo do NCC não existia RSS… Sou daquele tempo de sites em html com gifs animados de caixinha postal para envio de email!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *