Don Juan de Marco

A grande razão para ver “Don Juan de Marco”, um filme que nunca me interessou, é só uma: uma razão velha, gorda, genial e que se chama Marlon Brando.

Mas ontem, revendo o filme, pela primeira vez percebi que há algo de interessante ali, algo que por momentos transforma o filme de mero passatempo romântico em algo instigante e profundo.

Em uma cena, o personagem de Johnny Depp deixa claro: ele sabe exatamente como é o mundo, sabe que está diante de um psiquiatra chamado John Mickler em um manicômio. Mas prefere ver as coisas como ele gostaria que fossem: e assim ele é um hóspede na villa de Don Octavio de Flores. Para ele, ambos os mundos são loucos, mas o que ele criou para si mesmo é muito mais interessante e criativo que o outro, chamado “o mundo real”.

O que me preocupa é que eu não tenho certeza de que ele está errado. Mas o pior, mesmo, é saber que eu jamais teria a capacidade de imaginar um mundo assim para mim.

6 thoughts on “Don Juan de Marco

  1. Rafa, coincidência vc ter abordado isso ontem, pois comentamos algo a respeito. O que me assusta nesse caso é o contrário….. É conseguir imaginar tão fortemente esse mundo que não tenha vontade de sair dele, por isso ultimamente vivo da realidade, um tanto cruel na maior parte mas é o chamado mundo real…. como foi citado! Tintia

  2. do film mesmo não gostei muito, apezar de ser muito interessante
    o que mais me impressionou foi o arranjo musical, ao ponto de eu tenho o cd no meu pc e escuto sempre quando esou trabalhando
    um dia destes meu neto de seis anos que por sinal é muito esperto, ligou o computador para jogar seus joguinhos, e estava com os fones de ouvido e comentou”ISTO É QUE É MÚSICA”

    um abraço para os amantes da boa música
    Sicuro.

  3. Além de concordar com comentários anteriores, achei que o mais importante no filme foi a visão da Mulher; de como as mulheres deveriam ser tratadas, veneradas, admiradas, respeitadas…o personagem simplesmente as idolatra…e , com certeza, elas merecem.
    Sérgio

  4. OLá À todos. Adoro o filme assisti uma vez na globo. mas faz tempo adoraria assistí-lo novamente, mas não consigo encontrar em nenhum lugar.
    Será que alguém de vcs tem o mesmo no pc pra me passar? ou saiba de alguém que tenha?
    se puderem me ajudar entrem em contato. abraço!

  5. Oi!
    Asssisti novamente este filme hoje, e como cada vez que vemos um filme ele toma significados diferentes, para mim hoje ele revestiu-se de uma mensagem muito especial. Dom Juan Demarco, era a verdade essencial do personagem, quem ele é em seu intimo, sendo todo resto considerado máscara, papeis que desempenhamos para nos integrarmos numa sociedade. Encontrar a nossa verdadeira identidade e ter a coragem de vive-la é a mensagem desta filme hoje para mim. Viver esta identidade nem que para isso sejamos considerados loucos pelo restante da sociedade.
    Bom dia.
    Mariliz

Leave a Reply

Your email address will not be published.