Comentário do Luiz Carlos Checchia:

Concordo contigo sobre os problemas de conteúdo nos contos infantis. Mas por outro lado, há um aspecto importante a sabermos: os contos não nasceram infantis, eles fazem parte de um longo processo de elaboração e reelaboração de mitos e lendas, a mairia vinda da idade média européia. E aí e q entra o caroço do angu, essas histórias são fundamentais p a formação e a compreensão de nossa mentalidade, por outro lado, há realmente a preocupação com os conteúdos. Pergunto: como lidamos com isso? É correto jogar p o limbo esse manancial de informações q são os contos de fadas e, ao fazer isso, não estamos jogando p depois explicações q os adultos devem dar às crianças sobre os erros q cometemos? Não seria maquiar o mundo? Por fim, os contos de fadas já não nos serve, de uma maneira ou outra, como metáforas desses erros, e q jogá-los fora seria simplicar demais agora coisas q se complicarão no futuro? Não sei as respostas realmente, mas gostaria de saber… Estou atento p outras formas de pensar…

O Luiz fez boas perguntas.

E, assim como ele, eu não sei as respostas.

Por um lado, este é um mundo mais complexo que aquele que os irmãos Grimm conheceram. Mas não sei se é pior; aquela era uma vida dura, grosseira. As cidades do interior da Europa, em um eufemismo, podiam ser definidas como brutas, com muito pouco daquela imagem idílica que associamos ao campo coalhado de vaquinhas holandesas e com a Heidi subindo a montanha correndo e gritando “Vovô! Vovô!”.

Há uma diferença entre a violência que a gente vê na TV e a real. E às vezes tenho a impressão de que o tipo de violência a que crianças estavam expostas naquela época era muito pior, por mais próxima. E acho que um mundo diferente pede versões diferentes dos contos de fadas.

Claro que nenhum pai com algum juízo tem a pretensão de achar que pode proteger os filhos do que julga ruim ou perigoso no mundo; e nem mesmo sabe se isso é bom. Tudo isso vai chegar às crianças mais cedo ou mais tarde. Mas há pequenos limites que ele pode traçar.

Acho que os contos de fadas têm uma grande função, a de estabelecer guias para o comportamento. Disciplina, amor ao próximo, cordialidade, coragem são virtudes que, pelo menos na minha opinião, devem ser transmitidas. E isso pode ser feito sem os detalhes que acho mais fortes. Por exemplo, não vejo razão para que eu, um pai divorciado, fale que João e Maria foram jogados pelos próprios pais no mato para morrerem de fome. Nem em dizer que o Lobo Mau mastigou a vovozinha: a principal mensagem — obedecer aos pais — não precisa dela. Eu, pelo menos, ouvi a história assim, com o lobo trancando a velhota no armário. E gostei tanto que ainda lembro dela 30 anos depois. Não pode ser tão ruim assim.

Enquanto minha filha achar interessante a história, dessa forma, é assim que ela vai ser contada. Não acho que isso vá demorar muito, mas aí terá sido ela quem decidiu o tempo certo.

No fundo, é tudo uma simples questão de escolha, de decidir o que você vai fazer. Nessas horas, teorias contam muito pouco: a prática e a convivência com as crianças é que determinam o que deve ou não ser dito. É por isso que acho que não há uma resposta para essas perguntas (é assim que eu disfarço a minha burrice, dizendo que não há respostas). Dentro de muitos limites, é possível tentar tornar esse processo de crescimento um pouco mais saudável e gradativo.

No fundo, a gente faz o que pode e o que acha certo.

115 thoughts on “Contos de fadas

  1. Rafa
    concordo com suas adaptações aos contos de fada.. afinal, me parece que foi assim mesmo que eles chegaram a forma na qual os irmaos grimm transcreveram, e assim cristalizaram uma tradição oral( que por definiçao se aprimora com o passar do tempo e dos pontos aumentados aos contos!). Adoro o Jung quando ele fala de inconsciente coletivo e ele pegava bem nessa questao dos mitos e lendas… se voce quiser saber um pouco sobre esse ponto de vista e como a visao junguiana interpreta o efeito desses mitos na personalidade feminina.. ” mulheres que correm com os lobos” da clarice pinkola estes. Muito interessante .. to lendo, mas tem pedaços dele que ainda são dificeis de assimilar.. provocam um insights bem coloridos…( ou doloridos).By anyway, ainda acho que nossa sociedade “evoluiu” muito rápido nestes ultimos 100 anos e o nosso inconsciente, nosso consciente e nosso corpo não tem tido tempo pra se adaptar.. resultando no que eu vejo no meu dia-a-dia: pessoas doentes da alma, do corpo, doenças nas relaçoes cotidianas e uma sociedade se desintegrando.bejo

  2. Rafael, quando contamos um conto de fada a uma criança, proporcionamos a ela uma grande quantidade de informações que irão sendo codificadas aos poucos, depois que o conto acaba. Isso sem falar no exercício de imaginação que provocamos. Os contos de fada não são impescindíveis, mas fazem muita diferença. Uma recente pesquisa levantou que o jovem médio brasileiro tem dificuldade em interpretar textos. Faltou a pesquisa levantar quantos desses jovens não tiveram quem lhes contasse contos de fada. No fundo, a gente faz o que pode e torce para dar certo.
    Abração,
    Allan

  3. olá…
    estou trabalhando com um grupo de crian ças de 3 anos e o tema do projeto são os con tos de grimm, gostaria de sugestões de biografia e sites para pesquisa…
    obrigada

  4. Olá, Rafa.

    Achei suas perguntas bastante pertinentes e até concordo com algumas afirmações.

    Contos de Fada fazem bem a formação da criança sim, principalmente quando é bem contada, pois estará criando as primeiras vontades dela: amor, vitória, angustia, a dicotomia entre o bem e o mal e, como a maioria das histórias hoje contadas, não sei se todas, apresentam um final feliz, ou seja, uma resposta a todos os desejos dessa.

    Qual a criança, no meu ponto de vista, que não gostaria de ver um “e viveram felizes para sempre”?

    Isso ajuda sim na formação psiquica do ser humano e já li pesquisas que ajuda na formulação dos sonhos e desejos de conquistas, por mais que a criança saiba que terá que “lutar” bastante para conseguir…

    Um abraço,

    Veri

  5. Olá, Rafael!
    Bem, meu nome é Rodrigo e sou professor de uma 3ª série no município de Campo Limpo Paulista – SP.
    Estou com dificuldades para elaborar atividades que englobem os Contos de fada, que é a proposta para as terceiras séries dentro da disciplina de Português. Gostaria que se fosse possível, enviasse algumas sugestões por e-mail.
    Outra coisa, já aproveitando esta lacuna no assunto, gostaria de esclarecer uma dúvida: Na verdade a proposta do município para as 3ºs séries, faz alusão ao trabalho com os tais contos de aventura. Pra resumir a história nem a própria capacitadora do curso está conseguindo definir que estórias se encaixam neste gênero.
    Já me deram sugestões como: Os três porquinhos, Chapeuzinho vermelho… que tem certas características de aventura em seu contexto. Mas isto não está claro! Por isso é que nossa coordenadora pedagógica preferiu ficar por enquanto com os contos de fada.
    agradeço a ajuda

  6. Estou fazendo minha monografia sobre os contos de fadas e preciso mais exercícios diferentes e textos comentando sobre os contos de fadas.
    Obrigada se puder me enviar

  7. Eu sou estudante de psicologia e pude comprovar a importâcia dos contos de fadas através de um projeto que desenvolvi no hospital universitário de minha cidade, onde é notável como os contos ajudam as crianças a elaborarem muitos conteúdos psiquícos internos. Foi muito legal o trabalho. Se você quiser dar uma olhada, o resumo está em meu blog: http://www.joaorenatocp.blogspot.com

  8. É maravilhoso saber que possuem educadores preocupados em utilizar os contos de fadas apenas de maneira lúdica e prazerosa, sem que precise haver atividades especificamente pedagógicas para a sua utilização.
    Os contos de fadas por si só já carregam importantes enfoques pedagógicos, porém eles estão nas entre linhas das narrativas, como as questões humanas necessária que as crianças enfrentem, como o medo, a angústia, disputa, ciúmes, morte, etc. Essas mensagens são “subterrâneas”, elas agem nas crianças sem que o professor precise provocar propositalmente, elas acontecem naturalmente.
    E a medida que os contos de fadas são contados várias vezes de diversas maneiras as crianças vão elaborando suas próprias questões e assim resolvendo por meio dessa maravilhosa narrativa.
    Enfim os contos de fadas proporcionam para as crianças momentos de magia, criatividade e pura imaginação, no qual acaba-se por revelar em inúmeros desejos inconscientes.

  9. Olá, pessoal…sou evangélico,e reconheço a importância grande dos contos de fadas em nossa formação. Daíu, como tbm sou produtor musical infantil, desenvolvi um projeto infantil gospel baseado em contos de fadas. Trata-se de um projeto q utiliza as fábulas infantis como uma ponte p transmitir as mensagens da bíblia, como amor ao próximo, coragem, esperança, etc. Parabéns pela discussão e abraços.

  10. Olá,gostaria de trabalhar agora em outubro e novembro com um projeto com as minhas crianças de contos de fadas ou fábulas e não sei como planejar as atividades.Poderia me ajudar.
    Obrigado desde já.

    Professora de 1ªsérie

    Elisabeth

  11. Olá,gostaria de trabalhar agora em novembro com um projeto com as minhas crianças de contos de fadas ou fábulas e não sei como planejar as atividades.Poderia me ajudar.
    Obrigado desde já.

    Professora de 5a.série/6a.séries

  12. neste mês de novembro estarei trabalhando com meus alunos “contos de fadas” e gostaria que vocês me ajudassem com atividades principalmente sobre a história do “gato de botas”
    Obrigada
    professora adriana – pré(4anos)

  13. No meio do ano que vem, tenho que entregar minha monografia sobre os contos de fada na alfabetização, não sei mais o que pesquisar, me ajude RELP!!!PLEASE!!!!

  14. ola, estou fazendo uma pequisa saobre a importancia dos contos na formacao da pesonalidade é para o projeto de conclusao do curso, voce poderia me dar algumas bibliografias e me falar um pouco mais sobre o assunto.
    agradeço a atencao

  15. Sou Pedagoga, aposentada, e sempre trabalhei com as crinças ” As Historinhas da Vovó”.
    Na Psicologia é muito importante construir o mundo real,usando o abstrato,a fantasia – que é o mundo da criança.
    Incutir na criança o espírito de luta como resultado de um final feliz,
    é fazê-la sentir o “estravazar interior” e proporcionar a ela um certo alívio prazeroso e psíquico, colocando no seu inconsciente que aluta dá garantia de vitória, e, que sem ela não há “vida”.
    Além dessa citação, as mensagens do Conto de fadas
    tais como docilidade, bondade, altruísmo ( que ela não tem), é uma ponte que pode ser construído no seu interior, pois trabalha
    a questão da não violência, tão comum em nossos dias. Também proporciona felicidade, paz, e saúde emocional.
    Professoa Alcineide. 03/12/05

  16. Por favor preciso de uma orientação sobre pesquisa com o Tema contos de fadas (origem, primeiras adaptações, diferentes visões para o mesmo contoa psicologia dos contos de fadas, etc)

    Agradeçõ se poder me ajudar

  17. ola Rafael sou estudante d epedagogia e irei fazer meu projeto final sobre a psicologia nos conyos de fadas vc teria alguns autore, livros e sites para me informar, pois adoro esse tema dos contos e amei o q vc escreveu….
    muito obrigada

  18. Oi Rafael,
    eu sou uma estudante do 2° ano do ensino médio, e vou fazer um trabalho sobre mitosa,lendas e contoas de fadas e meu grupo precisa de um pouco d ajuda, td o q vc puder me enviar seria óttimo e saó acrescentaria ao trabalho….Gostaria de saber tbm se poderíamos usar o q vc escreveu e acrescentar cm sua opinião pessoal, seria mais uma participação sua.

    se vc puder nos ajudar fico mto grata.

  19. sou acadêmica do 6 periodo do curso de pedagogia e acabo de realizar meus estágio na educação infantil sobre os contos de fada! é realmente apaixonante

  20. Estou cursando 3 ano do curso de pedagogia e pesquisando sobre os contos de fada para meu trabalho de conclusão de curso.Aguardo sugestões de leitura. um abraço…Maristela

  21. Oi Rafael,

    se vc tiver algum material p/ me passar sobre os contos de fadas agradeço.
    Estou fazendo meu TCC – dento deste.

  22. Gostei muito do assunto abordado que é de extrema importância, temos vários pontos de vista sobre a importância dos contos de fadas na vida das crianças, acredito que mudando algo na história ou não oque interessa é que se conte, de maneira que a criança mergulhe no mundo da imaginação!!!!

  23. nao gostei porque nao vi nem um contos de fadas ate agora espero que melhore

  24. Rafael, estou no ultimo periodo de pedagogia, e o meu tema para monografia é a importância dos contos de fadas na educação infantil. Se puder me ajudar, agrdeço e muito.

  25. Minha monografia tb é sobre os contos de fadas , estou precisando de ajuda.

  26. SOU PROFESSORA DE PRE ESCOLA.CRIANÇAS DE 5 ANOS.
    GOSTARIA DE SABER QUAL A IMPORTANCIA DOS CONTOS PARA EDUCACAO INFANTIL.

  27. estou no ultimo periodo de pedagogia e o minha monografia é sobre contos de fadas e psicanalise, se puder preciso de ajuda…bjos

  28. O tema contos de fada pode resgatar inúmeros valores. Gostaria de receber informações e material à respeito do assunto, pois o meu tcc de pedagogia é refernte a contos de fadas na alfabetização. Se puder me ajudar agradeço.

  29. Estou desenvolvendo a minha monografia sobre os contos de fa. Se puder me ajudar eu agradeço.
    Abraço. Estou esperando sua ajuda.

  30. Estou desenvolvendo minha monografia sobre a influencias dos contos de fadas na formação da criança, se puder ajudar agradeço

  31. Rafael eu estou cursando pedagogia e o tema do meu tcc é justamente contos de fada na Educação infantil, pois trabalho com ela. Se vc puder me dar umas dicas de bibliografias serei eternamente grata. Beijos, Carmen Lúcia Sequeira

  32. SOU PROFESSORA DE ED INFANTIL,e estou REALIZANDO UM PROJETO SOBRE O CONTO DE FADAS BRANCA DE NEVE! A HISTORIA ORIGINAL SUA ADAPTAÇÃO, SUAS CONTRADIÇOES E O Q O CONTO TRAZ PARA AS CÇAS!! SE ALGUEM PUDER M AJUDAR AGRADEÇO!! BJOS ALINE

  33. Oi, estou fazendo estágio numa turma de 2ª série. Me foi solicitado trabalhar com a turma contos de fada. Atividades diferentes e que englobem conteudos da 2ª série. Se alguém puder me ajudar agradeço!!

  34. ESTOU ME FORMADO EM EDUCAÇÃO NFANTIL,E ESTOU REALIZANDO UM PROJETO SOBRE O CONTO DE FADAS SE ALGUEM PUDER M AJUDAR AGRADEÇO!! BJOS EVA

  35. Estou fazendo meu TCC sobre as semelhanças nos contos de fadase como isso afeta na formaçao das crianças do ensino fundamental se alguem pude me ajudar com algumas indicações eu agradeço!

  36. ola!
    estou a formar-me em educaçao de infancia e estou a desenvolver um projecto sobre as adaptaçoes dos contos de fadas. se puderem ajudar….

  37. sou professora de ensino fundamental de primeira a quarta serie e vou trabalhar um projeto realidade X fantasia envolvendo o cigarro e alcoolismo, me ajude dando indicações de contos de fadas que possam estar me ajudando nesse trabalho

  38. Oi Rafael estou trabalhando com meus alunos sobre contos de fadas preciso de uma atividade criativa para aplicar na turma

  39. Por favor, onde posso encontrar a estória original em português de João e Maria?
    Preciso dela para um trabalho de psicologia.
    Muito obrigada… Margarida

  40. minha monografia é sobre contos de fadas:na formação da personalidade.Por favor me ajude .socorro

  41. Por favor me ajude com algumas dicas da bibliografia que aborda a psicanalise e os contos de fadas, ou seja, “AS contribuições das metaforas nas representações social da criança”

  42. Por favor me ajude com algumas dicas da bibliografia que aborda a psicanalise e os contos de fadas, ou seja, “AS contribuições das metaforas nas representações social da criança”

  43. Olá, curso Pedagogia e estou desenvolvendo um artigo a respeiro dos Contos de Fadas na alfabetização das crianças. Gostaria que você me sugerisse alguns livros. Obrigada!

  44. Irei fazer minha monografia sobre a influencia dos contos de fada para criança gostaria que por favor me ajudasse com dicas de bibliografias.muito obrigado

  45. não é um comentário, mas gostaria que me ajudasse…Como poderia trabalhar com contos de fadas na aula de educação fisica, na verdade preciso montar uma oficina, por favor me ajude

  46. Rafael eu estou cursando pedagogia e o tema do meu tcc é a contribuição dos contos de fadas na construção do sujeito. Caso possa me dar dicas de bibliografias ficaria muito grata. Obrigada!
    Gabriela

  47. olá,não sei o que posso fazer para o meu trabalho..É para quinta feira..e gostaria de vc me dar uma idéia..tipo

    “O que é conto de fadas”

    ou O que significa

    Te aguardo..
    abraço..

  48. estou no 5º período de pedagogia e apresentar meu tcc sobre a importância do contos de fadas na alfabetização e letramento , estou encontrando dificuldades nos materiais.O que você sugere? Estou lendo, A psicanálise dos contos de fada, Contos para escrever-se e outros , porém ainda creio que seja pouco, ainda estou perdida, ou seja sem uma direção concreta.

  49. Gostaria de saber se alguém pode me ajudar com refências sobre CONTOS DE FADAS NA ALFABETIZAÇÃO.
    Grata.

  50. CURSO PEDAGOGIA E ESTOU FAZENDO UM PROJETO DE LITERATURA, QUEM TIVER IDÉIAS DE ATIVIDADES E HISTÓRIAS PARA TRABALHAR COM CRIANÇAS ME MANDE. OBRIGADA

  51. Olá tudo bem? Estou fazendo minha monografia sobre os contos de fadas e letramento e gostaria de saber QUEM FOI JUNG?

  52. Olá! tudo bem? sou aluna do curso de psicologia de Manaus, estamos fazendo um projeto de pesquisa no qual o tema é os contos de fadas na alfabetização da criança e se vc pudesse me informar alguns sites e me dar algumas dicas ficaria mt grata, adorei o que vc escreveu. Obrigado!
    bjs!!!

  53. Olá, gostei muito da reportagem e dos comentários, e assim como várias pessoas já escreveram, também gostaria de receber informações sobre a importãncia dos contos de fadas para complementar meu TCC, desde já agradeço…AMANDA

  54. Minha monografia é sobre a influencia dos contos de fadas na aquisição da leitura. Se tiverem material me ajudem, agradeço

  55. olá,eu sou Elzenilde faço pedagogia e a minha monografia é A importância dos contos infantis e queria sua ajuda sobre materiais ou algo que possa me ajudar se for possivel .Vou ficar esperando sua resposta,de já agradeço.

  56. Pretendo desenvolver um projeto de literatura para crianças de 3 anos e gostaria de saber por onde começar.

  57. Gostaria de informações e indicações sobre o tema:

    Influências da literatura infantil na formação da criança.

    Obrigada!

  58. Eu trabalho como Tecnico Pedagógico e estou querendo montar uma oficina sobre Produção de texto. Estou precisando de ajuda, o que vc me indicaria? Idéias, modelos de oficinas, qualquer coisa.
    Atenciosamente Zildenir

  59. olá… estou desenvolvendo um projeto sobre conto de fadas e tenho que focar na 5ª série. Gostaria por gentileza de sugestões sobre o planejamento deste projeto. Obrigada

  60. Gostaria de saber como montar um projeto de contosde fadas p/crianças de 5 anos .E um estagio

  61. Estou terminando o curso de pos-graduação em psicopedagogia, a minha monografia é sobre a importancia dos contos de fadas no atendimento psicopedagogico, se puder, por favor me ajude.

  62. Minha monografia é sobre contos de fada na formação da personalidade,estou presisando de citações para iniciar o cap.1.você pode me ajudar?

  63. Olá, eu sou professora ddo 2º ano do Ensino Fundamental,gostaria se possível algumas dicas para dar continuidade a um projeto sobre “Contos de Fadas”. As crianças estão encantadas com a sat9vidades, as histórias e as pesquisas, só que agora estou sem idéias. Eu gostaria que eslas fossem de férias, pensando que na volta teriamos muitas surpresas… Mas estou sem idéias, já trabalhei fadas, bruxas, castelos… já temos um fotolog. Se você tiver alguma idéia ficarei muito agradecida.
    Beijos Elenita- professora do colégio Marista de Criciúma S.C.

  64. Faço pós-graduação em Linguistica e estou pensando em fazer minha monografia sobre a psicanalise e os contos de fadas dentro de uma perspectiva da análise do discurso.Gostaria de alguma sugestão, não só teórica mas exemplos de atividades práticas com o uso destes textos para o desenvolvimento da competência comunicativa do sujeito. Desde já os meus agradecimentos. Espero respostas.

  65. Estou desenvolvendo um projeto de Contos de Fadas para Educação Infantil.Preciso de idéias , se possível…Obrigada.

  66. Gostaria de saber a possibilidade de vc mim ajudar com um mini-projeto de contos de fadas para ed. infantil…pode ser??ficarei grata.
    sou professora de escola pública.

  67. oi estou preparando um projeto sobre os contos de fadas com alunos de educação infantil e gostaria de receber sugestões sobre as ações que devo percorrer obrigada .Sonia

  68. Olá pessoal.trabalho com crianças de pré escola em uma creche e este mês julho estamos trabalhando projeto conto de fadas, as minhas crianças elegeram o conto de chapeuzinho vermelho.Gostaria de sugestões de atividades.Agradeço desde já.

  69. Rafael,estou cursando o segundo ano do ensino médio e apresentarei um seminário sobre a “Origem dos contos de fadas” e gostaria que você me desse um auxilio sobre a forma de apresentação e alguns sites específicos.
    Obrigada

  70. estou fazendo minha monografia sobre gêneros textuais e utilizo os contos de fadas, preciso de ajuda.

  71. Ola tudo bem? Sou de Anápolis Goias estou terminando o curso de graduação em pedagogia e o meu tema de monografia é sobre os contos de fadas, gostaria que se vc pudesse me enviar alguns materiais sobre o assunto seria muito bom para a minha pesquisa pois concordo em tudo que vc diz. O tema me chama muito a atenção e gostaria de me aprofundar e ampliar meus conhecimentos. meuito obrigada e parabens pelo belo trabalho.

  72. Olá!! Achei muito enriquecedor o seu discurso a respeito do assunto abordado sobre Os contos de Fadas. Estou cursando o último semestre de Pedagogia e estou montando um projeto a ser trabalhado numa segunda série com duração de 1 mês sobre tal tema. Se puderes me ajudar ficarei muito grata!

  73. Olá estou cursando o curso de Pedagogia e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar pois tenho que fazer um projeto de pesquisa e meu tema é Contos Infantis.Desde já fico muito grata

  74. olá, meu nome é lizziane estou cursando o ultimo ano de pedagogia e estou fazendo o meu tcc sobre as fábulas e contos de fada a importância deles na educação infantil será que vc poderia me ajudar em algo
    muito obrigada

  75. minha monografia é sobre os contos de fadas na formação da personalidade da criança queria muito que trocassemos e-mail,sei lá alguma ideia nova que queira me dá, vou agradeçer muito. tocantins-brasil

  76. Por favor, preciso desenvolver uma atividade para idade 2 a 5 anos que envolva a uma obra da literatura infantil

  77. UM livro que não sei se cabe para sua monografia,mas “a psicanálise dos contos de fadas” é BRUNO BETTELHEIM,o livro é agradável faz uma análise enteressante sobre os contos de fadas,se vc já leu deve ter gostado muito e senão leu vai gostar.

  78. ola boa noite, estou a estudar a importancia dos contos de fadas e seu papel como cura.espero k possa entrar em contacto em breve para me enviar material se possivel:)
    obrigado
    rularulando@hotmail.com

  79. Rafa, sou estudante do ultimo ano de pedagogia e meu TCC é sobre contos para crianças de 1 a 3 anos.
    Por acaso, você pode me ajudar na bibliografia?

    Agradeço desde já.

  80. Olá Rafael,
    sou professora de educação infantil e estudante de pegadagogia. também estou fazendo meu tcc sobre contos de fadas e preciso muito de uma bibliografia q fale sobre a alfabetização atraves e/ou pelo contos de fadas. se poder me indicar alguma iria me ajudar muito!
    desde já agradeço!
    dinah

  81. Foi importante para encontrar este blog, mas percebi que os comentários limitam a importância do contos de fadas apenas para as crianças. Como foi dito anteriormente em um dos comentários, os contos infantis inicialmente não eram para crianças. Por isso, resolvi aplicar um projeto voltado pra a utilização dos contos de fadas como elemento importante na formação humana, independente de idade. Acredito que o ser humano aprende muito através do imaginário, por parecer ser um lugar seguro. Espero poder em breve, publicar o meu trabalho e colocá-lo à disposação de pessoas que também acreditam neste tipo de literatura como um meio de ajudar o ser humano a crescer.

  82. Olá,
    Sou estudante de letras e meu projeto de TCC é A Importância dos Contos de Fadas na Formção do Psicologico Infantil, gostaria de algumas orientações, livros, sites ou qualquer material que me ajude.

    Muito obrigada.

  83. Olá,
    Sou estudante de educação física e meu projeto de TCC é A Importância dos Jogos Simbólicos nas diferentes classes sociaisl, e contem um capitulo de contos infantis. Gostaria de algumas orientações, livros, sites ou qualquer material que me ajude.

    Muito obrigada.

  84. Oi Rafael…
    Sou educadora da alfabetizaçao, grupo 6 de uma escola da rede municipal de educaçao em salvador na bahia e gostaria de receber sugestoes via e-mail de atividades pedagogicas relacionadas ao tema contos de fadas…
    Os educandos ao qual leciono sao crianças filhos de traficantes e bandidos perigosos de salvador, por tanto seria imprscindivel se trabalhar o projeto pedagogico relacionado a imaginaçao e fantasia, já q estao envolvidos a violencia e coisas desse genero…
    Gostaria tb de receber suas ideias referentes ao trabalho de contos de fadas neste segmento de ensino, e nesta realidade social.

  85. Trabalho em uma creche e iremos fazer nosso Projeto pedagógico com o tema Contos de fada por isso, solicito sua juda, se possível, para enquadrar os personagens dos mesmos nas áreas de conhecimento: Matemática, Linguagem oral e escrita, Artes, Movimento e Natureza e sociedade.Grata.

  86. Olá, estou fazendo um TCC sobre a importância dos contos de fadas na educação infanti,preciso fazer 3 capítulos. Já fiz o 1º falando sobre a importância das histórias, e gostaria de saber o que seria interessante eu estar abordando nos outros 2 capítulos? Socorro! Aguardo resposta.

  87. Olá Rafael tudo bem?
    Sempre que posso entro em sua página pois trata de assuntos interessantes. Sou professora do ensino fundamental primeira fase, e estou terminando minha monografia sobre contos de fada. Realmente é um assunto muito gostoso de trabalhar. Se tiver algum material que possa me enviar agradeço desde já. Também se tiver alguém interessado em discutir o assunto podemos entrar em contato. Meu email é anacarolfrazão@hotmail.com.
    Abraços

  88. estou fazendo meu tcc sobre contos de fadas,me envie sugestões de livros e sites,obrigada aguardo resposta

  89. Oi rafael, eu estou elaborando um projeto de alfabetização na educação infantil e peguei como tema os contos de fada, pois os considero de extrema importânia para as crianças, mas gostaria que vc me tirasse algumas dúvidas… Por exemplo, vc acha que esse tema está de acordo com o meu objetivo ( alfabetização)? Pois eu sei e tenho absoluta certeza que são muito bons para a interpretação de textos, para a formação da personalidade e etc, etc e etc, mas estou com algumas dúvidas a respeito de alfabetização…
    mande-me por favor algumas idéias, ainda estou começando, porém tenho muita sede em aprender…
    Obrigada e abraõs..

  90. Oi Rafael…
    como quase todos acima, estou fazendo o tcc com o tema a importancia dos contos de fadas na educação infantil…
    gostaria de saber se tem alguma sugestão de links e livros, que possam me ajudar.
    Obrigada
    *já vi os do BETTELHEIM e da ABRAMOVITCH

  91. olá! estou trabalando com o projeto a magia dos contos de fadas, mas estou precisando de atividades relacionadas a crianças de 4 a 5 anos, sobre a historia de pinoquio. poderia indicar outros sites, obrigada, desde ja´!!!!

  92. Ola!Tudo bem??? Trabalho com crianças de 5 anos e como trabalhamos com projetos que nascem do interesse das mesmas e logo no início do ano um fato chamou atenção das crianças encontramos uma chave misteriosa e as minhas crianças acreditam ser de uma Fada e não há outro assunto, tudo que acontece é associado a misteriosa Fada. Então venho pedir seu auxílio para me orientar nas atividades para as minhas cças referentes ao tema. As vivências tem que ser bem interessantes por isso gostaria ainda de sugestões de sites, livros e outros. Desde já agradeço a ajuda. Muito obrigada

  93. A chave é minha.
    Ela não foi perdida.
    Ela abre uma caixa especial.
    Sabe o que tem dentro da caixa?
    As coisas boas da vida, pena que eu não sei onde a caixa foi parar :(.

  94. Oi!!! Preciso entragar o projeto do tcc em maio(mês q vêm), preciso de algumas recomendações de bibliografias relacionadas “a importância dos contos de fadas nas relações interpessoais”, ou seja, o q muda na rotina de uma cça q tem o hábito de ouvir contos de fadas. Por favor preciso de auxílio pois ainda me vejo perdida. Li apenas “a psicanálise dos contos de fadas” (Bruno Bettelheim) e “na terra das fadas”(Bruno Bettelheim), me ajou bastante mas necessito d + materiais! Ok!!! Ficarei no aguardo!!! Me manda por e-mail urgente, por favor!!!!

  95. Preciso de ajuda!!!!!
    Olá esetou fazendo meu estágio de educação infantil com uma turma de pré 4 e 5 anos, meu projeto de docência é sobre contos de fadas vou trabalhar os seguintes contos: a bela e fera, chapeuzinho, 3 porquinhos, cachinhos dourados, o patinho feio, rapunzel, joão e maria e branca de neve.
    vou trabalhar 2 dias cada conto mas estou precisando de sugestões de atividades se puder me ajudar agradeço desde já.
    Obrigada

  96. Os contos de fada podem ser divididos de acordo com o tempo e espaço em que foram escritos: modernidade e pós modernidade. Nos contos da Modernidade, como por exemplo, O patinho feio, A bela e a fera, etc, devem ser profundamente analisados pelo educador, não se deve desprezá-los, mas levá-los aos alunos de forma crítica, pois carregam consigo as nuances de sua época, geralmente encontramos traços explícitos de preconceito e discriminação, pense, pq o patinho não podia ser feliz da forma como ele era, pq para ser feliz, precisava se transformar em cisne? Pq. mesmo com tanta luta, o quasímodo de O corcunda de Notre Dame não terminou a história ao lado da bela Esmeralda? Então, desprezá-los seria como ignorar todas as mudanças que são necessárias para transformação de nossa sociedade. Contos da Pós- Modernidade tb trazem tal questão, veja o Sreck, o tempo todo é vítima de preconceito, mas ao se transformar em belo não foi feliz, mas pq. Fiona tb teve que se transformar em ogro, pq um ogro não poderia ser feliz com uma princesa? São esses pontos que devem marcar nossa prática, assim, trabalhar uma história ou um filme, naõ pode ser só um momento de descontração para a turma, mas sim um momento para reflexão sobre nossa sociedade….

  97. Olá Boa tarde!

    Meu nome é Gabriela e estou fazendo meu TCC, o tem ainda estou em dúvida entre “A influência dos contos de fada na educação infantil” e “A contribuição dos contos de fadas na construção do sujeito”
    Estou precisando de indicação de livros nesta área!
    me ajuda por favor!
    meu email é gabi_gabriela_silva@yahoo.com.br

    desde já obrigada!

  98. Gostaria muito de ajuda irei iniciar minha monografia com o tema Aquisição da Leitura com a aluno de 5º ano do fundamental I

  99. estou fazendo uma monografia sobre alfabetizar também é contar historia,gostaria que me ajudasse.gostaria de ter ideias de alguma monografia para começar a minha.
    obrigada desde já.

  100. Oi, Sou psicologa e estou querendo montar uma oficina de contos de fadas na clinica em que trabalho. Gostaria de idéias de como posso montar esta oficina.
    Agradeço desde já e aguardo retorno

  101. Boa noite,

    Estou fend o mu tcc cm o tema dos contos no imainario infantil, porém estou com difculdades para encontrar artigos e livros sobe o tema. Até o momento estou utilizando apenas o autor Bruno Bettheim. Você pode ajudar?
    Obrigada

  102. como quase todos acima, estou fazendo o tcc com o tema a importancia dos contos de fadas na educação infantil…
    gostaria de saber se tem alguma sugestão de links e livros, que possam me ajudar.

  103. Também gostaria de receber ajuda para o meu tcc , a importancia dos contos de fadas na alfabetizaçao. Tenho que apresentar até 10 dezembro.

  104. Oi, boa tarde..

    Me chamo Daniela e preciso de ajuda para fazer meu tcc sobre conto de fadas. Na realidade quero fazer sobre a influência que os contos de fadas podem trazer para as crianças quando usado na aprendizagem do ensino infantil, si pode ou não influenciar na personalidade da mesma. Diante disso gostaria de indicações de nomes de livros para ler e quais os autores, educadores em que posso me inspirar para realizar esse trabalho e até mesmo, talvez desenvolver um projeto sobre o mesmo tema.

    Desde já agredecida.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *