Dia da Árvore

Há um anúncio, escrito pelo Roberto Duailibi nos anos 60, quando era apenas redator da Standard (hoje Ogilvy), que deveria ser lido por todo estudante de publicidade. Por tudo o que hoje, com raras e excelentes exceções, falta na publicidade brasileira.

Esqueça o tom alarmista típico de ecologistas alucinados, ou que as previsões não se concretizaram. Preste atenção ao ritmo, ao encadeamento de idéias, a pequenos detalhes que fazem deste anúncio um dos melhores da história da propaganda brasileira.

Em tempos em que 11 em cada 10 anúncios são compostos de títulos engraçadinhos com duas linhas de texto, e em que a Petrobras coloca no ar um dos comerciais mais ridículos que já vi — a do cartão Petrobras –, é uma boa lembrar desses tempos heróicos.

Hoje é um dia triste.
É o Dia da Árvore.

Como nos anos anteriores, comemora-se hoje mais um Dia da Árvore.

Como nos anos anteriores, as crianças plantam mais uma arvorezinha no pátio da escola e recitam poesias para as professoras.

Como nos anos anteriores, mais de 500 árvores estão sendo derrubadas em todo o Brasil — apenas nos 2 minutos em que você lê este anúncio.

Assim.

Sem controle algum.

Sem que ninguém se preocupe em replantá-las.

É por isso que desde 1962 não se encontra nenhuma árvore produtora de madeira mole em todo o Estado de São Paulo.

É por isso que dentro de 10 anos o Brasil será obrigado a importar também madeira mole se o reflorestamento não for iniciado imediatamente.

E é por isso que nosso clima já não é o mesmo. Os verões estão muito mais quentes. Os invernos mais curtos. As chuvas já não irrigam: destroem.

Estão transformando o Brasil num enorme deserto.

É bom que você fique alerta.

Cada árvore derrubada deve ser substituída por três árvores plantadas.

Cada área de floresta deve ser preservada, tratada, conservada.

Madeira é riqueza. É indústria. É economia.

Madeira é matéria-prima para fazer a cadeira em que você senta. A casa em que você mora. Os remédios que curam seu filho.

O Governo Brasileiro está oferecendo todas as vantagens para quem investir em reflorestamento: desde dedução de tributos fiscais até prioridade de crédito.

Mesmo assim continuam derrubando árvores.

Derrubando. Derrubando. Derrubando.

E nunca plantando.

Por isso o Dia da Árvore é um dia triste.

Ele nos faz lembrar o grande deserto que será o Brasil dentro de poucos anos se uma atitude drástica não for tomada agora.

O que você deve fazer:

Avise seu amigo empresário ou fazendeiro das vantagens oferecidas pelo Governo para os investimentos em florestas e reflorestamentos.

Faça-o anotar estes endereços:

Informações: “Operação Reflorestamento” — Av. Brig. Luís Antônio, 554, 8o andar. S.P. Ministério da Agricultura — IBDF dependências locais.

Distribuição de mudas: Serviço Florestal do Estado: Departamentos na Capital e no Interior.

Plante você mesmo uma árvore onde puder.

Se todo brasileiro fizer isso, teremos mais de 80 milhões de árvores no Brasil.

12 thoughts on “Dia da Árvore

  1. Isso na decada de 60, hem… Puxa vida! A catastrofe nao foi tao grande, mas ainda estamos em estado de alerta – no mundo todo. Quanto ao anuncio em si, eh bem fofo! 🙂

  2. …E o pior é que o tema continua mais atual que nunca. Espero que o talento do Duiailibi tenha ajudado a minimizar um pouco os efeitos da devastação das nossas florestas. Espero que alguém decida reescrever esse anúncio e conseguir comover mais pessoas. Espero que um dia esse tipo de anúncio não seja mais necessário.
    (Mas que o cara escrevia bem, escrevia – ou escreve ainda?)
    Ciao

  3. Eu axo k ás árvores são criaturas vivas e k devem ser respeitadas tal como os humanos são respeitados. Além disso tudo o k existe depende das árvores e das plantas k renovam o ar e tranformam o dioxido de carbono em oxigénio.
    Para mim ás árvores são um tesouro muito importante.

  4. Estou terminando meu curso Normal em Nível Médio (magistério), e estava à procura de algum texto, ou melhor ainda, uma notícia como esta para passar em sala de aula a uma turma de 2ª série! Pois acho muito importante o professor “alertar” seus alunos o quanto antes, dos problemas que enfrentemos em nosso país, porque isto fará com que as crianças passem a se interessar no assuntos e, quem sabe, começar a tomar alguma atitude.
    O que também acontece muito, é que nas escolas, os professores, plantam com seus alunos algumas mudas de árvore e depois as esquecem de regar, adubar…, esquecem que também devemos dar um pouco de atenção, carinho para que se desenvolvam melhor e nos dar uma boa sombra!
    FELIZ DIA DA ÁRVORE A TODOS(AS)!!!

  5. É triste ver como pessoas que se dizem defensores da boa qualidade de vida, que desejam o melhor para seus filhos, mas esquecem que sem a natureza estaremos perdidos.
    Tenho visto nos últimos anos, na repartição que trabalho, a derrubada de árvores constantemente, sob o mais víl pretexto de “atrapalhar a visão”, ou de “esconderem mal feitores”. Entre 1998 a 2005, foram cortadas mais de 100 arvores com mais de 40 anos, entre jaqueiras, oitizeiros, mangueiras, pitombeiras, aroeiras da praia, palmeiras etc. isto dentro de uma repartição que se cogitou a implatação de um curso de turismo rural, vejam só!
    Já arrumei problemas com as pessoas que promovem tal calamidade, já infomei as autoridades compentes, mas infelizmente nunca se tomou uma atitude vez se tratar de um Professor “especializado” e de um funcionário, que gozam de prestígio entre eles.
    Sinto-me no dever de sempre gritar para ser ouvido, pois sempre dizem “este é maluco”, tudo bem, talvez um dia alguém faça alguma coisa em defesa do que resta nesta Escola ( Escola Agrotécnica Federal de Satuba/AL), dos vestígios de mata Atlântica, este é meu protexto.
    Fernando Rodrigues Leite, 20 de setembro de 2005

  6. olá achei muito interessante esse texto estou imprimindo ele agora para levar para escola pedir as pessoas que também imprimam para insentivarmos essa idéia e também a nossa escola escola esta participando de um projeto da árvore e vamos usar esse texto no nosso projeto pois ele é sensacional…
    bjos e parabéns para o autor amei…

  7. Nossa! entrei no site para fazer uma pesquisa sobre o dia da arvore, pra falar pros meus alunos.
    Ao encontrar este relato ou poema, fiquei muito emocionada, parabens a quem escreveu.
    E pode ter certeza, meus alunos sera bem concientizado e eu ja mais esquecerei disso.

  8. Achei o texto muitíssimo interessante. Na verdade, entrei neste site, por acaso.
    Se não fosse minha porfessora pedir para trazer um desses pra aula, não estaria nem pensando a respeito desse dia tão importante.
    Como nós, podemos esquecer desse dia? Eu achei que o texto foi muito bem escrito e ele retrata perfeitamente o que o Brasil está passando. Se pelo menos o governo, fizesse anúncios, carreatas, propagandas incentivando a você, plantar pelo menos uma árvore…se isso acontece todo o dia 21 de setembro, aposto que nós iriamos parar e pensar mais a respeito de um dia tão especial para todo o mundo.
    BjuuuS. ;*

Leave a Reply

Your email address will not be published.