Resposta ao Idelber

O Idelber, num papo pelo MSN, perguntou: “Putz, como pode alguém de 16 anos ser publicitário?”.

A resposta é simples.

Primeiro, seu pai tem que ser publicitário, nome de prêmio e considerado um dos melhores da história da propaganda baiana, isso no tempo em que a propaganda baiana emplacava Duda Mendonça e Rodrigo Sá Menezes como agência e publicitários do ano.

Aí um dia você vai com sua mãe visitar um amigo dele — um dos textos publicitários mais belos e mais poéticos que eu já vi, autor de um comercial deslumbrante para a Telebrás que ganhou o Clio e que foi um dos primeiros trabalhos da Giulia Gam — e, depois de horas conversando, ele resolve que você tem que seguir os passos da família. Passa um briefing em 30 segundos e sai, deixando você sozinho diante de uma máquina de escrever.

É uma campanha de vacinação e, por causa da vergonha, você escreve umas três frases e entrega para ele. Uma delas diz: “Não deixe que por causa de um dia seu filho perca a vida inteira”, ou algo assim.

Aí você ganha um emprego.

O resto é bobagem, é você se equilibrar aqui e ali ao longo do tempo, fazendo o que pode e às vezes o que não deve.

No fundo, eu só sou publicitário porque a outra coisa que eu sei fazer é imoral.

14 thoughts on “Resposta ao Idelber

  1. Uma outra tática seria dar ao moleque uma idéia genérica da campanhana e deixá-lo sozinho em frente à máquina, com um baseado aceso no cinzeiro ao lado. É só voltar uma hora mais tarde que já de deve ter uns 30 bordões prontos para serem triados. E aí é só escolher o menos ruim.

  2. Thanks, Rafa! Agora a minha a pergunta pro pessoal é diferente: por que 2 ou 3 de cada 5 blogueiros brasileiros que eu conheço são publicitários?

  3. Eu nunca tive ninguém que me incentivasse a ser publicitário; mas, depois de sair de um 2° Grau técnico em Eletrônica, eu pensava que Publicidade era um lugar onde eu seria bem pago para *pensar* e *criar*.

    Três enganos. Primeiro, que agência ou cliente algum se interessa por alguém que crie; requentar é melhor. Segundo, que porque seria mais bem pago se tivesse feito Operador de CLP no Senai (média de $ 3.500), o que descartei tolamente na época por ser “trabalho de peão”. Terceiro, porque a Publicidade, enfim, não é um lugar.

    Claro, choradeira à parte, existem exceções.

    ~ . ~

    Idelber, no 29,99 de Fredéric Beigbeder ele mata a questão: (publicitários) criativos são obrigados a abortar seus filhotes, suas idéias, suas criações, in a daily basis. Se ele não encontrar um hobby onde possa ser Deus, enlouquece e fica faltando bem pouquinho pra subir numa torre com uma AK47 e alvejar estranhos. Donde todo ou quase todo publicitário é “publicitário e escritor”, “publicitário e músico”, “publicitário e cineasta”. (Exceções aos que se contentam com uma big carreira de pó.)

  4. Minha turma é divida entre publicitarios e jornalistas. A turma fica divida, entre quem quer fazer jornalismo e quem quer fazer publicidade.

    É uma briga terrivel… mas são coisas que acontecem…

  5. Essa sensação de encontrado um caminho profissional desde cedo eu não conheço. Bom, você mereceu o emprego precoce. Se bem que, papo-cabeça começando, às vezes existe um rumozinho dentro da gente, né? Só que acontece de, para algumas pessoas, ser invisível ou meio calado. Sorte o seu ter gritado cedo. Beijos.

  6. Tiagón, qual a média salarial aí embaixo?

    Bia, você acabou com um post meu. Eu já tava me preparando pra dizer que você era o nosso J. D. Salinger, dando uma de Greta Garbo.

  7. Acho que sou um dos caras mais fora de ramo da blogosfera (o que será que o Allan faz?). Idelber, acredito que é porque publicitário é o cara que tem mais tempo na face da terra. É Rafa?

  8. off-topic:

    rafael, fui ver as estatísticas do meu blog e achei duas frases dignas das alegrias que o google te dava: sorvete intaliano (sim, intaliano) e sal longuinho. pensei logo que era um santo sal, o sal sagrado, coisa do tipo.
    pois é, dizendo aqui nem tem tanta graça, mas na hora lembrei de você.

  9. bom, não vou aparecer só para ver a BARBARIDADE que vc ia escrever! logo eu, que ADORO aparecer?!
    ;>)
    entra no msn hoje pq a BAGAÇA VAI FERVER!!!

    eu guardo certa SEMELHANÇA FÍSICA com o SALINGER, vai dizer?

Leave a Reply

Your email address will not be published.