Por que torço pelo touro

Houve uma época em que eu gostava de touradas, porque nunca tinha visto uma.

Não é difícil gostar delas. Os movimentos do toureador, em sua estilização, são maravilhosamente elegantes. Aquela dança entre o toureiro e o touro, a sensação de controle que o toureiro transmite, são impressionantes.

O fato do touro ser morto no final, com uma estocada na nuca, nunca me incomodou demais. A tourada é um esporte violento, e sempre achei que à força do touro o toureiro tinha o direito de contrapor uma espada.

Mas as coisas não são assim tão róseas. A tourada é um exercício de crueldade e, principalmente, de covardia.

O que o toureiro mata não é um touro em igualdade de condições, mas um animal que foi enfraquecido e esfaqueado de forma vil por picadores a cavalo.

Se fosse o combate justo entre um homem e um touro, a tourada seria um espetáculo bonito de se ver, uma alegoria da luta do homem para superar suas fraquezas e controlar o seu ambiente. Mas não é, e o resultado é apenas o que de pior a raça humana pode oferecer.

E é por isso que um certo sentimento misantrópico de júbilo toma conta de mim quando vejo o touro ter o seu momento de glória e vingança, enquanto balança o toureiro para lá e para cá, sob os ohs! e ahs! de uma torcida agraciada com aquilo que ela secretamente deseja.

13 thoughts on “Por que torço pelo touro

  1. a diferença entre a tourada espanhola one o touro morre e a tourada portuguesa onde o touro sai vivo. é a diferença dos colonizados no final: nós e os argentinos.

  2. Ufa! Finalmente condorda comigo! Tourada não é esporte, mas sim, mais uma forma de auto-afirmação, eu diria vil e covarde , que tem a raça humana de tentar demonstrar uma aparente superioridade que definitivamente não tem. Eu seria assídua espectadora de touradas se as condições fossem outras, nas quais homem e animal entrassem na arena em pé de igualdade, ou seja, homem de mãos limpas, valendo-se apenas de sua inteligência, pois sua superioridade está justamente neste aspecto, e o animal por sua vez no auge de sua saúde e forma física, ai sim seria um espetáculo! Me deliciaria ao ver o bichano enterrar os chifres nas entranhas do idiota! rsss

  3. Com esse “esporte” o homem só nega sua inteligência, logo, não haveria jogo limpo.

  4. Puxa… Já vi touradas pela TV. Aquele momento dos picadores é o que há de mais feio, cruel e deselegante naquele evento. A postura altiva do toureiro, suas roupas, a desenvoltura com que se move, tudo isso se desfaz quando aparecem aqueles sujeitos com lanças para machucar o touro. É cruel? Sim. Mas, no fundo, não estamos sendo nada além dos animais fantasiados e alegóricos que somos.

  5. E aí tudo bem?! eu detesto este barato de tourada, sou até vegetariano, e acho realmente uma estupidez toda aquela merda, e eu acabei encontrando essa página, pois estou procurando algumas fotos onde os touros vencem, se alguém encontrar por favor me mande para que eu possa fazer uma camiseta!!!! tudo de bom!!! obrigado!

  6. Por curiosidade fui assistir a uma tourada de morte em Espanha e fiquei horrorizado com tanta crueldade os touros eram lidados por amadores que para os matar espetavam uma espada 5 a 6 vezes onde chegavam a vazar o touro sem que este morresse, gravei um vídeo que vou divulgar para que esta chacina pare ,já publiquei no meu blog um tema acerca do assunto a minha indiferença até então,deixa me revoltado comigo mesmo

  7. oi..sou bailarino de dança flamenca e em nosso espetaculo temos uma coreografia de tourada q se chama la fiesta brava; e uma das coreografias mais importantes de nosso espeyaculo mas sou totalmente contra sobre essa questao…deveriam criar uma tourada em que o touro naum moresse

  8. sou portuguesa e sempre ouvi argumentar que tourada é arte…Discordo inteiramente pois arte é 1gesto construtivo e a tourada nao passa de uma maneira d o homem encenar 1 superioridade que nao existe.Como alguém consegue ganhar dinheiro provocando sofrimento?
    estou contigo touro!

Leave a Reply

Your email address will not be published.