Cabocla

Ruins são apenas a abertura e a música que a acompanha. A abertura porque aqueles desenhos computadorizados têm pouco a ver com o conteúdo da novela, implicam uma modernidade da qual a novela corre léguas. E a música porque é simplesmente medíocre. Está longe de Nélson Gonçalves e sua pinta de anos 30.

De resto, Cabocla é uma bela novelinha.

Podem falar o que quiserem da teledramaturgia brasileira, e eu provavelmente vou concordar com tudo. A técnica cinematográfica é atrasada, os diálogos são fracos, a maioria esmagadora dos atores é ruim. É, eu também concordo. Concordo também que em raríssimos momentos, levando em conta seu volume de produção, atingiu um nível realmente bom de qualidade artística.

Mas Cabocla tem aquele jeitinho de vida do interior, a água da bacia sendo jogada fora pela janela, o jeito disfarçado de olhar. Tem uma doçura que as novelas brasileiras perderam há muito tempo. Não lembro muita coisa da novela original, da qual via alguns capítulos à força; mas não pode ser melhor que a atual.

É uma bela novelinha porque parece ter tão poucas pretensões — ao contrário das “Celebridades” e “Senhoras do Destino” da vida — que é como uma história contada num boteco de vila do interior. É doce, simples.

Finalmente, tem a Patrícia Pillar. Eu queria saber o que é aquilo: aquela mulher é linda mesmo careca, comprovadamente. E nessa novela ela se deu o direito de exagerar.

10 thoughts on “Cabocla

  1. Esse ar de interior, é algo idílico, eu adoro! Mas, já quase não existe mais pelo Brasil a fora. Meus pais moram na roça, e tudo mudou muito desde quando eu era criança. As moças por lá, atualmente, se vestem tal qual as das cidades, olham da mesma forma, e se insinuam idem. Nada de brejeirice ou inocência. A televisão leva com ela a visão que a cidade tem do mundo, e torna tudo uma coisa só. Triste, triste…

  2. É… Patrícia Pillar está linda como sempre!!!! É das poucas atrizes que consegue manter a discrição e, sem ser vaidosa, não deixa de ser maravilhosa!

  3. no se hablar portugues asi que porfavor ayudenme. Necesito encontrar el tema de la telenovela Cabocla de 1979. Quien es el autor?

  4. gostaria de elogiar-te pela linda novela que e a Cabocla, o que mais me imociona e o amor de Zuca e Luis fazem uma linda historia de amor. sou de Mocambique e gosto muito de assistir a telenovelas brasileiras. forca…

  5. Quisiera saber dondee puedo conseguir una copia de la maravillosa telenovela cabocla de 1979 por favor deseo informacion bye

  6. Sou argentina e nao falo português muito bem.

    Tenho uma paixao grande pelas novelas brasileiras.Tudas de algum jeito deixaram em mim uma sensaçao maravilhosa.

    Eu adorei seu Pantanal, Seu Rei do gado, sua Terra Nostra, Esperança, Mulheres apaixonadas, Essas mulheres, sua serie Hilda Furacao, e agora é o momento de Cabocla.

    Acho que essa novela é especial, nao concordo con que os diálogos sao fracos, pelo contrario, eles sao cheios de sentimento, verdade, simplicidade, essa simplicidade humana que oggi é tao necessária.

    As novelas braileiras nao sao pretensiosas e nao precisam do argumentos increiveis como as de meu pais, elas falam dos mistérios da vida, da essência do mundo, fazem grande algo pequenho. Se eu estou namorada de Cabocla é porque Cabocla namora, porque tem fetiço, é harmoniosa, doce, linda; e essas qualidades, meus amigos, a transformam numa bonita obra de arte. Si, estou com certeza do que falo, Cabocla para mim é uma bonita obra de arte

  7. RAFA, GOSTARIA DE SABER SE AINDA É POSSÍVEL MEXER NO FINAL DESSA NOVELA? FAZENDO COM QUER O TOMÉ NÃO MORRA, E NO FINAL ELE TERMINE COM A TINA? ADORO ESSA NOVELA.

Leave a Reply

Your email address will not be published.