Como ganhar a vida escrevendo um blog

Jason Calcanis (via Prints the Chaff) descobriu como blogueiros poderão ganhar a vida com o seu “trabalho”.

Ele prevê — na minha opinião acertadamente — que aí por 2006 os blogs mais populares serão escritos por celebridades. Faz todo o sentido. Vem sendo assim desde o início da internet. Lembro de rir, aí por 96, quando amigos programadores falavam em construir carreira como webdesigners; eu achava que não demoraria até que surgissem ferramentas semelhantes ao desktop publishing que dariam o trono aos designers com formação específica. Foi o que aconteceu (o princípio é o que de que é mais fácil dominar técnicas do que desenvolver senso estético). Também achava graça quando via gente falando que aquelas empresas pure play tomariam o mundo; para mim era uma questão de tempo até as grandes empresas tomarem a internet de assalto. E novamente foi o que aconteceu.

Portanto, gente capaz de escrever decentemente e que tenha algum conhecimento de como funciona essa joça finalmente poderá ganhar a vida fazendo o que já faz de graça, e cruzar a linha que no imaginário masculino separa as galinhas das piranhas, aquela que separa amadores de profissionais. Blogueiros podem virar ghost writers e fazer tranqüilamente o seu trottoir nos blogs da vida.

O conselho que o Tom Mangan, do Prints the Chaff, dá é o seguinte: crie um blog sobre sua celebridade favorita. É preciso que seja um excelente blog. Consiga toda a atenção possível. E quando finalmente os representantes da tal celebridade contactarem você, diga que “adoraria fazer isso em tempo integral, mas…” Aí você dá a facada.

Outra alternativa é profissionalizar o esquema ao máximo. Monte uma pequena estrutura com um redator e um bom designer, que entenda bastante de CSS. E então corra atrás de autógrafos de gente famosa, desta vez em um cheque.

Pensando no assunto, cheguei à conclusão de que se as coisas derem realmente errado eu vou apelar para isso. Vou começar com um blog sobre a indústria do cinema pornô. Não tem como não dar certo. Porque se não der dinheiro, dá diversão. Como dizia uma velha música do Kiss, vai ser rock and roll all night and party everyday.

Depois de escrever esse último parágrafo percebi que, desse jeito, ninguém vai me levar a sério. E eu acabo de destruir no berço uma carreira que se prometia brilhante.

2 thoughts on “Como ganhar a vida escrevendo um blog

  1. a idéia é boa… mas é bem verdade que ou os blogs acabam de vez, ficam sem graça, ou eles vao ter uma utilidade surpreendente daqui a algum tempo. Nao sei em que apostar.

Leave a Reply

Your email address will not be published.