A marca Brasil

Todo mundo fala que o Brasil precisa de uma marca que personalize e valorize suas exportações. È vero.

Mas antes de decidir qual marca utilizar, é sempre bom definir qual o conceito que se quer dar a essa marca. Um pouquinho de planejamento nunca é ruim.

Talvez o conceito tenha sido dado pelas Havaianas, de acordo com a Advertising Age.

Não sei se foi a equipe de RP da Havaianas ou a própria AdAge, mas a definição que a revista deu do Brasil é mais que perfeita: “casual but fashion-conscious tropical country“.

É uma descrição acurada do que a imagem do país deve ser. Define de maneira absoluta todos os atrativos que o país pode ter em praticamente todos os campos. Um país elegante mas despojado, alegre mas sutilmente sério, perfeito para aqueles europeus e americanos frios e formais. Um lugar exótico, mas confiável.

Eu nunca entendi a idéia de lançarem a Benetton por aqui, porque o que ela oferecia a nós era um boiler no inferno (adorava os outdoors do Toscani, entretanto). Agora nós podemos oferecer ao resto deste pobre mundo a verdadeira cor, a alegria legítima. É uma abordagem que serve para turismo, exportação de algo mais que commodities, para praticamente tudo: porque é a melhor definição do que o Brasil deve e sonha em ser.

É minha pequena contribuição ao futuro do país. E quando, daqui a alguns meses, alguém aparecer com essa proposição e outros disserem que é brilhante, é bom lembrar que aqui foi dito primeiro.

4 thoughts on “A marca Brasil

  1. A cada dia o Brasil vem se tornando mais comprometido, mostrando ao mundo que não é apenas Pais de carnaval, futebol e mulata, assim também como não é Pais de violência, má-distribuição e droga. O Pais esta envolvido, ou melhor comprometido com o desenvolvimento social e vem mostrando isto a cada dia.

    Continuo acreditando no Brasil e vibrando pelo sucesso da Marca Brasil, pois será o endosso de um povo comprometido com a seriedade.

  2. Faço 8º período de comércio exterior, estou fazendo monografia sobre o tema Marca Brasil, gostaria que se tivesse alguma informação da origem, como é vista aqui e fora do Brasil, aceitação enfim alguma informação que possa me ajudar no trabalho.
    Atenciosamente
    Lívia

Leave a Reply

Your email address will not be published.