E um viva à hipocrisia

Pergunte, e 11 em cada 10 pessoas responderão que odeiam hipocrisia.

E todas elas estarão sendo hipócritas nesse momento.

O amor, a bondade, a idéia de altruísmo — todos esses sentimentos nobres são o que fazem esta vida parecer tolerável. Mas são os sentimentos ruins como a cobiça, a raiva, a inveja que fazem o mundo andar. É a ganância que faz alguém querer mais e mais dinheiro, movimentando as forças produtivas e gerando riquezas. É uma variedade da inveja que faz uma pessoa querer ser melhor que outra e, apesar de razões tão vis, eventualmente tornar o mundo um pouco melhor com seus atos. É a preguiça, aliada à inventividade, que torna o mundo mais confortável, como bem sabe aquele preguiçoso cansado de levantar para mudar o canal da TV que inventou o controle remoto.

Falta aos sinceros e francos a coragem de admitir que a hipocrisia, essa atitude tão vilipendiada, é fundamental e necessária à vida cotidiana.

Imagine, minha senhora, sua vida sem pequenas doses diárias de hipocrisia. Você pergunta se sua melhor amiga gostou do seu novo penteado. Ela, pessoa franca e sincera, qualidades das quais tem orgulho e não cansa de anunciar ao mundo, diz que está horroroso — a propósito, o seu cabelo é horrível, mesmo, não tem penteado que dê jeito; e olha, já que falamos nisso, seu marido está saindo com a Lurdes.

Ou você, senhor letrado, que escreve um poema do qual se orgulha e aquele mestre, a quem você admira e respeita, diz que ele é irremediavelmente medíocre, e extremamente parecido com um dos piores poemas de Verlaine — mas você não é plagiário, porque nem conhecia o tal sujeito: você é só ignorante, mesmo.

Por outro lado, imagine a senhorinha recém-casada com um homem a quem ama acima de todas as coisas, e que perguntada por ele, sequioso de aprovação e desejoso de agradar, a respeito de seu desempenho sexual pífio, responde que sim, que ele a completa e que aquela mixaria arfante é o melhor sexo que ela já fez. E um casamento é salvo por uma pequena mentira.

Os exemplos podem seguir ad aeternum. Muitas vezes somos hipócritas por motivos nobres, embora geralmente o sejamos por covardia e sabedoria; mas o resultado continua sendo hipocrisia, atitude que julgamos ver restritas aos Uriah Heep da vida.

Ah, quantos assassinatos a hipocrisia já conseguiu evitar. E apesar de toda a nossa ingratidão, da nossa recusa em reconhecer seus méritos, essa atitude salvou mais vidas que as Belas Artes, tão elogiadas e admiradas como exemplos do que de melhor o homem pode fazer. Guernica, tão nobre em seus ideais, não salvou uma só vida; mas pequenas mentiras salvam milhares a cada dia.

Admitamos todos, com o máximo de alegria possível diante do esmaecimento dos nossos sonhos de pureza: sem hipocrisia, o mundo acabaria em uma semana.

A hipocrisia é a base sobre a qual se sustenta a pólis, em que opiniões contrárias e muitas vezes excludentes precisam conviver com um mínimo de harmonia. É a sua porção, hypocrite lecteur, seja ela grande ou pequena, que lhe permite escutar e tentar aceitar a opinião de outra pessoa, mesmo quando você está convencido de que está certo e aquilo que o outro está falando é um punhado de estultices que poderiam muito bem ter saído da bundinha de um jumento.

Por mais que gostemos de alardear e mesmo cultivar nossa própria integridade pessoal, é a hipocrisia que, insidiosamente, subverte a lei do mais forte, criando uma base mínima de igualdade sobre a qual idéias e opiniões podem conviver.

Portanto, agradeçamos a Deus — ou ao diabo — a invenção dessa arte milenar e salvadora. Sejamos realmente sinceros uma vez na vida, e continuemos hipócritas.

Originalmente publicado em 14 de setembro de 2003.

20 thoughts on “E um viva à hipocrisia

  1. Há algum mal na hipocrisia que impede desavenças por coisas pouco importantes como…uma opinião sobre um penteado?

  2. Não concordo. Só somos incapazes de aceitar certas verdades porque somos viciads em hipocrisia desde criancinhas. “É claro que você é masi bonita que a Joaninha, filhinha querida, você é uma princesa!”.

  3. Bom texto. Ainda mais se pensarmos na época antiga em que foi escrito, pré-cartilha gushiliquenta, época em que as coisas sombrias eram, de fato, negras.

  4. entendo isso dos sentimentos considerados negativos servirem às vezes pro mundo andar. Mas é conceito perigoso esse da hipocrisia que vc defende: fica parecendo que se o fim for bom, vale tudo. Já que é pra não chatear o amigo, que é pra não entristecer a mãe, etc, etc..Mas e a hipocrisia política, a hipocrisia social? Aquela hipocrisia que se confunde com cinismo, como as estorinhas que vimos ouvindo ultimamente de dólares de cueca, malas recheadas, conversinhas sem mal nenhum…porque, de uma certa forma, tb é hipocrisia, né não?

  5. Rafael é foda. Escreve um monte de boutades absurdas mas consegue provar a tese central, já que todos concordam, hipocritamente. Diria que as premissas de que o mundo da ganância, da preguiça e da inveja é mais rico, produtivo e melhor pode até ser valham para um tipo de sociedade onde ainda imperam certos mecanismos de sobrevivência típicos das selvas. Em contraposição a isso não serve mesmo amor, bondade ou altruismo mas sim direitos, cooperação e civilidade. O mundo está cada vez mais individualista e competitivo e a hipocrisia cootidiana só vem mesmo comprovar isso. Só acho que se pode ser crítico em relação ao caso.

  6. Concordo com você, mas o texto, propositalmente, deixa de matizar virtudes e defeitos do uso da hipocrisia.

    Assim como temos que dosar, por exemplo, a frieza e o carinho aceitável para cada pessoa que conhecemos, temos que dosar também a hipocrisia e a sinceridade. Hipocrisia em excesso só atrapalha. Quando alguém grita “deixemos de hipocrisia”, é geralmente porque esta já ultrapassou os limites do ridículo.

  7. Acredito que devemos equilibrar os limites da hipocrisia, não precisamos, por exemplo, ter de dar satisfação a quem não devemos, mostrar que não somos frágeis, etc…
    Temos milhares de atitudes de perseguição à pessoas menos privilegiadas, encabeçadas pela nossa sociedade.
    Basta dizermos não!
    O mundo não pode ser totalmente sem hipocrisia, mas no nosso cotidiano sempre cabe alguma verdade, afinal não podemos ser escravos dela, precisamos viver!

  8. Sem hipocrisia nao se vive! Mas saiba que pode-se apontar o maior e bem pago cargo governamental de Hipocrita, nao mais e nem menos que os nossos DIPLOMATAS. Ser um Diplomata requer muita Hipocrisia, dar a mão em forma de selar uma amizade, tapinhas nas costas mostrando afago, dizer que seu País torce pelo País do desafeto, andar lado a lado como se fossem amississimos, comer na mesma mesa comidas ezoticas e insuportaveis e ainda dizer… hummmm que delicia…. Ser diplomata é uma das profissões mais Hipocritas que tenho conhecimento e se não fosse esta dita Hipocrisia o mundo viveria em guerra e nós não teriamos um dia de paz. Viva os DIPLOMATAS!!! Viva os HIPOCRITAS!!!

  9. O texto trata de “pequenas mentiras” essenciais ao bom convívio. Isso não é hipocrisia. Esta vai muito além dessas bobagens. Vista como “a afetação de uma virtude que não se tem”, torna-se uma mentira desprezível, algo que poderia ser facilmente evitado bastando para isso um pouco de coragem e pensamento. Reflexão sobre o que realmente somos, acreditamos e louvamos, independentemente da opinião alheia. Quanto às mentirinhas… essas podem continuar, afinal não precisamos machucar ninguém com uma sinceridade espartana.

  10. eu acho que nós somos incapazes de não praticar a hipocrisia,por quê temos medo da verdade,muitas vezes temos medos de ferirmos sentimentos,as vezes usamos a hipocrisia para não ferir sentimentos pelo menos esse é meu ponto de vista !
    exemplo:se você me perguntassem:-O que vc achou do meu texto ? (e eu sabendo que você colocou todo seu “suor” deu dia e noites o realizando)e eu desse uma resposta assim: nossa ficou um lixo !É muito melhor falar que ficou bom. . .pq conserteza você iria fica bem mal ou iria para de acreditar em si mesmoe parar de escrever textos 8-(

  11. Alguem poderá me explicar como é que é possivel um ser humano que seja pelo menos minimamente inteligente,dizer tantos disparates e baboseiras apenas num único texto???
    Se a hipocrisia fosse útil como esse “filósofo” diz ser,não existiria o principal vestigio da hipocrisia que é o sofrimento nas pessoas!!! E em parte também é devido á hipocrisia pelo estado do mundo estar como está!!

  12. A capacidade do ser humano é infinitamente grande.

    Com falsas verdades se conduz à uma falsa verdade e é isso que o texto faz. Afinal por que necessitamos de aprovação, ainda mais de outrem?

    Egoísmo, a hipocrisia nasce para alimentá-lo.

    Não concordo que a hipocrisia crie uma base mínima para convivencia das idéias, nem tampouco que tenha tornado o mundo melhor para se viver, afinal ninguém parece contente com o mundo que vivemos hoje ou sempre, caso assim fosse certamente a hipocrisia não existiria.

    Ela existe em função da raiva, cobiça, inveja, como bem salientado no início do texto e, portanto não é uma coisa boa.

    Quanto às grandes invenções, será que o controle remoto não foi criado por alguém que tenha bucado maior autonomia para um paraplégico?

  13. Nossa hipocrisia criou o controle remoto, e tbm as armas , as guerras, a violencia generalizada.

  14. Sim, no dia a dia o que mais tem é hipocrisia, ela vem velada a maioria… ela está presente seja no trabalho, hora de folga, relações interpessois e por ae vai…!!!

  15. Ola!
    Hipocrisia versus diplomacia…..
    Penso que o que vale é a intenção real do indivíduo, embora ainda neste estágio em que estamos de civilização a hipocrisia ainda se misture com o conceito de diplomacia, em razão do alto grau de orgulho destrutivo, dos melindres, do instinto animal puro em boa parte de nós seres humanos. Será que até a boa educação é uma hipocrisia quando se trata de pessoas que não temos afinidade?? Afinal o traço mais comum na hipocrisia é maquiada pela educação, pela fala. O maior conflito para nós seres humanos é o confronto da sinceridade versus interesses puros. Os limites são tenues, instinto animal puro ou maturidade. Se não sentissemos um pouco de culpa ou conflito, seríamos animais, loucos,psicopatas. Vivermos como seres humanos é a nossa maior batalha.

Leave a Reply

Your email address will not be published.