Firefox

Não há nenhuma razão para que alguém insista em continuar usando o Internet Explorer.

No meu caso especifico, não uso o Internet Explorer por uma razão: eu nunca gostei dele. Usei o Netscape desde que me entendo por internauta, passando para o Mozilla no ano passado, quando a AOL desistiu do browser. Para não dizer que nunca usei o IE, quando a Netscape lançou a versão 6 tive que pedir água. Por sorte algum tempo depois lançaram a versão 7 e pude voltar para casa.

Mas além dessas idiossincrasias bestas, há uma série de razões para que uma pessoa com juízo não use o IE.

Em primeiro lugar, praticamente todos os virii e scams são direcionados a ele; segundo os entendidos, a arquitetura do programa é propícia a isso. O IE é vulnerável e pode comprometer a segurança do seu computador.

Além disso é um programa tecnologicamente atrasado. Depois que lançou a excelente versão 4 e ganhou a guerra dos browsers a Microsoft simplesmente deixou de atualizá-lo. Qualquer outro browser oferece, hoje, mais recursos que o IE.

Alternativas ao Netscape e ao IE sempre existiram, mas com exceção do Opera nunca conseguiram alguma penetração. Cientes de que ninguém resiste a um programa que já vem instalado no seu sistema operacional, webdesigners e programadores se acostumaram a desenvolver seus sites especificamente com o IE em vista. Dessa forma, os outros programas que usavam padrões abertos (foi isso, aliás, que fez da web algo revolucionário: padrões) acabavam levando a pior.

Get FirefoxMas agora tudo parece que vai ser diferente.

Venho dando uma olhada nas versões do Firefox desde a 0.3, acho. Apesar do entusiasmo com que vinham sendo saudadas pelos malucos do software livre, que acham maravilhoso tudo o se posicione como uma alternativa à Microsoft, eles não prestavam ainda. Mas a última versão, a 0.8, é muito, muito boa. Entre os recursos que hoje considero imprescindíveis estão o bloqueador de pop ups e o tabbed browsing, que possibilita que você abra várias e várias páginas em uma só janela.

Finalmente, este blog é melhor visualizado no Mozilla e no Firefox. Não por frescura minha, mas porque o IE tem problemas com CSS.

O Firefox ainda não é perfeito. O Blogger.br tem problemas com ele, mas não o Blogger americano. E não é recomendável instalá-lo em uma máquina que já tenha o Mozilla (aprendi isso da pior forma possível). Mas para quem usa o IE, vale a pena experimentar.

Se gostar, aproveite para considerar a possibilidade de abandonar o seu LookOut Outlook e usar o Thunderbird (ou o meu preferido, o Eudora, que no entanto não é gratuito). Dessa forma, você vai estar dando uma pequena contribuição para tornar a internet um pouquinho mais segura. E uma grande contribuição para tornar o seu computador muito mais confiável.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *