Em defesa dos redatores

Tem gente que consegue ver mais valor agregado em diretores de arte que em redatores. Isso acontece principalmente em cidades pequenas. Acham que escrever é muito fácil, e que conceituar um layout é muito mais difícil. É simples: todo mundo sabe escrever, mas nem todo mundo sabe desenhar.

A base do raciocínio é até correta. Mas eu acredito piamente que, embora seja realmente mais fácil ser redator que diretor de arte, ser um redator brilhante é mais difícil que ser um diretor de arte brilhante. Muito mais. Escrever todo mundo pode, é verdade. Mas escrever bem, bem mesmo, não é para todo mundo.

2 thoughts on “Em defesa dos redatores

  1. Minha irmã é diretora de arte… mas eu acho mais difícil o trabalho dos redatores mesmo… Não sei nem uma coisa, nem outra.

  2. O fato, Rafa, é que identificar um traço bonito, um layout bem feito, é muito mais fácil do que identificar um texto bem escrito. É preciso, antes de mais nada, saber que existem textos bem escritos e textos mal escritos. Num país em que um professor recorre às revistas para ter sua ração diária de “cultura” (alguns, nem isso), querer que entendam que ler é muito mais do que identificar palavras é difícil. Para quem entende isso, podemos até brincar de inverter sua frase e dizer que todo mundo sabe desenhar, mas nem todo mundo sabe escrever. Afinal, qualquer criança desenha uma casinha com fumacinha saindo da chaminé. E olhe que digo isso sendo alguém que trabalha mais desenhando do que escrevendo. (Isso quando não estou fazendo shows para caminhoneiros… hehehe) Um beijo da Sula

Leave a Reply

Your email address will not be published.