Rita

Eu nunca namorei uma Rita.

Já namorei mulheres com nomes bonitos e feios, até com nomes esquisitos. E dessas que se perderam pela vida, já andei até com mulheres cujos nomes eram tão insignificantes que esqueci.

Mas sei que nunca namorei uma Rita, porque se namorasse eu não esqueceria.

Rita é um daqueles nomes aos quais a gente normalmente nem liga, mas que acabam deixando uma sensação boa na gente. Dizem que o nome é um diminutivo de Margherita. Mas não tem jeito de flor nem gosto de tequila, embora seja isso mesmo, um nome que nasceu como diminutivo, oferecendo uma intimidade e um carinho que “Maria Eduarda” não consegue oferecer.

Rita tem gosto de jabuticaba. É namoro no portão, uma mão hesitante descendo dos ombros em uma sessão de “Férias de Amor”. Rita é vestidinho de algodão no meio da canela e um olhar meio tímido e oblíquo que tenta lhe dizer o que a língua não tem coragem de falar.

Mas não pode ser Rita de Cássia, nunca. Tem que ser só Rita. Talvez se pudesse abrir uma exceção, se ela fosse tão unicamente Rita que, ao ouvir seu nome de batismo, as pessoas estranhassem e imediatamente decidissem nunca mais chamá-la por esse nome, porque por alguma razão Rita, e apenas Rita, é a única forma como concebem a sua existência.

Se namorasse uma Rita, eu nem me importaria se um dia ela levasse meu sorriso no seu.

8 thoughts on “Rita

  1. Engraçado, estava aqui a pensar na Rita que me abandonou um dia (mesmo sem fazer o estrago que fez a Rita da música) e vc estava lá comentando em meu blog. Legal. Concordo com sua opinião sobre a Jovem Guarda. O que gosto não está no movimento em si, mas naquilo que representou. Explico. Vejo meus pais suspirando e contando com olhos brilhando o que sentiam quando ouviam aquelas músicas… Algo legal de ver. Sobre o melhor momento do “”Rei”” ter sido no início dos 70, concordo tb. O meu favorito dele é de 1972.

  2. Existe uma Rita por ai que vc pode pegar, beijar, comer, facinho, facinho…Ela ainda tem um Cadilac

  3. Olá Rafael,
    O post anterior, que vc apagou, estava muito bonito, com certeza a pessoa merecedora dele ficaria feliz. Espero que você esteja bem.
    beijos, Julia

Leave a Reply

Your email address will not be published.