Ford F-1000

De vez em quando assisto a esse filmete. É de 1979, e lançou a Ford F-1000. Dura pouco mais de 16 minutos e é, essencialmente, um road movie, contando uma história com começo, meio e fim.

Não sei nada sobre ele. Redator, diretor, o ator com cara de Belchior. Não sei sequer qual a agência que o criou, embora isso não seja difícil de achar. O filme tem jeito de ser uma peça criada para convenções da Ford ou apresentações a concessionárias e jornalistas especializados. Não sei. Sei apenas que adoro esse filme, a maneira como conta sua história, a adequação ao seu público-alvo, a inteligência com que ressalta os grandes argumentos de venda da caminhonete.

Sei também que ele é uma grande oportunidade perdida.

Fico imaginando que, com um pouco de ousadia e criatividade, ele se transformaria em um marco. Bastava exibi-lo uma vez nas duas principais redes de TV, a Globo e a Tupi. Ao mesmo tempo, no Fantástico e no Programa Sílvio Santos, criando um evento único, que seria comentado por semanas pelo público, e lembrado até hoje pelos publicitários, como o primeiro sutiã ou o orelhão da Telesp ou o Barate-o-tó da Unimar.

E então ele seria um filme revolucionário. Não apenas em termos de planejamento de mídia, mas mesmo de criação, antecipando em 30 anos toda essa bobajada de storytelling e outras palavras gringas que não consigo aprender.

Mas não foi, porque cada tempo tem o seu modo de fazer as coisas, um barbudinho alemão explicava há uns 150 anos. Pena.

4 thoughts on “Ford F-1000

  1. Realmente Rafael, que filme/propaganda maravilhoso. Deu saudade dessa epoca singela, pré internet.
    Obrigado por ter postado também o filme.

    PS. Meu pai trabalhava no DER paulista e um dia o motorista que o buscava em casa apareceu com um Ford F1000 , novinho em folha, motor V8 à gasolina. O motorista, o Chicão, voava a com essa caminhonete na estrada e nem se sentia o ronco do motor de tão suave era o V8 a gasolina.
    Me dá certa tristeza saber que nos dias de hoje a Ford foi embora da Brasil.

  2. Bruxo! Primeiro o texto sobre a seleção, logo em seguida a sapecada. Agora o texto e o vídeo sobre a F-1000, aí vem esse comercial épico da Volkswagen 😀

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *